Escrito em por

Foto: Soldado Feliphe Aires

Polícia Militar na Escola

O projeto é uma das atividades de comemoração pelos 162 anos da corporação

O Colégio Estadual Professora Albina Novak Muginoski, localizado no bairro Águas Claras, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebeu na sexta-feira (19) o projeto “Comemorando na escola: Polícia Militar e comunidade escolar juntas construindo um futuro melhor”.

Desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação, o projeto é uma das atividades de comemoração pelos 162 anos da corporação. Começou no dia 8 de agosto e segue até o mês de outubro, passando por 30 instituições de ensino.

No Colégio Professora Albina Novak Muginoski, na abertura do evento, o aluno Gabriel Moraes Antunes, de 17 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, leu um texto em homenagem à corporação. O estudante destacou que a Polícia Militar é reconhecida em todo o Brasil e merece todo o respeito por fazer um ótimo trabalho em prol da comunidade paranaense.

“Estamos aqui com diversos segmentos especializados da corporação justamente para que os estudantes possam conhecer e tirar dúvidas sobre os serviços da PM. Esperamos atender os anseios e expectativas desta escola e pedimos aos adolescentes e jovens que levem o que aprenderam aos familiares para que também tenham conhecimento sobre a corporação”, disse o chefe da 5ª Seção do Estado Maior da PM, tenente-coronel Vanderley Rothenburg.

Os alunos conheceram um pouco do trabalho dos policiais militares e aprenderam sobre a missão de cada unidade especializada. As atividades contaram com a apresentação da Banda de Música da PM; práticas ambientais; pinturas no rosto; orientações sobre o hasteamento da bandeira; Hino Nacional e Hino do Paraná; provas lúdicas de desafios com cordas; apresentações com os cavalos do Regimento de Polícia Montada e vídeos educativos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, pertencente ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

PATRULHA ESCOLAR

A diretora do Colégio, Margareth Aparecida Pinto, elogiou a iniciativa. “Desde que assumi a diretoria contamos muito com o apoio da Patrulha Escolar, pois sem esta parceria não conseguiríamos ter o desempenho que temos hoje. Os policiais ajudam nos problemas com alunos. Com este projeto pudemos conhecer os outros segmentos que tem dentro da polícia, além dos alunos terem a oportunidade de trocar informações com os militares estaduais”, destacou.

TODAS AS ESCOLAS

Segundo o Subcomandante do 17º BPM, major Renato de Oliveira Ribas Filho, o batalhão esteve presente em todas as escolas que estão localizadas na área de atuação da unidade, fazendo o contato direto com os diretores e professores, atuando no controle de trânsito e na segurança dos alunos. “Esta integração com os colégios significa uma oportunidade de aproximação e conhecimento da população sobre os diversos serviços realizados pela PM”, disse ele.

“A PM sempre esteve muito próxima e o que faltava era esta integração com os demais segmentos da Polícia Militar”, disse Inês Carmieletto, chefe do Núcleo Regional de Educação da área sul.

Polícia Militar na Escola Polícia Militar na Escola

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)