Escrito em por

 

O grupo musical Sambulantes se apresentou no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi na noite de quarta-feira (2). O espetáculo, com entrada gratuita, reuniu músicas que marcaram a história do samba. O show foi oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Sesi.

A apresentação faz parte do Circuito Sesi, que percorre todo o Paraná levando espetáculos ligados às artes cênicas e à música. Campina Grande do Sul foi escolhida para dar início à série de shows que nesta semana passará por cinco cidades da região metropolitana e litoral.

“Esta apresentação, que trouxe um dos gêneros mais representativos da música brasileira, foi mais uma demonstração dos nossos esforços em busca da democratização do acesso à cultura no nosso município”, comentou a coordenadora de Cultura, Eliani Zanetti.

O repertório do espetáculo surgiu da vontade do grupo em pesquisar e divulgar compositores ligados ao samba, explorando nas interpretações as sonoridades afro-brasileiras, seus desdobramentos e misturas durante o século XX. Por isso, cita nomes como Noel Rosa, Ataulfo Alves, Adoniram Barbosa, ao lado de sambistas contemporâneos como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Teresa Cristina.

“O fato de encontrarmos no show músicas do início do século XX misturadas com composições mais atuais mostram a nossa preocupação com o diálogo entre a tradição e contemporâneo. Ao mesmo tempo aquele refrão que era ouvido na infância pelo rádio, ou aquele batuque que prende a gente traz para o show a atenção de jovens, adultos e crianças”, contou a vocalista do grupo, Gisele Silva.

O Sambulantes surgiu em 2006 em Londrina e tem Gisele Silva na voz, Duda de Souza na percussão e Rafael Fuca no violão. Para o show recebe os músicos convidados Robson Ganeo (contrabaixo) e André Gião (cavaco).

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)