sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 24/1/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 24/1/2015

por Vanessa Martins de Souza

Orçamento não permite que façamos mais pelos professores, aponta Vereador Binga

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) expressou sua posição em relação ao polêmico projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo Municipal, que discorre sobre o plano de carreira dos professores da rede municipal. “Os professores são o coração dessa cidade, abrilhantam os serviços públicos do município. São sempre bem-vindos a esta Casa, pois educam futuros cidadãos para construírem um país melhor. Sobre esse projeto, o Vereador Airton pautou o momento, a realidade atual da gestão municipal, dentro da situação do orçamento de Pinhais. O Airton foi responsável no que falou. Considero justas, de direito, todas as reivindicações dos professores, mas não podemos fantasiar. Falta, sim, dinheiro na Prefeitura. A cidade caminha para um período de austeridade financeira. Gostaria que fosse feito muito mais pelos professores, mas faltam recursos. Jamais votaria contra uma semana de suspensão da votação do projeto, a fim de que se possa debatê-lo melhor. Seria um desrespeito. Por isso, votei pela suspensão. Estive nas reuniões com os professores, sei das reivindicações. Mas, também, estou bem a par do orçamento municipal. É triste esse impasse. Peço desculpas por não alimentar mais esperanças aos professores. Nossa cidade é administrada por um professor. Mas a questão econômica pesa muito, é uma área muito difícil de equilibrar”, justificou.

Final da Copa Pinhais de Futsal

Binga ainda falou sobre o encerramento da Copa Pinhais de Futsal, agradecendo a presença de todos, especialmente, a do Prefeito Luizão Goulart (PT). “Qualquer político tem de estar integrado às áreas de educação e esportes e a presença do Prefeito Luizão foi fundamental”, colocou.

Sobre o desempenho de seu time, que obteve o vice-campeonato na Copa, declarou que sua participação foi uma forma de fomentar mais o esporte na cidade. “Sem planejamento de uma equipe, é difícil conquistar um objetivo, um desempenho melhor”, justificou.

 

Gilberto do PT destaca discurso de Secretário da Força Sindical em homenagem ao Dia da Consciência Negra

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), agradeceu em seu discurso no grande expediente, pela participação, na Tribuna Livre, do Secretário da Força Sindical, Pedro Paulo da Silva, que fez um discurso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente em 20 de novembro e lembrado nesta sessão da Câmara Municipal de Pinhais. “Fico feliz de poder ouvir o Pedro Paulo. Vale ressaltar que ele falou de 100 milhões de negros que migraram da África para outros continentes, sendo que 12 milhões foram levados para escravidão no Brasil, mas, apenas, 3 milhões e 600 chegaram vivos aqui, devido às terríveis condições nos navios negreiros. Essa informação que ele nos passou é muito tocante, triste. Os negros africanos foram vendidos, explorados e até hoje ainda são discriminados . Há ainda uma série de disparidades no tratamento dados às pessoas em relação a raça e gênero. A mulher, o negro e outras minorias ainda sofrem discriminação. Não somente no Brasil, mas, em outros países. Isso nos choca. Não sei até quando esse preconceito irá continuar. Há, também, a discriminação, o preconceito por classe social. Há pessoas que acham que pobre não pode andar de avião, que sua empregada doméstica não pode usar o mesmo perfume. Ao Pedro Paulo e o Denis, ativista também hoje aqui presente, digo que gostaria de poder tê-los ouvido mais, foi um grande aprendizado. O discurso do Pedro Paulo na Tribuna Livre foi de extrema importância. Discriminações étnico-raciais continuam acontecendo no Brasil, nos EUA, também, que é um país extremamente racista. Essa situação é um problema preocupante, que nos choca e entristece”, colocou.

Prêmio Homem Empreendedor de Pinhais

Nas explicações pessoais, o petista lembrou da sessão solene realizada na Casa, na quinta-fera (19/11), para a entrega do Prêmio Homem Empreendedor de Pinhais 2015. “Ficamos contentes por toda a sessão ter sido muito bem organizada. Gostaria de agradecer pelo empenho dos servidores e assessores da Casa, bem como aos vereadores propositores da homenagem. Os homenageados receberam uma justa premiação, são grandes empreendedores, que geram emprego e renda no município”, agradeceu.

Revitalização do Rio Atuba pela Sanepar

O parlamentar também lembrou ainda do encontro com o Coordenador de Revitalização dos Rios, da Sanepar, para explanação sobre a revitalização do Rio Atuba, na divisa entre Pinhais e Curitiba. “Essa obra está sendo empreendida pela Sanepar e o coordenador irá fazer uma explanação sobre todo o trabalho. A expectativa é que essa obra possa ser levada a todos os rios do município. Estamos tratando de um bem valioso, que é a água, e é importante que acompanhemos”, lembrou.

Saúde

Sobre as críticas do Vereador Leonildo Sandri (PRB) de que o mamógrafo (equipamento para exames de mamografia) do SUS, na cidade, estaria estragado, sem poder atender a população, Gilberto fez um esclarecimento. “Realmente houve um problema em julho de 2014 que durou até fevereiro de 2015. Mas o mamógrafo já foi consertado e desde fevereiro de 2015, voltou a funcionar. E mesmo no período em que esteve desativado, a população não deixou de ser atendida, tendo sido encaminhada para atendimento por meio de convênios”, esclareceu

 

Márcia Ferreira destaca Lei do Dia Municipal da Consciência Negra e novo Plano do Magistério Municipal

vereador marcia

Na sessão em plenário da terça-feira (24/11), a Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) agradeceu a presença do Secretário de Igualdade Racial da Força Sindical, Prof. Pedro Paulo da Silva, que discursou na tribuna sobre participação dos negros na construção da história do Brasil, na ocasião da celebração do evento da Consciência Negra; do ativista Denis Denilton, Presidente da UNEGRO, do Edson da Força, Presidente da Força Sindical de Pinhais, entre outros representantes presentes. “Nesta sessão em que lembramos o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, cito a frase do saudoso ativista sul-africano, Nelson Mandela: ‘Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, ou por sua origem, ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o ódio. Parabenizo a história de lutas no Movimento Negro no Paraná e no Brasil, e ressalto a importante participação dos convidados e o discurso na Tribuna Livre, relembrando a História dos negros e sua participação na construção da identidade cultural e social do Brasil”, elogiou.

Dia Municipal da Consciência Negra

A Vereadora disse ainda que sente orgulho de ter criado a lei que institui o Dia Municipal da Consciência Negra, em Pinhais, através da Lei 1480/2013 de sua autoria. “Sinto muito orgulho de ter protocolado essa lei logo no início do meu mandato. Neste domingo, foi realizado um evento na Paróquia São José Operário em homenagem ao Dia da Consciência Negra, promovendo a integração dos brasileiros com os haitianos que residem em nosso município. Neste evento, tive certeza de que ainda existe discriminação, principalmente, aos haitianos, que relataram serem discriminados e percebe-se que é pela questão racial. O Dia da Consciência Negra é mais uma data para reforçarmos a reflexão sobre a desigualdade racial. Viva Zumbi dos Palmares! Viva a Consciência Negra”, destacou.

Plano de cargos, carreira e remuneração do magistério municipal

Nas explicações pessoais, a peemedebista discursou sobre o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo e que foi aprovado em primeira discussão nesta sessão. A proposição prevê mudanças no Plano de Carreira dos professores municipais e traz alguns avanços, porém, segundo comentou a parlamentar, ainda não atende muitas reivindicações da categoria, que afirma que o plano pode contemplar de forma mais ampla os professores e o conjunto dos servidores da educação municipal, o que levou a parlamentar a defender a suspensão da votação por uma semana para oferecer um prazo maior de discussão com os representantes sindicais da categoria, além de avaliar suas reivindicações e apresentar emendas ao Plano.

Porém, a suspensão, votada em plenário nesta sessão, não foi aprovada, contabilizando nove votos contra oito. “Quero deixar bem claro que sou favorável ao Plano e votei pela sua aprovação, mas como o Projeto chegou a esta Casa, há apenas uma semana, mesmo sendo o prazo de tramitação de 45 dias para projetos em regime de urgência, e já veio para votação nesta sessão, defendi que houvesse mais prazo para análise e discussão do tema com a participação dos vereadores e da categoria. Eu tenho o maior respeito e admiração pelos nossos professores e demais profissionais da educação e entendo que um projeto dessa magnitude, que afeta diretamente a carreira e a vida dos servidores, deva ser debatido amplamente com a categoria. Sabendo que diversas reivindicações não foram incluídas na versão final do Plano, entendo que minha obrigação como legisladora é de estar aberta ao diálogo e também defender os interesses dessa importante categoria, que merece todo nosso respeito e precisa do apoio de todos para que seja cada vez mais reconhecida e valorizada. Portanto, estou aberta a discussão e trabalharei para incluir eventuais emendas que possam aprimorar à versão original do Projeto”, garantiu.

Quando falou sobre o Sindicato dos Profissionais da Educação, Márcia disse acreditar que o reconhecimento vem do trabalho e que eles têm feito muito para defender a categoria. “Não é por falta de uma carta sindical que vamos negligenciá-los. Talvez, essa carta não saia nas próximas semanas ou meses por conta da burocracia, mas temos que reconhecer esse sindicato que há anos vem atuando no município, que teve como primeira presidente a Professora Elssa. Hoje, o sindicato é presidido pelo Professor Geovani e tem a participação de muitos professores e professoras que tanto admiro e respeito. Reafirmo meu apoio à categoria. Sempre estarei do lado dos professores. Sempre estarei do lado desses profissionais que se dedicam para educar futuros cidadãos, com o objetivo de criar uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Coloco-me à disposição para elaboração de emendas que aprimorem esse projeto e aproxime ele das reivindicações dos nossos professores. Dormirei com a consciência tranquila por ter ficado do lado dos professores e estar cumprindo meu papel. Todo mundo defende a educação no discurso, mas por que os professores não podem ser melhor remunerados, não podem ter uma aposentadoria mais digna e melhores condições de trabalho? ”, questionou.

 

Joãozinho Ribeiro apresenta programa Bolsa-Creche, em novo Projeto de Indicação ao Poder Executivo

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) apresentou um novo Projeto de Indicação ao Poder Executivo, em seu discurso no grande expediente. Sua proposição refere-se à criação do programa Bolsa-Creche, que visa atender às crianças que não obtiveram vagas nas creches da rede pública municipal. O programa tem o objetivo de atender a essas crianças por meio de convênios da Prefeitura com instituições de ensino particulares de Educação Infantil. “As crianças que não conseguirem vagas nas creches d a Prefeitura, mesmo estando na fila de espera, poderão ser encaminhadas para vagas em escolinhas particulares do município. O objetivo é atender à demanda das mães em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até dois salários mínimos mensais. Essa renda poderá ser comprovada mediante apresentação de carteira de trabalho ou por declaração da própria mãe, em documento assinado. O programa visa atender a crianças de zero a três anos.

As escolas interessadas deverão se cadastrar na Prefeitura, preenchendo uma série de requisitos, a exemplo de apresentação de alvará de funcionamento e homologação pela Secretaria Municipal de Educação. Deixo claro que essas instituições de ensino ficarão totalmente responsáveis por esses alunos enquanto estiverem sob supervisão e guarda de seus profissionais. Meu projeto também prevê que as instituições de ensino não cobrarão quaisquer taxas de serviços e deverão encaminhar à Prefeitura ficha de controle de frequência dos alunos, mensalmente. Havendo demanda, a Secretaria de Educação deverá encaminhar o aluno à instituição de ensino mais próxima da residência, de preferência, no mesmo bairro”, explanou.

Ainda segundo o parlamentar, o valor a ser pago por vaga será estabelecido por decreto do Poder Executivo Municipal, tomando por base os custos da vaga no próprio sistema de ensino da rede municipal. Este valor deverá ser calculado a partir de um levantamento da planilha de custos da Secretaria.

Secretaria deverá fiscalizar Kombi de transporte irregular

Sobre a kombi que faz transporte irregular no município, fazendo concorrência desleal com os taxistas, Joãozinho disse que a prefeitura já está resolvendo a questão. “O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Genésio Siqueira, me procurou e disse-me que não permitirá que nenhum funcionário do Armazém da Família indique a kombi para o transporte. Também conversei com o Secretário Municipal de Urbanismo, o Sr. Emerson, que me garantiu que irá tomar providências, enviando fiscais para o local”, contou.

 

Vereador Silvio Star destaca o importante papel do povo negro para a história do Brasil

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) parabenizou o Prof. Pedro Paulo da Silva, que discursou na tribuna sobre a participação dos negros na construção da história do Brasil. Silvio lembrou ainda que o Centro de Referência em Direitos Humanos do município homenageia um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. “Eu sou autor de um projeto de lei que denomina de Nelson Mandela o Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais. Em respeito às histórias das pessoas negras, nosso município aprovou esse projeto. Parabéns ao Pedro pelo discurso. É muito importante que população saiba a verdadeira história dos negros, que fizeram parte do avanço do país. Os negros foram responsáveis direto pelo o nosso avanço”, colocou.

Economia Brasileira

Silvio levou para a tribuna uma reflexão sobre a atual situação econômica do país. “Estamos vivendo um momento complicado no Brasil. Cada brasileiro tem que buscar um caminho para auxiliar o Brasil a sair dessa crise. Na segunda (23), assisti a uma palestra com o Luiz Gustavo Medina, que fez uma bela exposição sobre o atual cenário econômico do país e o que podemos esperar para 2016”, disse.

O parlamentar apontou ainda que a atual crise já era prevista e que as contas do orçamento não estão fechando. “Segundo o Medina, a partir de 2001, sob a presidência do Fernando Henrique, iniciou-se a organização da economia brasileira. Previa-se uma economia forte em 2008, sob a gestão do ex-Presidente Lula, e também previa-se uma queda na economia em 2010, quando iniciava o governo da Presidente Dilma. O Brasil, hoje, cresce -3%, o menor crescimento do mundo. Estamos perdendo o nosso grau de investimento por não inspirar a confiança dos investidores. O Ministro Joaquim Levy tem alertado que no orçamento a conta não fecha. Para Medina, o foco é produzir mais com menos pessoas. O Agronegócio tem ido muito bem. O Brasil precisa aproveitar a alta do dólar, fortalecendo as exportações”, apontou Silvio.

Copa Futsal

“Parabenizo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através do Diretor Bruno, pela realização dessa belíssima Copa. Parabenizo ainda os times que fizeram a final, o Clube Atlético Pinhais e Romanha. Os times da Categoria Master, em especial o Inter A e o Inter B.

Sessão Solene

Silvio finalizou seu discurso destacando a realização da sessão solene que homenageou 12 empreendedores de Pinhais. “Parabenizo o presidente desta Casa que possibilitou a realização desta sessão solene. Foram 12 agraciados com esta honraria que a Câmara concedeu. Parabenizo ainda os servidores desta Casa, que garantem que a cada evento aqui na Câmara a organização fique ainda melhor”, concluiu.

 

Vereador Tavinho diz que Sanepar já solicitou à terceirizada que conclua obras na Vila União

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT), nas considerações finais, deu mais detalhes sobre os moradores da Vila União que o procuraram e reclamaram de uma empresa terceirizada da Sanepar, que iniciou obras de drenagens na região, porém não as concluiu. “Fiz um ofício e o encaminhei para a Sanepar e, para a minha surpresa, fui convidado para ir até lá, sendo recebido pelo presidente, Sr. Jair Cézar. Ele já solicitou que a terceirizada conclua as obras”, afirmou.

Nesta reunião com o Sr. Jair Cézar, o parlamentar disse que foi informado sobra a revitalização do Rio Atuba, da nascente, localizada em Almirante Tamandaré, até Curitiba, passando por Pinhais. “O melhor de tudo é saber que a Sanepar tem olhos para Pinhais, após longos anos. Estávamos esquecidos, mas agora irão concluir essa questão”, informou.

Dia da Consciência Negra

Tavinho elogiou o Secretário da Força Sindical, Pedro Paulo da Silva, que utilizou a tribuna para contar a história do povo negro e propor uma reflexão em alusão ao Dia da Consciência Negra, porém lembrou que o povo negro escravizava os seus semelhantes também. “É preciso lembrar também que, devido à ganância, a escravidão era fomentada pelo próprio povo negro, que escravizava os seus semelhantes e os vendiam para outros países. Eles enviavam os seus conterrâneos para serem escravos em outras terras, visando à obtenção de riquezas. Devido às péssimas condições dos transportes de escravos, muitos não suportavam as viagens e nem chegavam aos seus destinos, como, por exemplo, o Brasil. Naquele tempo não havia mão de obra, eram todos escravizados”, lamentou.

 

Notícias de Gabinete

Revitalização da Avenida Iraí agora é lei

vereador airton

O Vereador Airton (PSC), relator do projeto de lei que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e remuneração do Magistério Público de Pinhais, falou de algumas pessoas e entidades mal intencionadas que tentam deturpar o que está sendo votado, com insinuações e matérias mentirosas.

“Meu nome consta em uma lista de vereadores que votaram contra os professores, porém essas pessoas que criticam participaram apenas de poucas reuniões que tratavam exclusivamente da elaboração desta lei desde 2013, ou seja, dois anos de reuniões e estudos e ainda dizem que não houve tempo hábil para discussão. Dizem ainda que este projeto está sendo votado a toque de caixa, sendo que no mês de março, ocorreu uma reunião na Câmara Municipal com vereadores e os profissionais do magistério (professor, educador infantil, pedagogo e pedagogo para educação especial), reunião esta que foi solicitada por alguns vereadores para atender a um pedido do SINDEDUC, sindicato que ainda não possui a carta sindical, mas sempre foi convidado a participar desde o início deste plano de carreira.

É importante frisar que se esta lei não for votada e aprovada agora, só poderá ser novamente colocada em votação em 2017 e quem vai perder são os servidores do magistério.

Cabe salientar que esta lei não tira nenhum direito dos professores, pelo contrário, estamos votando uma lei que irá beneficiar os servidores comprometidos com o seu aperfeiçoamento e crescimento profissional.

A revisão do Plano de Carreira do Magistério iniciou-se em outubro de 2013, através do decreto 623/2013 e durante este período foi oportunizado a participação aos servidores, por meio de seus representantes do quadro do magistério: professor, pedagogo, educador infantil e um representante de cada unidade de ensino (escola/CMEI), secretarias de administração e educação, além da Procuradoria. Foram apresentadas propostas no texto legal e propostas em relação a promoção e progressão, em sua maioria inviáveis no aspecto orçamentário pela análise do impacto financeiro até o ano de 2025.

1ª Alteração – Ascensão na carreira com a apresentação de certificados de cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento profissional na área da educação. Elevação de 1 (um) nível dentro da classe ocupada, mediante apresentação de cursos de formação e desenvolvimento na área de educação, realizados no período de 5 (cinco) anos retroativos.

2ª Alteração – Inclusão da possibilidade de avanço na carreira do Educador Infantil com a apresentação de certificado de conclusão de graduação na área da educação (na lei atual, de 2009, somente é possível para o curso de pedagogia).

3ª Alteração – Inclusão da possibilidade de ingresso do Pedagogo para Educação Especial na classe B, pois quando criado o cargo, a graduação com a especialidade era no mesmo curso e atualmente o curso é somente pedagogia, sendo necessária a especialização em educação especial.

4ª Alteração – inclusão de percentual na gratificação pelo exercício da função de direção da Unidade de Ensino e Centro Municipal de Educação Infantil.

Obs. Ainda nessa alteração, será possibilitado que um professor, quando também ocupar o cargo pedagogo, possa atuar como diretor de um CMEI.

5ª Alteração – inclusão da possibilidade de progressão na carreira por cursos de aperfeiçoamento (além da escolaridade).

6ª Alteração – redução da tabela do cargo de Professor, passando de 32 níveis para 20 níveis.

7º Alteração – possibilidade do servidor em final de carreira continuar sendo avaliado e ter acréscimo em seus vencimentos.

Como relator deste projeto, fui criterioso na análise do impacto financeiro, porque não podemos deixar um legado maldito para administrações futuras e que sejam extrapoladas os limites prudenciais de gastos do executivo. Lembrando que quando é extrapolado este limite, não há investimento nenhum dentro do município.

Na elaboração do impacto é analisado os seguintes fatos:
a) análise das possíveis promoções/progressões de 2016 a 2025;
b) previsão de reajustes anuais de 9% ao ano, conforme o Departamento de Finanças.
c) interstício de 3 anos da última elevação.
d) percentual de 10% entre classes e 2% entre níveis,
e) as possibilidades de progressão: 01 nível por avaliação de desempenho ou conclusão do estágio probatório; 01 nível por cursos de aperfeiçoamento; 02 níveis pela titulação de segunda escolaridade (limitada em duas na carreira);
f) as possibilidades de promoção:
Educador Infantil: Classe A para B – 10% por graduação; Classe B para C – 10% por pós-graduação; Classe C para D – 10% por mestrado; Classe D para E – 10% por doutorado;
Professor: Classe D para E – 10% por pós-graduação; Classe E para F – 10% por mestrado; Classe F para G – 10% por doutorado;
Pedagogos: Classe A para B – 10% por pós-graduação; Classe B para C – 10% por mestrado; Classe C para D – 10% por doutorado;
O impacto financeiro já está contemplando a previsão de contratação de mais 113 servidores da educação em 2016, sendo 3 pedagogos, 40 professores e 70 educadores infantis.

Importante frisar que nós, vereadores, não podemos fazer leis que são da competência exclusiva ou privativa do Executivo. Somos regidos pela Constituição Federal, Constituição Estadual e também pela Lei Orgânica do Município. Desde a previsão do art. 61, §1º da Constituição Federal até a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município no art. 36, II, é sabido que a iniciativa de leis, que versem sobre o regime jurídico, plano de carreiras, a criação e extinção de cargos dos servidores públicos do Poder Executivo é exclusiva deste Poder.

Sabemos da importância dos professores e que eles merecem muito mais, mas esta lei vai proporcionar avanços importantes para nosso magistério e não comprometeremos os investimentos em outras áreas essenciais, como saúde, segurança, educação, obras e área social de nosso município até o ano de 2025. A lei anterior era de 2009 e houve alterações em 2011 e, agora, nova mudança em 2015. Com uma melhora na arrecadação, poderá novamente haver uma alteração na lei, já que a mesma não é estática.

 

Jane Carteira comemora construção de lombada elevada em frente ao Colégio Mathias Jacomel

jane

A vereadora Jane Carteira (PR) parabenizou e agradeceu a Secretaria de Obras pela construção de uma travessia elevada em frente ao Colégio Estadual Mathias Jacomel, localizado na Rua Clovis Bevilaqua. “Fico muito feliz em ver o ofício que eu protocolei ser concretizado.

Não somente eu, mas os alunos e pais também agradecem. Muitos acidentes ocorriam ali por falta de segurança para os pedestres atravessarem a rua. Agora, com essa travessia elevada, nossas crianças ficarão mais seguras durante os horários de entrada e saída do colégio”, comemorou.

Plano de Carreira dos Professores

Durante a sessão do último dia 24, foi colocado em discussão e votação o Plano de Carreira dos professores municipais. A vereadora Jane carteira, ao usar a tribuna, esclareceu que não votou contra os professores, pois o plano de carreira apresentado aos vereadores e analisado nas comissões apresenta melhorias para a categoria. “Nenhum direito foi retirado e sei que nossos professores devem ser valorizados.

Mesmo em momento difícil da economia brasileira, nosso município está se esforçando para valorizar cada vez mais os nossos servidores”, garantiu a vereadora.

Segundo Jane, o Plano de Carreira foi discutido ao longo de dois anos com a participação dos representantes do Magistério e a vereadora lembrou ainda que é preciso orçamento para que haja mais avanços na valorização dos professores. “É preciso que os Poderes Legislativo e Executivo atuem com responsabilidade, em respeito a toda população”, disse Jane.

A segunda votação será na terça-feira (01) e a vereadora se coloca a disposição para esclarecimentos de toda a população. “Continuarei sendo coerente na votação do projeto, pois acredito que essa administração respeita e valoriza os servidores”, pontuou.

Consciência Negra

A parlamentar falou ainda sobre o racismo e afirmou que esse problema só acabará quando todos tiverem a consciência de que somos todos iguais, que não há diferença de cor ou raça. “O lugar do negro é onde ele deseja estar e não onde os queremos que ele esteja. Não concordo com a desigualdade nas faculdades, havendo uma cota de negros para estudarem. Somos todos iguais. No dia da consciência negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é fundamental importância para nossa identidade nacional”, comentou.

Sessão Solene

A vereadora Jane destacou a sessão solene em alusão ao Prêmio Homem Empreendedor 2015 de Pinhais. “Foi um evento maravilhoso, que deixou todos os homenageados satisfeitos e orgulhosos. A organização foi impecável. Em especial, quero parabenizar o empreendedor que eu homenageei, o Sr. Miroslau, dono da empresa Miros’gás, localizada na Rua Rio Solimões, no bairro Weissópolis, e da Nacional Gás, na Rua Guilherme Ceolin, no Vargem Grande”, finalizou.

 

Passarinho elogia a realização do Prêmio Homem Empreendedor

vereador passarinho

O vereador Passarinho (PSC) iniciou seu discurso destacando a realização do Prêmio Homem Empreendedor de Pinhais, que homenageou 12 empresários da cidade, durante a sessão solene realizada na Câmara Municipal, na quinta-feira (19). “Foi um show. Dou os parabéns aos organizadores do evento, assim como ao presidente da Casa e aos vereadores que aderiram a este projeto. Este foi um evento muito especial para mim, pois pude homenagear um empreendedor que significa muito para mim, o Sr. Benilson Da Silva Couto, empresário há mais de 20 anos no município”, disse.

Com relação ao projeto que dispõe sobre o plano de carreira dos professores municipais, e que gerou um acalorado debate na Casa, o parlamentar também expôs seu posicionamento. “Não sou contra nenhum professor. Votei contra a retirada do projeto, pois no meu entendimento a adequação do plano de carreira está dentro das condições da administração e foi elaborado com a participação de todos interessados, inclusive professores. Votei favorável ao projeto, pois o mesmo avançou em benefícios aos professores e a classe. Acredito muito na administração municipal e acredito no que foi passado durante a reunião com todos os vereadores: que o que dava pra ser feito, foi feito. Temos que realizar as devidas ações com consciência”, informou.

Prevenção a Hipertensão

Passarinho destacou ainda as ações de prevenção a hipertensão desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao projeto de lei de sua autoria, que dispõe sobre a Semana de Prevenção a Hipertensão. “Muitas atividades fazem parte deste projeto: caminhada, palestras, exercícios e a distribuição de kits com frutas a todos os participantes. Apresentei esse projeto por saber que o melhor remédio é a prevenção. Agradeço a Secretaria de Saúde que permitiu que eu participasse e colaborasse com esse evento, fazendo com que honremos o compromisso proposto”, disse.

Copa Pinhais de Futsal

O vereador parabenizou todos os participantes da 18ª Copa Pinhais de Futsal, em especial os times União Romanha, 1º lugar, e Clube Atlético Pinhais, 2º lugar. “Foi uma bela Copa, muito bem realizada e com jogos bem disputados. Enalteço também o Inter Futebol Clube que faturou o 1º e 2º lugar na Categoria Master de Futsal. Parabenizo a todos os participantes e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pelo campeonato. Aproveito para convidar aos munícipes para prestigiarem a Final da Categoria Master entre o Inter e o Áquila, às 11 horas, no Weissópolis”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress