sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 12/04/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 12/04/2016

por Vanessa Martins de Souza

Rosa Maria elogia FestCine e enaltece a participação dos jovens no I Fórum da Juventude

vereadora rosa

No Grande Expediente, a Vereadora Rosa Maria (Pros) destacou alguns eventos importantes que ocorreram no município na última semana. Dentre eles, salientou a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação, na quinta-feira (07/04). “Parabéns e sucesso aos novos conselheiros. Vale lembrar que o Conselho existe desde 2009, na época em que eu era Secretária de Educação, e agora atua com nova lei modificada por esta Casa, mais aprimorada. O Conselho desempenha um papel fundamental tratando das normativas e autorizações, criando mecanismos para a legalidade das instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, desde a Educação Infantil aos primeiros anos do Ensino Fundamental”, parabenizou.

Troca de Comando no 22º. Batalhão da PM

Na segunda-feira (11/04), também aconteceu a troca de comando do 22º. Batalhão da PM, com a posse do Major Roberto Sampaio Araújo no lugar do Major Mauricio Cesar de Morais, que foi para o 6º. Comando Regional da PM. “Continuarão com a mesma parceria, junto com a Polícia Civil, a Guarda, no enfrentamento da criminalidade em nossa cidade. Parabéns ao novo Comandante”, acrescentou.

IV FestCine

O IV Festival de Cinema (FestCine) foi outro evento comentado na tribuna. “Parabéns à Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, especialmente ao Laércio Sobral, Diretor de Departamento de Cultura, por este magnífico evento, que reuniu participantes de diversos estados brasileiros. O FestCine ganhou, inclusive, uma Lei Municipal de minha autoria, para garanti-lo no calendário municipal anual, em 2014. Ontem, foi a entrega das premiações, com a participação de mais de 70 filmes de curta-metragem selecionados. Mais um evento que demonstra que Pinhais está fomentando cultura, que conta com uma política pública consistente na área”, elogiou.

I Fórum da Juventude

Ainda na segunda-feira (11/04), aconteceu o I Fórum da Juventude, no município. A parlamentar parabenizou a todos os colégios participantes e demais jovens presentes. “Este evento demonstrou que a gestão está comprometida com as políticas públicas para a juventude. O Conselho Municipal da Juventude, e sua participação na elaboração das políticas públicas para os jovens, demonstra que e os jovens não são o futuro, são o presente, pois têm condições de contribuir para a formulação dessas políticas públicas”, salientou.

“Torcida contra”

Nas Explicações Pessoais, Rosa discursou em defesa da gestão do Prefeito Luizão. “Gostaria de reiterar o resgate de obras que, desde 2009, têm sido feitas. E não foram poucas. Essa gestão reabriu o Hospital e Maternidade, criou mais de 2.500 vagas na Educação Infantil, só para citar alguns feitos. Não há como apagar o que foi feito”, lembrou.

Rosa acrescentou outras obras de destaque da Prefeitura, a exemplo das creches, das obras na Jacob Macanhan, da limpeza dos rios. “Essas obras que estão dando certo deixam algumas pessoas tristes. Essas pessoas ficam felizes quando algo dá errado. Vamos enfatizar a esperança e a clareza de que o bom trabalho está sendo feito. É preciso considerarmos que o país está parado, por conta da crise no Governo Federal. Isso se reflete nos municípios, e na obra do velódromo. O Ministério das Cidades está procurando intervir junto ao Tribunal de Contas do Estado para equacionar essa questão do modelo de licitação, o que gerou o impasse. A obra foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União. O impasse foi gerado no Tribunal de Contas do Estado”, avaliou.

Armazenagem do velódromo

Sobre a suspeita de focos de dengue no local de armazenagem da estrutura do Velódromo, a vereadora esclareceu na tribuna que foi atrás de informações. “Fui à Secretaria de Saúde averiguar sobre essa possibilidade. A Secretaria fez um levantamento e me informou que não há focos de dengue no local. Felizmente, está tudo sob controle nesse sentido”, defendeu.

 

Silvio Star destaca serviço de remoção por ambulâncias em Pinhais

vereador silvio star

O Serviço de Remoção de Pinhais recebeu ao final de abril mais uma ambulância, que será utilizada no transporte de pacientes. A entrega foi realizada à Secretária de Saúde de Pinhais. Este tipo de serviço beneficia os moradores que precisam se deslocar para tratamentos médicos dentro e fora do município.

Segundo a Secretária de Saúde, os veículos atendem a públicos diferentes, de acordo com o atendimento que as pessoas buscam. “Nos últimos anos, a frota passou por uma renovação e os novos veículos foram adquiridos”, comentou Silvio Star.

Atualmente, o Setor de Remoção possui dez veículos para o atendimento da população. Duas das ambulâncias são adaptadas para o transporte de Pessoas com Deficiência, já os micro-ônibus realizam o transporte sanitário de pacientes que realizam hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. Uma ambulância presta serviço exclusivamente para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “Quando ocorrem chamadas de Urgências e Emergências Clínicas, uma ambulância, com um condutor socorrista e um técnico/auxiliar de enfermagem, é acionada. Já para os atendimentos eletivos de consultas e exames especializados aos pacientes acamados, cadeirantes e idosos com dificuldades de caminhar, é necessário realizar o agendamento com até três dias de antecedência. Os pacientes em tratamento de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia devem agendar o transporte diretamente no setor responsável, mediante a uma declaração da unidade onde realizam o tratamento”, informou Silvio.

Serviço

Para agendamentos e informações sobre o transporte sanitário em Pinhais ligue para (41) 3912- 5380.

 

“Velódromo ainda não saiu do papel devido ao embargo do Tribunal de Contas do Estado”, lamenta Gilberto

vereador gilberto

Ao abrir seu discurso no Grande Expediente, o Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), comentou sobre as críticas que o Velódromo tem recebido do Vereador Leonildo Sandri na tribuna, quando mais uma vez criticou, nesta sessão da terça-feira (12/04), o atraso no cronograma estabelecido pelo projeto. “Essa obra infelizmente ainda está parada. Mas há pessoas que estão torcendo contra. O problema ocorreu na fase de licitação, como já repetimos aqui diversas vezes. O Tribunal de Contas do Estado embargou a licitação por conta do modelo utilizado, o RDC. Também sou um dos que sente muito por essa obra ainda não ter sido iniciada. Mas estamos à mercê da decisão do Tribunal de Contas do Estado. É lamentável que um projeto desse porte, que prevê um complexo esportivo com capacidade para mais de mil e quinhentas pessoas, e que possibilitará a prática de diversas modalidades esportivas, ainda não esteja sendo executado. Temos, de cobrar, sim, agilidade nesse projeto”, defendeu.

Série de obras que deram certo

Gilberto frisou que a Câmara, assim como qualquer ente público ou pessoa, é passível de erros. “Talvez, tenhamos errado ao aprovar o projeto do Velódromo. Mas não nos esqueçamos de tantas outras obras que aprovamos aqui e que deram certo, a exemplo dos nove CEMEIs; das seis escolas em tempo integral; do Centro da Juventude; do Ceart; do Instituto Federal, que completou um ano esses dias, atendendo já 170 alunos presenciais e mais de mil via aulas web. Curioso que essas obras que são sucesso, nenhum dos vereadores que criticam o velódromo, foi visitá-las, ou compareceu à inauguração”, acrescentou.

TCE e suposta motivação política

A expectativa, continuou o vereador, é que a obra do velódromo saia do papel, apesar dos entraves. “Espero que o Tribunal de Contas do Estado não esteja agindo politicamente. Que perceba os benefícios que esta obra trará à cidade e à Região Metropolitana, ao estado do Paraná. Espero que não esteja ocorrendo nenhum tipo de artimanha motivada apenas por interesses políticos”, considerou.

Ao concluir, enfatizou que, desde 2009, o município tem ganhado muitas obras de grande importância, que foram viabilizadas sem dificuldades. “O que vejo acontecer em Pinhais, desde 2009, são muitas obras sendo viabilizadas, suprindo demandas importantes. Somos todos passíveis de erros. Mas temos muito a comemorar e os colegas vereadores que apenas criticam parecem não enxergar isso. Temos de exaltar o que tem sido feito de bom nessa cidade”, concluiu.

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar voltou a comentar sobre o Velódromo, destacando a referência do Vereador Leonildo à empresa SIAL, vencedora da licitação para construir o Velódromo. “O Vereador disse que a SIAL está denunciada na Operação Lava-Jato. Sim, é verdade. Mas essa mesma empresa também foi contratada pelo Governo do Estado para construir a sede do Tribunal de Justiça do Estado. Então, essa alegação não faz sentido. Não seria esse o motivo para o Tribunal de Contas barrar a licitação. O motivo, já esclarecemos aqui, trata-se de entraves burocráticos em relação ao modelo de licitação adotado, o RDC”, reiterou.

Regularização fundiária

Gilberto ainda completou que as políticas públicas de Pinhais, em parceria com a Câmara Municipal, têm trazido grandes benefícios à população. “Esse é o papel dos poderes, implementar projetos de boas políticas públicas, a exemplo da regularização fundiária que a gestão tem realizado. Essa gestão inclusive criou um Departamento específico para regularização fundiária, em 2009. Muitos munícipes que não contavam com título do terreno aonde moram estão tendo sua documentação regularizada”, pontuou.

Guarda Municipal

A implantação da Guarda Municipal, durante a gestão do Prefeito Luizão, também foi lembrada. “A Guarda havia sido criada para cuidar do patrimônio público, apenas. Mas terminou por fazer o trabalho de segurança pública no município. E tem feito muito em prol da segurança, atuando em conjunto com a PM. Todos os dias, temos casos de atuação da Guarda junto à segurança pública, ajudando a prender bandidos, a evitar assaltos e outras ocorrências”, lembrou.

 

Joãozinho Ribeiro apresenta projeto que garante direito à amamentação em locais públicos

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) apresentou, no Grande Expediente, mais um projeto de lei de sua autoria protocolado na Casa. Este projeto dispõe sobre garantir o direito ao aleitamento materno em todos os locais públicos do município, a exemplo de estabelecimentos comerciais, repartições e órgãos públicos e outros. Todo estabelecimento privado ou órgão público no município deve permitir que mães amamentem seu filho com leite materno independentemente de existirem áreas apropriadas para isso. O direito ao aleitamento materno é garantido pela Constituição Federal e é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, que recomenda o aleitamento materno até os seis meses de idade, como única fonte de alimentação do bebê”, disse.

O parlamentar enfatizou ainda a importância do aleitamento materno e falou sobre os motivos que o levaram a propor tal projeto. “O leite materno é fonte de uma nutrição completa e saudável para o bebê e não deve sofrer nenhuma restrição ou constrangimento em seu fornecimento. Esse projeto foi motivado por uma situação que presenciei com uma munícipe. Ao passar em frente à Caixa Econômica, havia uma mãe amamentando seu filho enquanto esperava o táxi. Ela, quando me viu, ficou envergonhada, tentando esconder que estava amamentando. Eu a indaguei sobre o porquê do constrangimento e ela me respondeu que ficou com receio, vergonha, inclusive, cogitando a possibilidade de ser advertida ou presa. Enfim, mães que amamentam não podem ser constrangidas de forma alguma nessa atividade sagrada e fundamental para o bebê”, explanou.

 

“É justo reconhecer que a gestão do Luizão está entre as melhores do Paraná”, diz Binga

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) ocupou a tribuna, no Grande Expediente, para defender a gestão municipal das críticas que tem recebido de alguns vereadores. “Há alguns vereadores que apenas criticam, mas não há como não enxergar as grandes obras que essa gestão tem feito. Desde 2009, tenho acompanhado e vejo muitas creches inauguradas, muitos quilômetros de asfalto, dois bosques municipais, o Hospital Municipal reaberto, a implantação da Guarda Municipal. Está nos olhos de todos. Mas parece que há alguns que não enxergam essas coisas boas. Independente das críticas, o povo sabe do que está sendo feito, tanto que esta gestão conta com um índice de aprovação elevadíssimo. As críticas não têm afetado a percepção da população, que é positiva. Não sou político de trocar de lado, de partido. Todos que acompanham minha trajetória sabem disso. Mas em sete anos de gestão, posso afirmar que se trata de uma das melhores administrações do Paraná e do país. Já votei contra alguns projetos, mas não deixo de reconhecer e exaltar que essa gestão é uma das melhores que o Paraná já viu”, defendeu.

Desenvolvimento do município é notório

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar valorizou os pontos positivos do município e da gestão. “Vendo com clareza, essa cidade tem um diferencial, por isso vemos tantos candidatos por aqui. Muitas vezes, a gente tem de ser grato a Deus e ao Luizão, que tem feito um trabalho gigantesco no município. Não vi, em todos os anos nesta cidade, alguém trabalhar mais do que o Luizão. Desde 1977, moro aqui. Criticar é fácil. Mas vejamos o projeto de revitalização da Avenida Iraí, por exemplo, já está sendo executado. A limpeza dos rios, sempre feita periodicamente, evitando grande parte das enchentes que antes tínhamos. São muitos exemplos. Pinhais é um município ainda jovem, de 24 anos, apenas. Quando comecei como vereador, não havia sequer um caminhão da Prefeitura para juntar galhos de árvores. Os vereadores nem recebiam salário. Vamos pedir e torcer para que melhore ainda mais esta cidade, mas tenho muito orgulho de dizer que sou político daqui”, concluiu.

 

Márcia destaca importância da participação da juventude na elaboração de políticas públicas

vereadora marcia

O Fórum Municipal da Juventude foi destacado pela vereadora Márcia Ferreira (PMDB), que é a propositora da Lei Municipal 1522 de 2014, que criou o Conselho Municipal da Juventude de Pinhais. “O Fórum Municipal da Juventude, realizado em 11 de abril, foi um evento para entrar para a história, pois contou com expressiva participação dos nossos jovens e demonstrou de forma clara a relevância do nosso Conselho Municipal da Juventude na promoção da participação da Juventude nos processos decisórios e na elaboração de políticas públicas para nossa cidade. Muito me honra ver a atuação desse Conselho, que representa uma voz permanente para a juventude em nossa Cidade e que é resultado de um Projeto de Lei Municipal de minha autoria, aprovado nesta Casa. Ele foi criado para atender uma reivindicação que nossos jovens tinham há muitos anos, quando pediam a maior participação nas decisões de nossa cidade, especialmente para que pudessem debater e elaborar políticas públicas que atendam demandas especificas da nossa juventude. É um espaço para fazer prevalecer a opinião de jovens para os jovens. Hoje fico muito feliz, com sensação de dever cumprido, porque o Conselho se tornou uma realidade para nós. Parabéns aos membros Conselho da Juventude de Pinhais e aos servidores da Secretaria de Assistência Social pela organização Fórum e pela promoção deste importante debate em torno das cotas. A nossa juventude precisa ter vez, voz e voto nas discussões políticas e cada vez mais ser protagonista da história da nossa cidade, estado e país”, colocou.

Nas explicações pessoais, a peemedebista teceu alguns comentários sobre a o desenvolvimento da Cidade de Pinhais. “Hoje vivemos em uma cidade que nos dá muito orgulho e sem a menor sombra de dúvidas ainda terá muitos avanços que farão deste nosso pequeno município um dos mais desenvolvidos do Paraná e do Brasil. Vivo nesta cidade há mais de 40 anos e é notório o progresso que tivemos, especialmente nos últimos anos. Tenho orgulho de fazer parte dessa construção, desde minha adolescência, atuando nos movimentos sociais, nos debates políticos por melhorias para a população, no voluntariado, no meu trabalho como chefe de divisão da assistência social de Pinhais, no fim da década de 90 e começo de 2000, e, especialmente, nos últimos anos como Secretária Municipal de Assistência Social e agora Vereadora. Na minha gestão a frente da área social de Pinhais, implantamos a Casa de Passagem, o Albergue, a Assistência Judiciária Gratuita e construímos importantes equipamentos, a exemplo dos CRAS, o CREAS, do Centro da Juventude, do Centro de Convivência do Idoso, os Núcleos de Inclusão Produtiva e Convivência Familiar e tantos outros que ampliaram e garantiram o acesso das pessoas a seus direitos. Agora como Vereadora, tenho trabalhado muito no desenvolvimento de projetos (já são mais de 40 aprovados), no atendimento das demandas da população, no apoio as ações da Prefeitura e na fiscalização, que a mim também cabe”, completou.

Velódromo

“Quando é discutida a questão do velódromo nesta Casa, afirmo que devemos, sim, buscar uma solução para esse impasse. Nós votamos nesta Casa a construção de um complexo esportivo, onde teríamos, além de ciclismo, outras atividades esportivas e culturais desenvolvidas. Queremos que o projeto seja executado conforme foi aprovado e agora devemos nos unir e fazer o que for necessário para resolver essa questão. Me proponho a ajudar e se necessário visitar o Tribunal de Contas para cobrar celeridade na liberação da obra, pois essa também é função dos vereadores e vereadoras. Nesse sentido, de buscar apoio a nível estadual e federal, já tenho atuado desde o início do meu mandato e já consegui, por exemplo, trazer recursos federais através de emendas parlamentares que somaram mais de R$ 650.000,00 mil reais para investimentos em saúde, asfalto, calçadas e esporte”, afirmou.

FESTCINE Pinhais

A Vereadora parabenizou o Departamento de Cultura pelo início da 4ª edição do Festival de Cinema Curta Pinhais – FESTCINE, “Prestigiei a abertura do quarto Festival de Cinema Curta Pinhais – FESTCINE, como tenho feito ao longo dos últimos anos, desde a primeira edição. Parabenizo o Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela realização de mais uma edição deste importante Projeto, que leva de forma gratuita a cultura, estimula nossos artistas e fomenta a produção da sétima arte como instrumento para retratar os dramas e os sonhos da nossa população”, finalizou.

 

Notícias de Gabinete

Passarinho parabeniza posse do Conselho Municipal de Educação de Pinhais

vereador passarinho

Os novos membros do Conselho Municipal de Educação de Pinhais, para a gestão 2016/2020, tomaram posse em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação (SEMED), na tarde da última quinta-feira (7).

Fundamental aliado no procedimento de construção de uma educação de qualidade no município, o Conselho Municipal de Educação, foi criado pela lei nº 1055, de 23 de dezembro de 2009, alterado pela lei 1722 de 30 de março de 2016.

Representando a Câmara Municipal, esteve presente no evento o vereador Passarinho. O Conselho é um órgão colegiado, que conta com representantes do poder público municipal e da sociedade civil, sendo estes de instituições ligadas à educação. Dentro do sistema é o órgão responsável pela legislação educacional, que regulamenta, fiscaliza e propõe medidas para melhoria das políticas educacionais municipais. “Tive a honra de representar o Legislativo na posse do Conselho Municipal de Educação de Pinhais. Desejo a todos os novos conselheiros e seus suplentes sucesso nessa nova empreitada”, congratulou.

Sessão Solene

Na última quinta-feira (14), a Câmara de Pinhais realizou uma Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário para o Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito Haroldo Demarchi Mendes, Ilustríssimo Sr. Dr. Henrique Cesar Alves Cleto e o Ilustríssimo Sr. Osmair José Pereira da Silva, MD, Superintendente da Polícia Civil. “Tive a grata satisfação de participar desta Sessão Solene. Fui o propositor do Título ao Osmair e contei com a aprovação unanime dos nobres colegas vereadores. Este é, sem dúvidas, um momento marcante na vida de qualquer cidadão. É uma homenagem que proporcionamos para as pessoas que, além de seu trabalho, atuam em favor da comunidade com esmero e carinho, dedicando horas de suas vidas para o bem-estar e/ou ajudar a sanar dificuldades das pessoas. Sinto-me feliz pela participação nesse evento que, com certeza, vai deixar uma marca indelével na vida pessoal e profissional dos homenageados. Deixo meu abraço especial ao meu amigo Osmair”, completou.

O delegado da Polícia Civil Fábio Amaro, homenageado outrora com o Título de Cidadão Honorário de Pinhais também esteve presente no evento. “Agradeço a presença do Fábio Amaro nesta noite. Quero, aqui, enaltecer os trabalhos de organização que foi muito bem conduzido pelos funcionários de nossa casa de Leis. Enfim foi um momento de festa e felicitações”, concluiu.

 

Jane Carteira ressalta seu trabalho pelo município e população de Pinhais

jane

A vereadora Jane Carteira (PR) afirmou que tem trabalhado incansavelmente para atender aos munícipes que a procuram, e tem debatido constantemente todos os assuntos relacionados à cidade. “Quero agradecer aos meus amigos que têm me recebido em suas casas. Peço desculpas por conseguir atender a todas as chamadas para visitas, mas dentro de pouco tempo irei a cada casa que fui convidada, para que possamos debater sobre melhorias para a nossa cidade”, garantiu.
Jane reafirmou o seu orgulho por estar vereadora e poder ajudar as pessoas que a procuram. “Como todos sabem, para mim não existe horário e nem dia para atender as pessoas. Desde quando assumi a cadeira de vereadora, estou comprometida em servir ao povo, e é isso que eu tenho feito todos os dias. Procuro sempre auxiliar em tudo o que está ao meu alcance, desde um funeral, orientando sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura e prestando a solidariedade à família, até um abraço amigo às pessoas que num momento precisavam. Sinto-me orgulhosa e tenho a convicção que estou trabalhando de coração aberto à cidade que me deu o diploma de vereadora. Tenho visitado todas as obras e conversado com secretários municipais, para poder atender ainda melhor a nossa população”, afirmou.

Requerimentos e Projetos de Lei

A parlamentar ainda ressaltou que tem encaminhado requerimentos ao Poder Executivo, visando melhorar a qualidade de vida da população. “Tenho feito o que a minha obrigação, como vereadora, manda. Encaminhei projetos e requerimentos que buscam amenizar as dificuldades que os nossos munícipes têm enfrentado no dia a dia. Encaminhei vários requerimentos, fiz centenas de ofícios, e quase todos foram atendidos. Quero agradecer a cada secretário municipal que não mediu esforços para atender as solicitações da população. Quero ainda agradecer a cada vereador que entendeu os meus projetos, meus requerimentos, e votaram a favor. Podem ter certeza que o que depender de mim e for bom para a cidade votarei junto com os senhores vereadores e vereadoras”, complementou.

Obras em Pinhais

Ao finalizar, a vareadora parabenizou a Secretaria de Obras de Pinhais pelas obras realizadas nos bairros da cidade.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress