Escrito em por

pinhais09

 

A partir de agora, em todo o país a Carteira de Trabalho é digital. A versão em papel foi substituída pela carteira on-line e por aplicativo, sendo uma opção gratuita aos trabalhadores.

O Ministério da Economia lançou no ano passado a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física. O novo modelo visa modernizar o acesso às informações da vida laboral dos trabalhadores que podem ter o documento usando o aplicativo para celular nas versões IOS e Android, e também pela internet.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

O trabalhador pode acessar o documento, basta apenas baixar o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Pela internet é possível acessar a Carteira de Trabalho Digital pelos sites: www.servicos.mte.gov.br/ ou www.gov.br/trabalho.

Já quem tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.
A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão disponíveis.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital são:

- Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

- Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

- Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Autoatendimento

O trabalhador que deseja fazer a Carteira de Trabalho Digital pela internet pode utilizar o autoatendimento da Agência do Trabalhador de Pinhais para ter acesso ao documento. O local fica na Rua 19 de Novembro, 175, bairro Centro, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h30, não fechando para almoço. Informações pelos (41) 3912-5620 ou 3667-0982.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)