sexta-feira, 26 de abril de 2024
Vereadores debatem atrasos nas obras e problemas de infraestrutura em Piraquara

Vereadores debatem atrasos nas obras e problemas de infraestrutura em Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 25/05/2015

por Angelo Stroparo

Reclamações e denúncias relacionadas ao atraso de obras, justificativas por parte da base aliada e críticas ao governo estadual orientaram os debates na tribuna da Câmara, na sessão da última terça-feira (26). A oposição insistiu no argumento de ineficiência de secretarias – especialmente por parte da Secretaria de Obras. Os aliados do Executivo, como resposta, expuseram a fragilidade do governo estadual quanto ao repasse de recursos fundamentais à execução e entrega dos compromissos assumidos com a população.

Erondi Lopes diz que atraso em obras se deve à demora nos repasses do governo estadual

Vereador Erondi
Vereador Erondi

O vereador Erondi Lopes (PT) iniciou o discurso na defesa da gestão do Prefeito Marcus Tesserolli (PDT), por conta das críticas que a oposição tem feito ao Executivo municipal, motivadas por atrasos em obras. Lopes, no entanto, usou como exemplo a construção de um novo posto de saúde que está sendo viabilizada por meio de recursos municipais (60%) mas, também, estaduais (40%). O vereador disse que o município, neste exemplo, já pagou a parte que lhe cabe. Ao contrário do governo estadual, que, de acordo com o parlamentar, ainda não repassou os recursos à empreiteira e, assim, atrasa o andamento das obras.

Críticas ao Governo do Estado

O vereador prosseguiu rebatendo acusações com a justificativa de que Tesserolli cumpre o papel que lhe compete, cobrando eficiência. “O Prefeito convoca inúmeras reuniões com o intuito de exigir mais agilidade dos empreiteiros, mas não obtém sucesso”, considerou. Erondi Lopes citou mais obras que atrasam pela falta de verbas cuja responsabilidade é do governo estadual. O parlamentar não deixou de mencionar que o Paraná está imerso numa severa crise e atribuiu o fracasso econômico ao governador Beto Richa (PSDB). “Com o perdão da palavra, esse ‘Desgovernador’, conseguiu quebrar o Estado!”, concluiu.

Esclarecimento sobre afirmações duvidosas

Durante as explicações pessoais, Erondi Lopes, prestou esclarecimento referente às afirmações do vereador Professor Gilmar Cordeiro (PSB) sobre obras realizadas pelo Executivo supostamente sem licitações. Aparentemente sem condições de sustentar as denúncias diante dos presentes, Cordeiro não se pronunciou (todas as denúncias expostas na Câmara foram encaminhas ao MP, mas ainda estão em processo de apuração).

Preocupação com o trânsito

Pastor Valdeci, vereador pelo Solidariedade, se diz preocupado com o trânsito na cidade de Piraquara. O parlamentar não acredita que a triplicação da Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel vá resolver o problema, diretamente relacionado ao urbanismo. “Passou da hora do Executivo planejar nossa cidade”, disse.

Parcerias nos requerimentos

Pastor Valdeci observou que parcerias junto aos pares da Casa, no tocante à criação de requerimentos, podem resultar em resultados positivos. “Sozinho, quase não consigo viabilizar as obras propostas em meus requerimentos e ofícios”, disse. Valdeci afirmou já ter encaminhado e protocolado mais de 100 requerimentos ao Executivo sem contudo ter alcançado êxito na maior parte.

Para Baianinho, diferença entre os executivos municipal e estadual está nas realizações de Marquinhos

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o “Baianinho” (PHS), dedicou o tempo de tribuna na Câmara aos argumentos em favor da gestão de Marcus Tesserolli (PDT). Segundo o vereador, o Executivo municipal só não é mais atuante por conta da resistência da oposição na Casa e da ausência do governo estadual no município.

Quem paga é o povo

O parlamentar, nas explicações pessoais, disse não haver motivos para agradecimentos ao governador pelo apoio em obras como a triplicação da Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel. “O Governador não faz mais que a obrigação, porque, além do mais, quem vai pagar os investimentos é o munícipe de Piraquara!”, afirmou.

Assinada a ordem de serviço para três novas pistas de skate

O vereador Ernani Winter (PDT) informou sobre a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da construção de três novas pistas de skates em Piraquara. A saber: uma na Vila Fuck; uma na Vila Macedo e outra no Guaraituba. Winter também ressaltou que o Ginásio Gilberto Alves Nascimento passará por reformas e em breve será reinaugurado e entregue à comunidade.

Prestação de conta de ex-Prefeito

O vereador José Machado (DEM) dedicou quase todo o discurso em apoio ao Prefeito Marcus Tesserolli. Quanto as prestação de contas de ex-Executivos de Piraquara, Machado afirmou que por três vezes o oficial de justiça procurou pelo Sr. João Guilherme Ribas Martins, contudo, sem sucesso.

Vereador Rock destaca participação de Secretário no lançamento do Plano Municipal de Habitação

Vereador Rock
Vereador Rock

O vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), informou aos presentes sobre o lançamento do Plano Municipal de Habitação, a ser realizado às 19hs do dia 18 de junho (quinta-feira) na Câmara. Rock afirmou que o evento apresentará um projeto de grande interesse à sociedade de Piraquara. “Será um avanço significativo na área da habitação”, disse. O parlamentar parabenizou o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho, além dos que trabalharam pela aprovação da lei.

Rotatória na avenida Getúlio Vargas

Rock leu na tribuna a resposta positiva que recebeu do Secretário Leverci, referente ao requerimento de sua autoria, solicitando a implantação de rotatória na confluência das avenidas Getúlio Vargas e Barão do Cerro Azul, no Centro de Piraquara. O vereador ainda informou que já está em fase de estudos a revitalização de algumas vias na região central do município. Rock exaltou a responsabilidade demonstrada por Leverci.

Pista de skate na Vila Macedo

Foram iniciadas na última sexta-feira (29) a colocação dos tapumes na primeira pista de skate da Vila Macedo. A obra é um projeto do Vereador Rock e foi alvo de muitas críticas à época da criação do projeto e do respectivo requerimento. Na inauguração será feita a doação de skates por algum atleta de visibilidade nacional, a ser confirmado.

Discórdias: quem perde é o munícipe

Miguel Scrobot, vice-presidente da Câmara e vereador pelo PROS, disse não entender o por que de tantas críticas a Beto Richa (PSDB). O parlamentar saiu, mais uma vez, em defesa do Executivo estadual e argumentou que enquanto os vereadores da Casa discordam, os munícipes permanecem desassistidos.

50 anos da COHAPAR

O vereador Professor Gilmar (PSB) iniciou o discurso parabenizando os 50 anos da COHAPAR. Afirmando que a importância da empresa dentro de Piraquara se demonstra, entre outras realizações, na construção do Conjunto Madre Tereza de Calcutá, Gilmar estendeu os cumprimentos ao Governo do Estado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress