sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 26/04/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 26/04/2016

por Vanessa Martins de Souza

“É preciso garantir o acesso da mulher e da criança à saúde de qualidade”, destaca Márcia Ferreira

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) comentou em seu discurso a inauguração da Unidade de Saúde da Mulher e da Criança no Jardim Weissópolis, marcada para a quinta-feira (28/04) e destacou a importância de garantir o acesso da mulher e da criança a saúde integral. “As Unidades da Saúde da Mulher e da Criança são importantes equipamentos na promoção da saúde de nossas crianças e de nossas mulheres. É fundamental expandir esses equipamentos para outros bairros de nosso município e de forma estratégica ampliar o acesso das pessoas a esse modelo de saúde pública. É preciso garantir o acesso da mulher e da criança a saúde de forma integral e para isso precisamos de políticas públicas e de estrutura adequada para atender a essa demanda. A Clínica da Mulher e da Criança foi um modelo usado durante o Governo do PMDB, na gestão Governador Requião de 2003 à 2010, quando o Paraná construiu 300 clínicas da mulher e da criança, e ainda repassou R$ 8 mil mensais por unidade, para o custeio.

Foram importantes avanços durante os setes anos do Governo Requião, que deixou um legado histórico para a rede de saúde pública do Paraná, no que diz respeito ao acesso da saúde integral para as mulheres e para as crianças. A mortalidade infantil, por exemplo, caiu de 16,7 por mil nascidos vivos em 2002 para 11,7 por mil nascidos vivos em 2009. Decisivo para essa queda foi o programa “Nascer no Paraná: Direito à Vida”, que oferecia acompanhamento para a mãe e para a criança, desde o pré-natal até o primeiro ano de vida do nenê. Temos que cuidar com muito carinho e atenção, pois nossas mulheres e crianças merecem esse cuidado. Outra questão que devemos combater é a violência contra a mulher. O Paraná possui um dos mais altos índices de violência contra a mulher do País e aqui em Pinhais não é diferente. Precisamos cada vez mais ampliar e promover o acesso das mulheres e das crianças a uma saúde pública digna e de qualidade”, reivindicou.

Campanha do Agasalho

A Vereadora ainda convidou a todos para o lançamento da Campanha do Agasalho no município, no próximo dia 02/05. “Implantamos a Campanha do Agasalho quando eu era Secretária de Assistência Social. Essa campanha de 2016 é diferente. Não é apenas para doação, mas as doações serão encaminhadas para locais aonde os próprios beneficiados poderão escolher as roupas que querem. Aliás, os moradores de rua de Pinhais estão precisando muito de agasalhos. Vamos apoiar”, lembrou.

Projeto para venda de terrenos

Márcia justificou seu voto favorável à suspensão da votação do projeto que prevê a venda de três terrenos da Prefeitura, no Jardim Amélia. “Votei pela suspensão porque acho importante analisarmos melhor esse projeto. Pinhais é o menor município em área territorial do Estado do Paraná, temos uma grande área de preservação ambiental e por esses motivos, é de conhecimento de todos a grande demanda em nossa cidade por moradias populares por parte de famílias carentes que procuram uma saída para a triste realidade do aluguel, ou por famílias que moram em situação de risco nas margens dos rios de nossa cidade. Poderíamos usar os terrenos para a construção de moradias populares, construção de uma Unidade de Saúde da Família ou uma Capela Mortuária”, finalizou.

 

Rosa Maria Parabeniza Atletas Paraolímpicos do Município de Pinhais

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) destacou a participação de dois atletas de Pinhais no Open Internacional Caixa Loterias de Natação, realizado no Estádio Aquático do Parque Olímpico, nos dias 23 e 24 de abril, em Jacarepaguá.

Considerado a principal competição paraolímpica da modalidade no calendário brasileiro, o Open reuniu 212 atletas, 99 deles estrangeiros. “O esporte para pessoas com deficiência tem obtido uma atuação marcante. Recentemente, dois atletas de Pinhais obtiveram destaque no Rio de Janeiro, num evento em Jacarepaguá. Sãos o atletas Vinicius Guariente e Vitória Carolina, ambos moradores do Atuba, que se destacaram entre 212 paratletas. É um orgulho para Pinhais esse grande destaque no paradesporto”, ressaltou a Rosa.

Votações na Casa

Outro assunto comentado pela Vereadora foi a atuação dos vereadores (as) nas votações dos projetos de leis que competem ao Poder Legislativo. “Realmente, tivemos uma noite em que o exercício do Poder Legislativo deu-se dentro do debate democrático e da pluralidade de ideias, como deve acontecer sempre, em minha opinião. Vale ressaltar que divergências de opiniões não são desavenças, pois é na pluralidade de ideias que se enriquece o processo democrático. Sempre respeitando a opinião dos demais. Afinal, estamos num país democrático e que há liberdade de expressão. É muito importante a oportunidade, nessa Casa, de colocarmos nossa opinião e respeitar a dos demais”, pontuou.

Rosa também enalteceu o papel do legislativo enquanto órgão fiscalizador, mas também sendo apoio nas ações do Executivo, a fim de dar as condições necessárias para o melhor atendimento à população por meio dos serviços públicos de qualidade.

 

Vereador Passarinho agradece apoio a sua pré-candidatura a Prefeito de Pinhais

vereador passarinho

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Airton Passarinho (PSDC) abriu seu discurso dando boas-vindas à Vereadora Rosa Maria (PROS) à Comissão de Políticas Públicas da Casa, a qual ele preside. “Tenho certeza da grande contribuição da Vereadora à Comissão Interna de Políticas Públicas. Seja muito bem-vinda, Vereadora”, cumprimentou.

Pré-candidatura a Prefeito pelo PSDC

O parlamentar agradeceu ao apoio do empresariado, e de lideranças municipais, a uma eventual candidatura sua a Prefeito de Pinhais, pelo PSDC. “Agradeço ao apoio dos políticos, lideranças e empresários da cidade que manifestaram o interesse, em quem sabe, de realizar o sonho de lançar uma pré-candidatura minha a Prefeito. Vai que essa brasa pega fogo. A todos, meu muito obrigado”, comentou.

Por fim, Passarinho comentou sobre o projeto de lei do Poder Executivo para venda de três terrenos da Prefeitura, que teve sua votação adiada por uma sessão, para maior avaliação dos parlamentares. “Hoje, vi a busca de vantagens nessa Casa. Temos uma manifestação dos vereadores do modo que teria de acontecer sempre. O plenário conseguiu aprovar o adiamento da votação por uma semana de um projeto que prevê a venda de três terrenos da Prefeitura. Mas quando tivemos a votação para reajuste salarial dos vereadores, não houve sequer pedido para adiamento da votação da proposição. Na hora em que os vereadores se beneficiam, ninguém quer mexer no doce”, constatou.

 

Tavinho alerta para vacinação contra Gripe H1N1

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) fez um alerta na tribuna, no Grande Expediente, sobre a epidemia da gripe H1N1. “Ao assistir uma reportagem de TV, fiquei surpreso com o índice de mortes no Brasil pela gripe H1N1. Somente neste ano, essa gripe já matou mais de 200 pessoas. É importantíssimo que as pessoas procurem os postos de saúde para vacinação. O frio está chegando, aumentando os riscos. Pessoas com baixa imunidade apresentam ricos maiores. A vacinação é a melhor forma de prevenção”, alertou.

Novas eleições

O parlamentar também falou sobre recente pesquisa feita no país sobre a convocação de novas eleições presidenciais ainda em 2016. Segundo informou, a referida pesquisa aponta que mais 60% do eleitorado brasileiro quer novas eleições para Presidente da República. “Mais da metade do eleitorado brasileiro quer novas eleições para presidente. Até porque o povo não acredita e confia nas opções que temos agora. Novas eleições não seriam apenas para presidente, mas também para senadores e deputados. Seria uma forma de escolher novos representantes, colocar novas pessoas com novas ideias na política. Estão depondo a presidente Dilma, mas quem vem no lugar não é confiável para a maioria do eleitorado”, avaliou.

 

Vereadora Jane Carteira comemora inauguração da US da Mulher e da Criança de Pinhais

jane

A Vereadora Jane Carteira (PR) parabenizou a Secretaria da Saúde pela inauguração do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, localizado no bairro Weissópolis, na Rua Rio Solimões, esquina com a Rua Rio Purus. “No último dia 28, mais uma obra importante foi entregue a população. A US da Mulher e da Criança de Pinhais disponibilizará os seguintes atendimentos: matriciamento médico ginecológico e pediátrico; consultas de enfermagem; avaliação e encaminhamento dos laudos de exame preventivo de câncer de colo uterino; busca ativa, acompanhamento e tratamento; exame de colposcopia; biópsias de colo uterino e região vaginal; planejamento familiar, fornecimento de métodos contraceptivos, inserção de DIU; encaminhamento para consultas especializadas, incluindo o atendimento à gestação de alto risco e a realização de laqueadura tubária e vasectomia; ultra-sonografia (ecografia pélvica e transvaginal); programa “Mais Saúde pra você”: ônibus disponível para realização de vários programas voltados à saúde dos trabalhadores do município; busca domiciliar do leite materno das doadoras para encaminhamento ao Banco de leite do Hospital Evangélico de Curitiba; alimentação e acompanhamento dos sistemas: SISCOLO E SISMAMA; atendimento a mulher em situação de violência. É uma US completa para a mulher e a criança”, comemorou Jane.

Dia da Empregada doméstica

As empregadas domésticas, que comemoraram o seu dia em 27 de abril, foram lembradas pela parlamentar. “Elas merecem todo o nosso respeito. Exercem um trabalho digno, só que muito desvalorizado. Elas realizam diversas funções indispensáveis numa casa. Parabéns pelo seu dia. São profissionais dedicadas, que cuidam de nossas casas como se fossem suas”, congratulou.

Dia do Trabalhador

“Quero dar os parabéns também a todos os demais trabalhadores, que no dia 1° de Maio serão lembrados e exaltados. Deus abençoe a todos. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país”, finalizou Jane.

 

Binga informa que Capela do Cemitério Municipal será reativada

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) esclareceu sobre a demanda por mais uma Capela Mortuária no município, acrescentando informações ao discurso da Vereadora Márcia Ferreira. “Brigamos por uma Capela Mortuária no Tarumã. Ontem, o Secretário disse-me que a Capela do Cemitério Municipal será reativada, garantido mais uma capela ao município. A alternância de ideias nesta Casa é importante. Concordo que a prioridade tem de ser tratada com atenção. É claro que precisamos de mais uma capela. Também, já pedi à Prefeitura mais um campo de futebol. A Prefeitura não me atendeu, mas fez mais uma creche. Também concordo que precisamos de mais um anexo para a capela. Porém, a prioridade agora é a saúde, é combater a gripe H1N1, o zika vírus. Vi vereadores nesta Casa votando contra o terreno do Bosque. Uma coisa ridícula. Se a Prefeitura quer vender imóveis é porque precisa de dinheiro. O município cresceu muito, e suas demandas, também. Precisa de mais creches, de mais obras. Sou vereador da base, mas não serei freado por ninguém, as decisões são minhas”, ponderou.

 

Professor Demétrio diz que não é oposição, mas tem momentos de oposição

vereador demetrio

O Vereador Professor Demétrio Tonon (PP) discorreu, nas Explicações Pessoais, sobre sua surpresa em relação a comentários de alguns vereadores a respeito de sua atuação em plenário. “Hoje, alguns comentários aqui foram capazes de nos deixar espantados. Um colega disse que é muito fácil votar como oposição, como seu eu fosse um vereador que sempre votasse como oposição. Não me julgo vereador de oposição, apenas, tenho alguns momentos de oposição. Tenho discernimento. Não radicalizo pelo ‘não’. Esse colega equivocou-se. É preciso cuidado comas as palavras que usamos. Por exemplo, a palavra ‘demagogia’. Houve uma deputada em Brasília que no dia da votação do impeachment elogiou o marido prefeito como exemplo de ética , mas no dia seguinte seu marido foi preso acusado de corrupção. Isso, sim, é demagogia. Falar uma coisa e fazer outra. Outro exemplo de demagogia é o caso de um legislador cobrar R$ 40 mil para apresentar relatório para não cassar um outro vereador, Acredito que isso é que é demagogia”, disse Demetrio.

 

Silvio Star cobra execução de projeto para proteção ambiental no município

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS), ao iniciar seu discurso, nas Explicações Pessoais, parabenizou ao Vereador Passarinho pelas palavras em relação à atuação dos vereadores diante dos projetos de lei em plenário. “Parabéns pelas palavras, vereador. Realmente, quando se tratou da votação de projeto para reajuste salarial, ninguém pediu pela suspensão da votação”, considerou.

Conferência da ONU sobre o clima

Silvio abordou ainda a Conferência da ONU sobre o Clima, realizada na semana anterior em Nova York, fazendo um alerta sobre a urgência de tomada de providências para conter o aquecimento global. “O aquecimento global tem sido evidente, e uma ameaça à vida em todo o planeta. Aqui mesmo podemos verificar seus efeitos. Quando cheguei a Pinhais, em 1975, o inverno era rigoroso, com a neve congelando tudo. Também as árvores predominavam em nosso município. O que já não ocorre mais, atualmente. O progresso mudou esse panorama. É imprescindível para a qualidade do ar a preservação da mata nativa, a plantação de mudas de árvores. A Floresta Amazônica está sendo desmatada, assim como as demais florestas do mundo. Precisamos tomar providências. Em Pinhais, uma ideia seria oferecer isenção de impostos a empresários que adotarem medidas de proteção ambiental. Aliás, o município já conta com projeto nesse sentido. Falta executar, espero que a Prefeitura o implante. Senão, estarei apresentando emenda orçamentária para esse fim, durante a votação da Lei Orçamentária Anual, este ano”, destacou.

 

Joãozinho apresenta projeto para garantir higienização de cestas e carrinhos de supermercados

vereador joaozinho

Na sessão em plenário da terça-feira (26/04), o Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) apresentou mais um projeto de Indicação ao Poder Executivo protocolado na Casa. A proposição trata da obrigatoriedade de higienização periódica de cestinhas e carrinhos de compras em estabelecimentos comerciais como supermercados, mercados, drogarias, lojas de cosméticos e similares. “A periodicidade de higienização estabelecida no projeto é um período não superior a quinze dias, destinada a estabelecimentos que contam com no mínimo 180 metros quadrados de área de vendas. A justificativa é garantir a segurança à saúde dos clientes, evitando a contaminação dos alimentos e produtos por microorganismos transmissores de doenças”, explanou.

Presença de coliformes fecais

O parlamentar acrescentou que existem análises internacionais que identificaram a presença de microorganismos e os consequente riscos para a saúde humana ao manusear cestas e carrinhos de supermercados e similares. “Uma dos estudos foi feito na Coreia do Sul e divulgado pela Agência de Notícias Reuters, que apontou carrinhos e cestas como os itens mais manuseados e infectados por bactérias e microorganismos. Outro estudo, feito no Arizona, apontou a presença de coliformes fecais nas barras de suporte para as mãos em níveis preocupantes para a saúde humana”, justificou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress