sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara retoma trabalhos com discussões sobre meio ambiente, mobilidade urbana e segurança pública

Câmara retoma trabalhos com discussões sobre meio ambiente, mobilidade urbana e segurança pública

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 04/08/2015

por Angelo Stroparo

Com previsão de 39 sessões ordinárias para o segundo semestre, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais reiniciou nesta terça-feira (4) os trabalhos legislativos de 2015.

Na primeira sessão do segundo semestre, realizada na última terça-feira (4), foram apresentados cinco projetos de lei, dois requerimentos e quarenta e sete indicações. Na ocasião, foram discutidos assuntos como mobilidade urbana, segurança pública e meio ambiente.

Os vereadores também fizeram uso da palavra para desejar um bom período legislativo a todos. “Ficamos alguns dias em recesso, mas não deixamos de trabalhar em nenhum deles. Temos muitas atividades a realizar e esperamos que este semestre seja de bastante trabalho em prol da comunidade”, disse o vereador Leandro da Nifer (PHS).

Professor Abelino faz uso da tribuna para alertar sobre crime ambiental

Segundo vereador, empresa tem feito aterros em área de microbacia hidrográfica

Vereador Abelino
Vereador Abelino

Na abertura das atividades do 2º período legislativo, Professor Abelino (PT) foi o primeiro vereador a fazer uso da tribuna. Preocupado com a degradação do meio ambiente no município, o parlamentar alertou sobre o processo de aterramento de uma área de microbacia hidrográfica (Rio Pequeno) no bairro Guatupê.

De acordo com o vereador, aterros têm sido feitos no terreno localizado entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Laérte Fenelon pela empresa Tecter Terraplanagem e Construção Civil Ltda, que estaria prestando serviços à Multilajes Pré-Moldados de Concreto Ltda. Abelino disse que a área desempenhava papel de grande importância no ciclo natural das águas, atuando como uma espécie de esponja, mandando água ao Rio Pequeno. “Outra consequência da continuidade do processo de degradação é que diversas espécies de árvores nativas vêm sendo cortadas”, observou.

Abelino leu trechos da ação movida pelo Ministério Público, datada em 13 de julho deste ano, que tentará paralisar a obra e recuperar o dano ambiental já causado. “A área é considerada como prioritária à preservação do meio ambiente, mas, infelizmente, as atividades ainda não foram embargadas”, disse.

Segundo a ação, a área total a ser aterrada é de 251 mil metros cúbicos. No entanto, a licença do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) permite, no máximo, aterramento duas mil vezes menor, ou seja, de apenas 100 metros cúbicos. “Se esta empresa usasse tal energia para o bem, com certeza seria uma das melhores de São José dos Pinhais, pois seus funcionários trabalham dia e noite neste aterro”, afirmou o vereador.

A reportagem do jornal A Gazeta Metropolitana buscou informações junto à empresa que, de acordo com a própria ação do MP, é proprietária do terreno em questão. Porém, segundo a assessoria jurídica, Multilajes Pré-Moldados de Concreto Ltda é a antiga razão social da FML Incorporadora Ltda (a alteração ocorreu há mais de um ano). A assessoria jurídica da FML informou por e-mail que a documentação está regularizada e de acordo com a legislação ambiental.

Presidente da Câmara faz considerações sobre campanha dos 200 mil eleitores

Vereador Silvio Monteiro
Vereador Silvio Monteiro

O Presidente da Câmara de São José dos Pinhais, vereador Sylvio Monteiro (SDD), conversou com nossa reportagem, na terça-feira (3), após a sessão de abertura do 2º semestre de 2015. Na oportunidade, foram abordados vários temas, porém, destacamos a campanha 200 mil eleitores, porque possui o potencial de reflexos no transporte público, habitação e educação, por exemplo.

200 mil eleitores

Segundo dados oferecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, em abril deste ano o município totalizava 190.895 títulos de eleitor. Para ser atingida a meta da campanha, portanto, faltam cadastrar cerca de nove mil eleitores. Se o número de títulos alcançar a marca dos 200 mil, a cidade poderá realizar segundo turno nas eleições. Por conta disso, há expectativa no Poder Legislativo referente ao número atualizado. “Nessa semana encaminhamos um ofício para o cartório eleitoral solicitando a contagem do número de eleitores atuais”, explicou Monteiro

Retomada da campanha

A partir de segunda-feira (10), de acordo com o parlamentar, a campanha será retomada em todos os bairros de São José dos Pinhais. Porém, Sylvio Monteiro destacou o potencial dos bairros do Guatupê, Borda do Campo e Afonso Pena. “Só essas três regiões possuem mais ou menos 80 mil eleitores”, observou, ressaltando que a divulgação pretende atingir toda a cidade.

Posto de informações

A organização da campanha montou uma barraca, como posto de informações, próximo à Igreja Matriz, a fim de orientar pessoas interessadas em transferir ou fazer um título de eleitor. Segundo Monteiro, o sucesso dos esforços já mostra os primeiros traços. “Tem dado resultado positivo. Já se vê filas de umas 300 pessoas no Fórum Eleitoral”, comemorou.

Vantagens para o município e munícipes

Questionado a respeito das vantagens que o êxito da campanha trará ao município e, por consequência, aos munícipes, o Presidente da Câmara destacou a representatividade política de São José dos Pinhais. “Entraremos em um novo patamar que nos colocará sob uma nova visão do Governador Beto Richa e da Presidente Dilma em relação aos demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba”, explicou.

Conquistas importantes, como a redução da tarifa do transporte público, segundo Monteiro, passam por esta visibilidade maior que o sucesso da campanha dos 200 mil eleitores proporcionará a São José dos Pinhais. “Também poderemos ter mais Armazéns da Família.

Com mais verbas estaduais e federais, teremos mais habitações, poderemos fazer novas creches. Porque apenas com recursos municipais, não há como expandir obras que uma cidade do tamanho de São José necessita”, concluiu Sylvio Monteiro.

Para o segundo semestre de 2015 estão previstas 39 sessões ordinárias, cujo término acontecerá no dia 10 de dezembro. Quem quiser acompanhar os trabalhos pode comparecer a Câmara Municipal, todas terças e quintas-feiras a partir das 9 horas, ou, acompanhar por meio da TV Câmara: www.tvcamara.cmsjp.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress