Escrito em por

pinhais01

 

Iniciativa foi apresentada na noite de terça-feira, dia 4, na sede da Associação de Moradores Nova Vila União

Há alguns anos, a antiga Vila União, no bairro Emiliano Perneta, tinha centenas de moradores que residiam em condições de risco às margens do rio Atuba. Graças a um projeto envolvendo os governos federal, estadual e municipal cerca de 600 famílias que moravam no local foram realocadas, a partir de 2014, para casas populares em outro bairro do município, as Moradias Jerivá.

As antigas casas que ficavam às margens do Rio Atuba foram demolidas e os terrenos desocupados e limpos. Buscando aproveitar o espaço e os muros das residências, uma ação social está em andamento em Pinhais: o projeto de revitalização do Parque Linear Atuba.

O projeto do parque, além da recomposição da mata ciliar, prevê a construção de ciclovia, cancha de areia, pequena área de lazer, quadra poliesportiva, pista de skate e playground. Todas estas opções serão escolhidas e definidos os posicionamentos no local pela comunidade da Vila União. Além disso, os muros das casas que estão de frente para o parque serão pintados pelos próprios moradores e a prefeitura fará a construção de calçadas, pavimentação e a instalação de luminárias.

A iniciativa foi apresentada para a comunidade na noite de terça-feira, dia 4, na sede da Associação de Moradores Nova Vila União. O encontro teve a presença da vice-prefeita Rosa Maria, do secretário de Obras Públicas, Mario Stier; da secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; do secretário de Urbanismo, Marcus Vinicius; dos vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Tavinho, servidores da Secretaria de Saúde e o superintendente da Cohapar, Júlio Cesar. Aproximadamente 270 moradores da Vila União estiverem presentes no encontro e, além de conhecerem o projeto, também puderam conversar sobre questões locais como obras, regularização fundiária, apresentar reivindicações e assistir uma apresentação sobre os cuidados que se deve ter com a dengue.

A questão do projeto de revitalização do Parque Linear do Atuba foi definida durante uma oficina por uma comissão de moradores que decidiu quais opções estariam disponíveis para a comunidade. Na sequência, estas sugestões foram apresentadas e votadas ao final da reunião pelos presentes que aprovaram as propostas.

Todo o envolvimento da comunidade em participar e contribuir com a causa foi ressaltado pelo presidente da Associação de Moradores Nova Vila União, Amarildo Amaral. “O projeto vem para beneficiar a comunidade, valoriza e traz desenvolvimento. Para nós é satisfatório quando o poder público contribui e valoriza o cidadão, somos gratos pelo que será realizado. Hoje saímos dessa reunião com o sentimento de ser humano valorizado, munícipe valorizado e de pessoas inseridas dentro desta política da cidade”, disse.

A vice-prefeita Rosa Maria enalteceu a grande presença dos moradores e disse que percebeu que este é um movimento de uma comunidade que busca os mesmo objetivos, interesses comuns, sendo visível que cada um quer um bairro melhor neste trabalho em conjunto com a administração pública. “Este é um projeto que realmente vai avançar e crescer. São legítimas as reivindicações das pessoas e elas estão abertas a entender aquilo que é possível de fazer. Para mim é motivo de muita alegria: comunidade organizada, resultados acontecendo e parceria com o poder público. É isso que nós queremos, a parceria com terceiro setor organizado, buscando uma cidade cada vez melhor”, afirmou.

Cores do Atuba

O projeto de pintura dos muros que estão de frente para o Parque Linear é chamado de “Cores do Atuba”. Foi definido um calendário para a realização do serviço. As atividades acontecerão aos sábado pela manhã, entre os dias 21 de março a 25 de abril. Semanalmente, um grupo de 15 moradores vai realizar o trabalho de pintura e técnicos da Secretaria de Urbanismo estarão acompanhando. Todas as tintas usadas serão doadas pela empresa Tintas Sul. A prefeitura estuda fazer o reboco dos muros (acabamento) e agora verifica a possibilidade de receber a doação do material junto com outra empresa, sendo que o trabalho será executado pela secretaria de Obras Públicas.

Parque Linear

O Parque Linear do Atuba é uma área que inicia na Avenida Ayrton Senna, no bairro Estância Pinhais, e vai até a rua Apucarana, no bairro Emiliano Perneta. O projeto contribuiu para a preservação ambiental com a recuperação da vegetação, e cria espaço para a prática esportiva, de lazer e de recreação e está sendo executado em duas etapas. A primeira, no bairro Estância Pinhais, já foi concluída no ano passado. A segunda etapa compreende o trecho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel até a Rua Apucarana e tem um extensão de aproximadamente 2 km.

Parcão

Neste local, Pinhais construiu o ParCão, um espaço de 10 mil m², para recreação de cães com pista de agility com mais de 20 obstáculos em área cercada, bebedouro canino e estrutura exclusivamente para o lazer da família e o passeio com os animais de estimação.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)