Escrito em por

pinhais01

 

O evento teve como objetivo fortalecer os Centros da Juventude, por meio de estratégias de cultura de paz e não violência

O Centro da Juventude de Pinhais participou no dia 28 de março do 1° Encontro Regional: Sou Jovem Escolho a Paz, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. O evento teve como objetivo fortalecer os Centros da Juventude, por meio de estratégias de cultura de paz e não violência, com a sensibilização de adolescentes e jovens do Programa Agentes de Cidadania.

Na ocasião, Kellen Aparecida da Silva, Edilayne Leandro, Jhonatan Wisniewiski de Lima, Marco Antônio de Castro Ferreira e Flavia Caroline Batista, representaram o Centro da Juventude de Pinhais com a apresentação do grupo de K-Pop “K-Universe”. Além da apresentação artística, os adolescentes Kellen, Edilaine e Matheus Ricardo Marafigo participaram da roda de conversa promovida no evento, momento em que compartilharam com o público presente sobre os benefícios do programa Agentes de Cidadania.

Sobre o Programa

O Programa Agentes de Cidadania destina-se a adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos de idade, prioritariamente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e com direitos violados. Para participar o candidato deverá apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania exequível e no interesse da comunidade. Quando em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino, ter renda mensal “per capita” menor ou igual a um salário mínimo e estar inscrito no Cadastro Único.

A seleção do Agente de Cidadania será realizada por comissão específica (Decreto Nº 34/2018, alterado pelo Decreto nº 53/2018). Para o recebimento da bolsa auxílio o adolescente/jovem deverá empregar 10 horas semanais na realização das ações propostas, seja na execução, no planejamento ou na supervisão. É possível ainda flexibilizar as horas semanais, desde que não ultrapasse 40 horas mensais.

A permanência do Agente de Cidadania no programa poderá ser de até dois anos, mediante avaliação da equipe e disponibilidade orçamentária da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado.

Oficinas Programa Agentes de Cidadania

(Ministradas por adolescentes e jovens de 14 a 24 anos)

Bolsa auxílio de R$ 210,00 – 40 horas mensais

- Dança K-Pop: terça e quarta-feira, das 14h às 17h, sábado, das 9h às 12h;

- Basquete: segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 16h;

- Artesanato: segunda e terça-feira, das tarde 13h às 17h;

- Reportagem “Como as pessoas veem o Brasil”: segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h;

- Parkour: segunda e terça-feira, das 14h às 17h, quarta-feira, das 14h às 18h;

- Handebol: quinta-feira, das 13h às 15h;

- Violão: quinta-feira, das 14h às 15h30;

- Jovens da Ciência: segunda, quinta e sexta-feira, das 9h às 11h;

- Canto: segunda-feira, das 14h30 às 15h30, sexta-feira, das 14h30 às 15h30, sexta-feira, da 9h30 às 10h30;

- Debates sobre gravidez na adolescência: terça, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h;

- Skate: segunda e quinta-feira, das 14h às 17h.

Serviço

Mais informações sobre como ser um agente de cidadania pelo telefone 3912-5795 (falar com Bruno).

O Centro da Juventude está localizado na Rua Ataulfo Alves esquina com a Rua João Mendes Batista, no bairro Maria Antonieta. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5746.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)