sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 26/05/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 26/05/2015

por Vanessa Martins de Souza

Vereadora Márcia Ferreira manifesta apoio aos professores e crítica o “desgoverno” do Paraná

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) enfatizou, em seu discurso, o uso da propaganda enganadora do governador, especialmente durante a campanha eleitoral, que, segundo ela, levou a população a crer que tudo estaria bem no estado. “O Beto Richa em sua propaganda eleitoral mostrou que o Paraná estava uma maravilha. As contas estavam em dia, tinha dinheiro no caixa, a saúde e a educação eram prioridades, porém, assim que se passou a eleição, esse estado, como um castelo de cartas, desmoronou. Então, segundo ele, era preciso tomar medidas de austeridades. Veio a dificuldade de pagar contas básicas, não tinha mais dinheiro e para fazer caixa, esse desgoverno, aumentou impostos, a conta da luz e da água, o IPVA – em 40%, os cortes nas despesas foram realizados não nos cargos comissionados, mas sim, nas áreas mais fundamentais, como os repasses de recursos para os hospitais, os materiais de limpezas das escolas, os salários dos professores e servidores do estado. O fundo de previdência do estado, a segurança dos aposentados, foi surrupiado em um projeto chamado de “Pacotaço”, que foi aprovado na Assembleia Legislativa pelos “Deputados do Camburão”. O estado está fadado a falência e o povo enganado pela propaganda eleitoral, ou melhor, eleitoreira do Governador. Quero deixar meu apoio e parabenizar à mobilização dos professores estaduais que lutam contra a truculência desse desgoverno. Na sexta-feira dia 29, iremos completar 30 Dias do Massacre do Centro Cívico, onde os professores foram agredidos a mando do Governador Beto Richa e seu Ex-secretário de Segurança Fernando Francischini. Sabemos que a greve afeta a sociedade. Tenho filho matriculado em escola estadual, no Arnaldo Busato. Falei para ele que apoiamos a greve porque lutamos pela qualidade na educação pública e respeito aos professores. Não é uma luta só por salário. O Beto deveria ter vergonha do que está fazendo, assumir sua incapacidade e pedir para sair. Não sei no que vai dar esse pedido de impeachment, mas o Beto deveria deixar o cargo”, defendeu.

Mestre David Schetinni

Márcia enalteceu a Moção de Louvor, aprovada por unanimidade na Casa, ao Mestre de Hapkido e Taekwondo, David Schetinni, que compareceu à sessão juntamente com grupo de alunos. “Parabéns ao Mestre David e a seus alunos campeões. Investir em esporte é investir em educação, saúde preventiva, na juventude, enfim na sociedade. Conheço o Mestre David ele é servidor público na Defesa Civil da Prefeitura Pinhais e realiza um lindo trabalho voluntário no bairro Vargem Grande, promovendo atividades esportivas com as crianças e os adolescentes. Com certeza ele é merecedor desta homenagem”, valorizou.

Convenção do PMDB de Pinhais e Campeonato Paranaense de Basquete Sobre Rodas

Dois eventos também foram salientados, ao final do discurso. A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Basquete sobre Rodas, de 29 a 31 de maio, no CAIC e a Convenção Municipal do PMDB, no dia 30 de maio, das 13hs às 17 horas. “Convido a todos para a convenção do Diretório do PMDB de Pinhais, O endereço é na Avenida João Leopoldo Jacomel, próximo à empresa Expresso Azul. Vivemos um momento de planejamento em nosso partido, amanhã teremos a eleição da Nova da Comissão Executiva do PMDB com a presença do Senador Roberto Requião e do Deputado Estadual Requião Filho. Seguimos juntos por um PMDB democrático, unido e forte”

 

“Esperamos que o Governador tome consciência e conceda o reajuste de 8,17% para pôr fim à greve”, afirma Presidente da Câmara

vereadora gilberto

O Presidente da Câmara, Vereador Gilberto Hartkpof (PT) comentou, em seu discurso na tribuna, sobre a situação dos professores da rede estadual de ensino. “O Governador Beto Richa propôs o parcelamento do reajuste salarial de 8,17%. A base governista de deputados está pressionando para que ele dê o reajuste devido e justo de 8,17% em uma única parcela. Está na hora de o Beto dar esse reajuste integral. É preocupante essa situação das crianças e jovens estarem sem aulas há tanto tempo. Afinal, sequer se trata de um aumento salarial, mas de reposição das perdas inflacionárias. Esperamos que o Governador coloque a mão na consciência e conceda o que deve aos professores, de imediato”, defendeu.

“Greve política”

O Vereador também mencionou o fato de haver referências a uma suposta “greve política” dos professores. “Ora, claro que sempre há política envolvida. Quem lida com política sabe que sempre há política envolvida. Mas, a reivindicação dos professores não deixa de ser justa por isso”, avaliou.

Denúncia anônima contra Fernanda Richa

Outro fato considerado grave pelo petista, relacionado ao Governo do Estado, é a declaração de Beto Richa sobre a denúncia contra sua esposa, Fernanda Richa, que teria pressionado auditores fiscais do estado a fazerem doações ao Provopar. “A denúncia foi anônima. E sabemos que, pela lei, ninguém pode ser considerado culpado antes de condenação pela Justiça. Há uma denúncia que precisa ser investigada. Mas, o Beto Richa deu uma declaração infeliz ao defender a mulher. Disse que a Fernanda sequer sabe o que é um auditor fiscal. Um desserviço, um desrespeito às mulheres, dizer uma coisa dessas. Onde já se viu ela não saber? Ela é esposa de um governador, foi secretária de estado, mulher de prefeito. Uma declaração dessa é brincar com a cara das pessoas. Este governo está se perdendo em seu caminho”, analisou.

Pedido de impeachment do Governador

O pedido de impeachment do Governador protocolado na Assembleia Legislativa também foi comentado. “O pedido de impeachment contêm mais de seis mil assinaturas. Mas, creio ser difícil a aprovação na Assembleia, visto que a base aliada do governador é maioria. Aliás, não defendo impeachment para o Governador. Inclusive, teria de ser muito bem fundamentado, com provas consistentes de desvio de conduta, de recursos. Especulou-se, numa reportagem, que o governador pediria um afastamento de 90 dias. Enfim, que caminho terá esse atual Governo Estadual? Não conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel”, lamentou.

Reforma política e corrupção

Nas explicações pessoais, o parlamentar comentou sobre a reforma política e corrupção. Destacou que acredita que a reforma política que tramita no Congresso Nacional tem demonstrado tratar-se “de uma maquiagem para enganar o povo e favorecer os grandes”. Também fez algumas colocações sobre a sonegação fiscal e seu caráter de corrupção. “No Brasil, já foram sonegados mais de R$ 20 bilhões em impostos. Apenas os grandes empresários sonegam assim. É um dinheiro perdido que poderia estar beneficiando o povo. E há ainda gente que diz que sonegação não é corrupção, a exemplo de manifestantes nas ruas contra a Dilma. Como não é corrupção? É corrupção, sim, assim como receber o Bolsa Família sem precisar. Aliás, a atriz global, Maitê Proença, que tanto critica o Bolsa Família, recebe uma pensão vitalícia de R$ 13,5 mil. É ético essa atriz receber pensão vitalícia visto que tem seu polpudo salário de atriz, rendimentos próprios, sendo maior de idade? É fácil criticar , dizer que é contra o Bolsa Família, mas ela não olha para sua situação. Já a taxação de impostos sobre grandes fortunas, considero perfeitamente justa, como o Governo Federal propõe. Quem tem mais, tem de pagar mais, nada mais justo”, pontuou.

 

Vereador Airton Passarinho destaca agradecimentos da população pela obra na rotatória da Avenida Jacob Macanhan

vereadora passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSC) discursou, nas explicações pessoais, primeiramente salientando agradecimentos à presença do soldado França, da PM, durante esta sessão (26/05). Outro agradecimento foi pela presença do membro do PSC, Jorge Ricardo, a quem o Vereador atribuiu uma grande contribuição nos preparativos para a realização da Semana Antidrogas. “Agradeço ao Jorge Ricardo por todo seu trabalho na realização da Semana Antidrogas, pelas ideias, pelas reuniões. Continue assim. Sei que tudo o que faz é de coração. Continue sempre na luta, como de costume”, agradeceu.

Povo agradece por obra

Da parte da população de Pinhais, agradecimentos também foram ressaltados pelo parlamentar. Airton Passarinho relatou que povo tem agradecido pela obra da rotatória da Avenida Jacob Macanhan. “Eu e a Vereadora Márcia fizemos requerimentos à prefeitura pedindo por essa obra e fomos atendidos. Recebemos elogios da população pelo atendimento rápido da Secretaria de Obras, a quem agradeço, também. Acidentes estavam acontecendo naquele local. A rápida execução da obra foi necessária”, colocou.

Conseg Pinhais

O Vereador ainda valorizou o trabalho do Conseg Pinhais, onde esteve em reunião, na quarta-feira (20/05). “Eu, e os demais vereadores além do secretário de Governo, Lukala, o representante da PM, Capitão Mendes, arepresentante da Guarda Municipal, Major Iracema, estivemos na reunião do Conseg, na semana passada, e conferimos de perto o empenho, a importância do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Pinhais. Ouvimos pedidos da comunidade por mais segurança, enfim, ficamos a par das questões na área. O Sérgio Skiba, presidente do Conseg, e o vice presidente Vicentini, fazem um importante trabalho onde contamos com inúmeros moradores que fizeram seu aclames”, disse.

Título de Cidadão Honorário

O homenageado com Título de Cidadão Honorário de Pinhais, o ex-Deputado Estadual Pirajá Ferreira, recebeu elogios do parlamentar. “Parabéns, Pirajá. O senhor honrou suas obrigações, enquanto deputado. Olhou pelo município, trouxe melhorias. A honraria quer receberá, a maior do município, é digna de respeito”, pontuou.

Moção de Louvor a Mestre David

O Mestre de Hap Ki Do, Mestre David, foi outro a receber elogios do Vereador. “Minhas congratulações ao Mestre David, e ao Vereador Leonildo, pela iniciativa de propor a Moção de Louvor. O Mestre David merece essa homenagem pelo bonito trabalho voluntário que tem feito com crianças e jovens do município, na área de esporte. É uma legião de jovens que o segue. Isso traz a responsabilidade de se constituir num espelho, num exemplo para esses alunos”, enalteceu.

 

Binga elogia Pirajá Ferreira e Mestre David Schetinni por homenagens aprovadas na Casa

vereador binga

Nas explicações pessoais, o Vereador Binga (PPS) congratulou ao soldado França, da PM de Pinhais, o Deputado Estadual Pirajá Ferreira e o Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) pela iniciativa de propor projeto de Título de Cidadão Honorário ao ex-parlamentar. Tanto o soldado França, como o ex- Deputado Pirajá Ferreira, encontravam-se presentes na Casa durante a sessão em plenário da terça- feira (26/05).

“Parabéns, soldado França, da nossa PM. Meus parabéns, também, Pirajá, e ao Vereador Joãozinho, por ter a iniciativa de apresentar esse projeto do Título de Cidadão Honorário ao ex-deputado e por sua habilidade política de ganhar eleição sem dinheiro. O Joãozinho é um dos nossos políticos mais habilidosos, íntegro e um homem de grandes escolhas”, elogiou.

Esporte de Pinhais abrilhantado

Ao Mestre David Schetinni, homenageado da Moção de Louvor aprovada por unanimidade na Casa durante a sessão, também deu seus cumprimentos, na tribuna. “Mestre David merece esse reconhecimento. É assim que tem de ser para mudar o país. Não tem dinheiro? Vai na vontade, no trabalho voluntário. Que Deus lhe dê cada dia mais forças para continuar trabalhando. Pinhais é um município jovem”, enalteceu.

 

Moção de Louvor a Mestre David Schetinni, de iniciativa de Leonildo Sandri, é aprovada por unanimidade

vereador leonildo

O Vereador Leonildo Sandri (PRB) abriu seu discurso enaltecendo o homenageado com Moção de Louvor de sua iniciativa, Mestre David Schetinni. A Moção foi aprovada por unanimidade na Casa, na sessão da terça-feira (26/05). “Que Deus abençoe o bonito trabalho desse atleta”, disse.

O ex-Deputado Estadual Pirajá Ferreira, que teve projeto de Título de Cidadão Honorário aprovado por unanimidade, também nesta sessão, foi outro a receber elogios de Sandri. “O Pirajá, conheço bastante. Fui vereador junto com ele na campanha de 2000. Merece a homenagem”, elogiou.

Sandri deverá processar jornal ‘O Repórter’, por reportagem caluniosa

Mudando de assunto, o parlamentar falou da reportagem caluniosa envolvendo seu nome no jornal ‘O Repórter’, que circula no município. “O repórter fez matéria com base no meu discurso da sessão passada distorcendo maldosamente o que falei na tribuna. Fiz um desabafo e a matéria disse que eu teria me arrependido de apoiar a campanha do Beto aqui em Pinhais. Não foi isso o que eu disse. Não ponham palavras na minha boca. Não conheço o dono do jornal, mas vou pedir retaliação. O que eu disse é que jamais apoiaria o Beto para ele mandar bater em professor. Enfatizei, apenas, que não aprovo a reação da PM à manifestação dos professores na praça , naquela dia 30 de abril”, reiterou.

R$ 10 milhões do Governo do Estado para taxistas

O parlamentar contou que esteve nesta terça, pela manhã, com o Governador Beto Richa, juntamente com o Presidente da Rádio Táxi Pinhais. “Fomos convidados para essa reunião. O Governador liberou R$ 10 milhões para os taxistas. Para a compra de veículos e adaptações do GLV e para passageiros deficientes fiscos. É uma verba que entra em benefício dos taxistas”, revelou.

Sobre o encontro com o Governador, ainda, Sandri revelou que, em conversa com Beto Richa, este lhe revelou estar muito chateado com o que tem acontecido em relação ao movimento dos professores estaduais. “Ele me disse: Leonildo, jamais eu faria isso, mandar bater em professor. Eu também fui enganado”, pontuou.

Sobre a s denúncias contra Fernanda Richa, Leonildo também teceu alguns comentários, a respeito de conversa que teve com o Governador. “O Beto me disse que foi uma armação contra a Fernanda e ele e que já estão processando a imprensa. A RPC, aliás, já pediu arrego. Enfim, minha gente, isso é a nossa política. Enquanto isso, a Dilma tirou R$ 10 bilhões do orçamento que seriam para a saúde, que está falida”, colocou.

 

Vereador Tavinho demonstra indignação por fraudes no ProUni cometidas por estudantes

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT), nas explicações pessoais, relatou uma notícia do cenário nacional que o deixou preocupado, a respeito do ProUni. “A Controladoria Geral da União detectou fraudes no ProUni, por parte de alunos que obtiveram o benefício sem precisarem, ou seja, sem se encaixarem na faixa de renda usada como critério de seleção. Descobriu-se muitos alunos de alta renda familiar que conseguiram ser selecionados no ProUni, por meio de fraude. O ProUni foi feito para ajudar estudantes com renda familiar de até três salários mínimos. Muito desagradável saber que isso aconteceu. Esses estudantes estão tirando o lugar, o dinheiro de quem realmente precisa. O brasileiro tem de estar mais consciente a respeito de ética . Infelizmente, há muitos que não têm essa consciência e não se importam de prejudicar os demais em benefício próprio”, indignou-se.

Movimento Brasil Livre
A passeata do Movimento Brasil Livre, que foi à Brasília na terça-feira (26/05), foi outro assunto pontuado pelo Vereador. “Creio que essa passeata, que leva um pedido de impeachment da Presidente Dilma ao Congresso Nacional, não trará resultados. É um movimento liderado por alguns senadores, mas que não apresenta fundamentação para o pedido de impeachment. Aliás, o Senador tucano Aécio Neves já largou da liderança do movimento”, pontuou.

O Governador Beto Richa (PSDB) foi criticado pelo petista, por pedir a devolução do dinheiro dos vales-alimentação dos PMs que trabalharam na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, no dia 30 de abril. “Acredito que não é por aí. Mais uma atitude lamentável desse desgoverno, enfim”, criticou.

Novos partidos fora das fusões partidárias

Sobre o projeto de fusão partidária, Tavinho destacou que esta só será permitida a partidos com mais de cinco anos de fundação. “Os partidos novos dificilmente conseguirão se fundir e lançar candidatos em 2016 ou obter representatividade no Congresso Nacional, a partir de 3% dos votos válidos”, comentou.

Título de Cidadão Honorário e Moção de Louvor

Ao finalizar, parabenizou o ex-Deputado Estadual Pirajá Ferreira, que receberá Título de Cidadão Honorário de Pinhais. “Parabéns, Pirajá. Você lutou muito por Pinhais e Piraquara”, congratulou.

O Mestre David Schetinni, homenageado com Moção de Louvor, também recebeu os cumprimentos do parlamentar. “Parabéns pelo magnífico trabalho que vem fazendo com crianças e os jovens de Pinhais”, reconheceu.

 

Projeto do Plano de Parcelamento de Dívidas é bom, mas precisa ser adequado, diz Professor Demetrio

vereador demetrio

Esta tramitando na câmara projeto para parcelamento de dividas junto à Administração Publica Municipal, o REFIP 2015 (Programa de Recuperação Fiscal de Pinhais), que prevê o parcelamento de dívidas constituídas até o dia 31 de dezembro de 2014.

O projeto prevê, em alguns casos, até 100 % redução de multas e juros de mora.

“Com certeza o projeto favorece o contribuinte inadimplente, que encontra a possibilidade de saldar seus débitos, assim como traz vantagens para o município que vê implementar sua receita”, disse Demetrio.

O projeto, da forma que foi apresentado na Câmara, prevê parcelamento em até 24 vezes, porém, segundo o vereador prof. Demetrio, este prazo é muito curto, levando em conta que estamos passando por um período de crise, ficando difícil para o contribuinte pagar parcelado dívidas e ao mesmo tempo pagar os impostos atuais.

Qualquer projeto que venha buscar a facilitação de pagamentos de débitos do contribuinte é bem vindo, porém, por estarmos passando por um momento de crise, o Vereador Prof. Demetrio entende que este prazo é muito pequeno, o que poderia deixar de estimular o contribuinte a participar deste programa.

Preocupado com esta situação, o vereador procurou o prefeito Luizão e solicitou que o mencionado projeto fosse retirado provisoriamente para verificar a possibilidade de um parcelamento das dívidas num período mais longo, 36 ou 48 meses.

O prefeito Luizão, com muito bom senso, acatou a solicitação e está analisando a possibilidade de tornar este parcelamento mais longo, assim, tanto a Administração Pública, quanto o contribuinte de Pinhais, serão beneficiados.

Segundo o prof. Demetrio, mais importante que receber divida constituída, é conseguir manter a expectativa de receita futura.

 

Jane Carteira parabeniza Secretaria do Meio Ambiente pela disponibilização de diversos serviços à população

camara07

A Vereadora Jane Carteira (PR) parabenizou a ação de combate as enchentes em Pinhais. Para a parlamentar, a prefeitura vem conduzindo diversas ações no sentido de combater as enchentes na cidade. “Os Rios Palmital, Atuba e Irai, recebem serviços de limpeza, desassoreamento, construção de barreiras de contenção, instalação de novos sistemas de drenagem e a recomposição da mata ciliar, tudo isso, com o objetivo de prevenir enchentes em nossa cidade. Além disso, novas máquinas de limpeza chegaram ao município, para que possa aumentar a limpeza e nossas ruas, facilitando o trabalho de limpeza”, comemorou a vereadora.

Jane parabenizou ainda o mutirão de limpeza que vem sendo realizado mensalmente pela Secretaria do meio Ambiente, que disponibilizou para a população diversos serviços, como, poda e remoção de árvores, coleta de óleo de cozinha usado, arborização e paisagismo e recolhimento de madeiras, entulhos e resíduos verdes.

Proteção dos Animais

Mais uma vez a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do departamento de Defesa e Proteção Animal, realizou mais uma feira de adoção em Pinhais.

A ação, realizada em frente ao bosque municipal, reuniu dezenas de visitantes e possibilitou a adoção de 15 animais, entre cães e gatos. “A cada feira, vem aumentando mais a faixa de adoção dos animais, e isso me deixa muito feliz, como presidente da frente parlamentar da proteção dos animais, aqui em Pinhais”, disse a vereadora.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, e incentivar a adoção.

CRAS Norte

“Queria parabenizar o CRAS Norte, do Bairro Vila Amélia , e a Diretora Roberta, pelo trabalho que vem sendo feito, e o ótimo atendimento a população”, finalizou.

 

Silvio Star revela preocupação com transferência de recursos de ações da Prefeitura para obras de drenagem

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) revelou na tribuna, durante as explicações pessoais, sua preocupação quanto a um possível corte de verbas do orçamento da Prefeitura para várias ações. “Hoje, li no Diário Oficial, a publicação de um projeto de lei prevendo corte de recursos para várias ações no município. Em 2014, colocamos emendas ao orçamento para essas ações. Conversaremos com a Prefeitura a fim de averiguar o que será realmente anulado no orçamento. A justificativa do corte das verbas seria uma transferência desse dinheiro para obras de drenagem, a fim de prevenir alagamentos. Mas, minha preocupação é a demanda por essas outras ações, que não pode ser extinta”, preocupou-se.

Trabalho voluntário do Mestre David Schetinni

O parlamentar também parabenizou o homenageado com Moção de Louvor, Mestre David Schetinni. “O Mestre David é merecedor dessa homenagem, pelo bonito trabalho que tem feito. Conheço o trabalho dele. Atende alunos de várias idades, dando aulas gratuitas de Artes Marciais, aos sábados. As artes marciais e a prática de esportes em geral desenvolvem disciplina, trazem bons exemplos, além do condicionamento físico benéfico à saúde. São futuros talentos que estão ocupando seu tempo com algo tão saudável. Trata-se de um trabalho voluntário destacando Pinhais fora da cidade, inclusive, a exemplo do troféu ganho pela equipe do Mestre David, em recente campeonato em Curitiba. Meus parabéns”, congratulou.

Pavimentação da Leopoldo Jacomel com recursos de Pirajá Ferreira

O Ex-Deputado Estadual Piarajá Ferreira foi outro a ser parabenizado pelo Vereador, por conta do projeto aprovado por unanimidade na Casa para concessão de Título de Cidadão Honorário de Pinhais. “Parabéns pelo Título. Enquanto Deputado Estadual, inúmeras ações e obras, recursos chegaram a Pinhais, pelas mãos do então parlamentar. Um exemplo é a duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel. Se não fosse o trabalho inicial do Pirajá, que viabilizou recursos para pavimentação, não teríamos avanços. Já se vão quinze anos de pavimentação e a rodovia tem absorvido o fluxo diário de veículos”, lembrou.

 

Projeto de Joãozinho, de concessão de Título de Cidadão Honorário a ex-Deputado Estadual Pirajá Ferreira, é aprovado por unanimidade

vereador joaozinho

O discurso do Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) foi centrado no destaque a seu projeto de concessão de Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao ex-Deputado Estadual Pirajá Ferreira, aprovado por unanimidade pela Casa, na sessão da terça-feira(26/05). “O Pirajá Ferreira foi o deputado que mais fez por Pinhais, trouxe muitos recursos para a cidade. Sei que quando esse projeto entrar em votação, poderá haver vereadores que questionarão um episódio de seu passado quando, ele era Vereador de Piraquara. Na época, houve um caso envolvendo o nome do Pirajá e a merenda escolar. Foi quando o Alceu Zielonka era Prefeito de Piraquara. Na época, chegava pouca verba para merenda escolar a Piraquara. O Pirajá foi a Brasília, junto com o prefeito, pedir mais recursos. O pedido foi atendido. A Prefeitura comprou tanta comida que chegou a ficar prestes a vencer a validade dos alimentos. Não era permitido doações e o Prefeito teve de mandar jogar fora aquela comida toda. O Pirajá e o Zielonka foram acusados. Porém, o próprio Pirajá pediu a instalação de uma CPI na Câmara para investigar seu nome em possíveis irregularidades nesse caso da merenda. Nada contra ele foi encontrado. O Alceu Zielonka, pela pressão, chegou a perder a vida. Contudo, apesar de ter seu nome malhado, foi provado que o Pirajá não devia nada, não havia feito nada de errado”, esclareceu.

Campanha “olho no olho”, sem recursos

Por fim, agradeceu pelo empenho do Presidente da Comissão de Finanças da Casa, Vereador Zezinho (PMDB), em aprovar seu projeto de concessão de Título de Cidadão Honorário de Pinhais a Pirajá Ferreira, bem como à relatora do projeto , Vereadora Jane Carteira (PR), na Comissão de Políticas Públicas, da qual Joãozinho é presidente. Disse ainda que aprendeu com Pirajá Ferreira a fazer campanha sem gastar dinheiro. “Em minha primeira campanha, em 2000, fiz 270 votos. Pedi votos ao lado do Pirajá, que me ensinou a fazer campanha olho no olho do eleitor, sem gastar dinheiro”, lembrou.

 

Vereador Airton critica ajuste fiscal dos Governos Estadual e Federal

vereador airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) congratulou, nas explicações pessoais, ao Mestre David e seus alunos, presentes à sessão, pelo troféu obtido em recente no campeonato de Hap Ki Do, em Curitiba. Também parabenizou ao ex-Deputado Estadual Pirajá Ferreira pelo Título de Cidadão Honorário do Município, honraria que deverá receber desta Casa, por iniciativa do Vereador Joãozinho Ribeiro – a partir de projeto aprovado por unanimidade nesta sessão em plenário (26/05).

Na sequência, teceu comentários sobre os Governos Estadual e Federal, destacando o ajuste fiscal empregado por ambos. “Tanto o Governo Federal, como o Estadual, deveriam mudar a forma de ajuste fiscal, não é o caminho cortar verbas da Educação e Saúde. Com as medidas tomadas por ambos, não temos que elogiar nem um, nem outro. Um exemplo é o Pronatec, onde os cursos diminuíram, assim como o Fies e o ProUni. Temos de melhorar a política em áreas prioritárias, ao invés defender cortes temos que aplicar mais em educação e formação profissional de nossos jovens e defendo a mudança na lei do jovem aprendiz ”, ressaltou.

Ataques à mulher do Governador Beto Richa

A denúncia contra a mulher do Governador Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa, foi lembrada pelo Vereador como exemplo da necessidade de se melhorar a política e a mídia ser mais consciente nas informações . “Quando começam a atacar uma mãe de família, é no mínimo uma falta de escrúpulos de algumas pessoas e ainda porque se trata de denúncia anônima. A pessoa não teve a honradez de se identificar, passando-se dos limites ”, opinou.

Outro exemplo de acusação inapropriada, continuou o Vereador, são as críticas que o Governador do Estado tem recebido pela SESP, ao pedir ressarcimento do dinheiro dos vales-alimentação dados a 20 PMs da região Oeste do Paraná, que atuaram no Centro Cívico, durante a manifestação dos professores do último dia 29 de abril. “De acordo com a assessoria de imprensa da Sesp, a restituição é necessária porque as refeições que os policiais fizeram na Alep foram custeadas pela própria pasta. Como os policiais não poderiam sair da Assembleia para comprar comida, as marmitas foram levadas até eles. Segundo a pasta, há um decreto governamental que regula o pagamento de diárias. Se a restituição não for feita, poderá gerar duplicidade de gasto na prestação de contas ao Tribunal de Contas”, esclareceu.

Pinhais destaca-se positivamente em qualidade de uma boa gestão

Ao contrário dos Governos Federal e Estadual, onde a avaliação despencou, destacou Airton, a gestão da Prefeitura de Pinhais, na avaliação feita no município, vai muito bem. “Em Pinhais, tivemos também uma diminuição na arrecadação, mas gestão do município tem feito esforço para manter o andamento nas obras. O Prefeito mandou para a Câmara o projeto de lei do REFIP, onde eu havia feito um projeto de indicação e ainda assinamos conjuntamente com mais quatro vereadores. Iríamos votar hoje, mas devido a um pedido de adiamento da apreciação em plenário do projeto do REFIP, feito pelo Vereador Demetrio, e acatado pelo Prefeito Luizão, para análise do ponto levantado, iremos votar em breve. Notamos que a boa gestão do Luizão conta com 90% de aprovação, porque ele escuta o povo e os vereadores. O Prefeito Luizão não impõe nada, mas pauta-se pelo diálogo. Com diálogo chegamos aonde queremos, e vamos muito longe”, elogiou.

Atendimento aos requerimentos e ofícios

“Como vereador tenho feito vários pedidos diretamente ao executivo municipal e tenho a grata satisfação de, na maioria das vezes, ser atendido. Fico feliz que mais uma rua na Vargem Grande estará recebendo a pavimentação asfáltica definitiva, já que a Rua Joaquim Nabuco estava apenas com o antipó. O Prefeito vem cumprindo com suas promessas junto aos munícipes e atendendo aos pedidos dos vereadores, e quem ganha é a população”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress