Escrito em por

pinhais06

 

Realizado pela sexta vez, o encontro contou com palestrantes de renome nacional como o ator João Batista Acaiabe

Respeitar as diferenças num país com grande diversidade é uma premissa básica da vida em sociedade. O Seminário Municipal de Diversidade de Pinhais chegou a sua sexta edição e colocou em debate a promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, orientação sexual, religião, crenças e intergeracionalidade. Com o objetivo de levantar estes temas para colaborar com o enfrentamento da discriminação no âmbito escolar e social, o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doFórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais.

O tema desta edição foi “A Diversidade como Potencialidade no Desenvolvimento de Sociedades Democráticas”, com ênfase nos direitos humanos enquanto direito universal, independentemente da cultura, credo, raça, gênero, sexualidade e condição econômica. Estiveram reunidos representantes de diversas entidades e profissionais da educação dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Presente no evento de abertura, a vice-Prefeita de Pinhais, Rosa Maria, declarou que o combate ao preconceito é uma responsabilidade de todos nós. “Este é um exercício diário, nós precisamos pensar o que estamos fazendo para enfrentar esta realidade, que infelizmente existe. Por isso, Pinhais sai na frente mais uma vez ao colocar o tema do respeito à diversidade em pauta”, afirmou Rosa Maria.

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, também destacou a relevância do trabalho realizado pela Prefeitura. “Parabenizo todos profissionais envolvidos com a organização deste seminário. Temos a responsabilidade de colocar estes temas em destaque e debate, pois isso nos fará cidadãos melhores”, afirma a secretária.

Também estiveram presentes na abertura do evento o coordenador do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-Raciais de Pinhais, Valdo Mello; presidente da Comissão Permanente da Diversidade da Rede Municipal de Ensino de Pinhais, Solange do Rocio Penna; representando a Câmara Municipal, a vereadora professora Cineia; o diretor geral da UTFPR – Campus Curitiba, Cesar Augusto Romano.

Grandes nomes

O Seminário Municipal da Diversidade teve entre os participantes o ator João Batista Acaiabe, o qual ficou conhecido por interpretar o “Tio Barnabé” do Sítio do Picapau Amarelo na Rede Globo, e também o Tio Chico na novela Chiquititas da emissora SBT, que representou a Escola de Arte Dramática de São Paulo e conduziu a palestra “Contando e Encantando com a África”. Também foi palestrante, com o tema “Uma Sociedade Democrática: a conquista do ideal dos direitos universais”, a professora Diva Guimarães reconhecida por seu discurso emocionante durante a Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty. Diva falou ao lado do jornalista Oswaldo Faustino, o qual atuou naFolha de São Paulo e Diário Popular e também é membro daComissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial.

Outra participação foi do Dr. Francisco de Jesus Lima, promotor de justiça do Piauí do Núcleo de Promotores de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, que discorreu sobre a Lei Maria da Penha e Direitos Coletivos. Dr. Marcelo Jeronymo Lima Oliveira, abordou a temática: “Desafios para uma nova sociedade: a Diversidade de Gênero”, ele que é consultor da Comissão de Estudos Sobre Violência de Gênero e da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR. Já o médico geriatra e professor de Geriatria da PUC-PR, Dr. José Mário Tupiná Machado, falou sobre: “Intergeracionalidade, Autonomia, Independência e Cidadania”.

Também fez parte da programação a apresentação das comunicações orais dos profissionais inscritos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)