sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 11/08/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 11/08/2015

por Vanessa Martins de Souza

Binga destaca VII Copa Pinhais e repudia preconceito contra estrangeiros no Brasil

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) cumprimentou os times participantes da VII Copa Pinhais, em especial, enviando suas congratulações à equipe campeã, o ‘Manilha’ e ao ‘Inter’, bem como aos vice-campeões ‘Fênix ‘e ‘Atlético Pinhais’. “Parabenizo, também, ao Prefeito Luizão, que marcou presença na final e tem feito de tudo pelo esporte nessa Cidade. Agradeço à PM, à Guarda Municipal, aos secretários e aos vereadores Márcia e Airton Passarinho, bem como a todo o público que esteve presente”, agradeceu.

Ao discursar sobre a violência contra estrangeiros no Brasil, o parlamentar revelou sua preocupação com o que tem acontecido, especialmente, contra os haitianos. “O brasileiro sempre foi visto como um povo ordeiro, digno, mas, hoje, quem vem de fora, de outro país, tem sido hostilizado, perseguido, aqui. É preciso lembrar que temos 3 milhões de brasileiros vivendo fora do país. Os estrangeiros vêm para cá porque são pessoas que acreditam numa vida melhor, num mundo melhor. Deixo aqui meu repúdio a toda e qualquer discriminação a estrangeiros”, manifestou.

Desafios do SUS

O trabalho da Secretária Municipal de Saúde, Adriana, foi valorizado pelo Vereador. “Administrar a pasta da Saúde não é nada fácil. Nossa saúde pública tem de melhorar muito, não é um problema apenas municipal, é nacional. Dizer que a saúde pública está bem não passa de historinha. O SUS é um problema do Brasil”, avaliou.

Fortalecimento do PPS

Nas explicações pessoais, a atuação do PPS em Pinhais e o fortalecimento da sigla, foram valorizados pelo parlamentar. “O PPS está na segunda colocação em Pinhais, depois do PT. Tivemos dois lançamentos de candidaturas a prefeito e perdemos. O PPS Pinhais está numa fase de reestruturação sob meu comando. Temos feito muito pelo partido e acredito que sei fazer política partidária. Faz seis eleições consecutivas que venço. Acredito que tenho um pouco de qualidade política. O objetivo é nos fortalecer ainda mais. Parabéns aos partidos de Pinhais que têm pontuado bem nas eleições”, salientou.

Críticas da mídia a vereadores

Binga ainda falou das críticas que os vereadores costumam receber, a exemplo de reportagens negativas e equivocadas divulgadas na mídia. “Faz-se várias críticas aos vereadores, mas esquecem de olhar o que significa a palavra de um vereador. O voto na urna é que decide.

Queremos responsabilidade pelo que sai na mídia. A mídia se pauta por críticas à vereança, mas é preciso lembrar que, de todos os cargos eletivos, o vereador é o único que o povo ainda consegue encontrar nas ruas depois das eleições. Recentemente, uma reportagem criticava a vereança, apontando-a como culpada por todos os problemas da política. É preciso mais responsabilidade e bom senso ao criticar”, indignou-se.

 

Joãozinho deverá protocolar requerimento para reforma de quadra de tênis e pede assinatura do Presidente da Casa

vereador joaozinho

Na sessão plenária, o Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) falou sobre seu requerimento pedindo reforma na quadra de tênis do Jardim Cláudia. “Fiz requerimento verbal na presença do Secretário José Martins, de Esportes. Mas, até o momento, ele não tocou no assunto. Assim, já estou protocolando um requerimento formal. Os vereadores têm a prerrogativa de formalizar requerimentos e, inclusive, a assinatura de mais de um vereador garante mais força. Gostaria de pedir a assinatura do Presidente da Casa, Vereador Gilberto, que também é morador daquele bairro. Em uma conversa com munícipes, eles me disseram que têm de se deslocar para o Maria Antonieta, para usar a quadra de lá. E quem não tem carro? Temos uma infraestrutura maravilhosa e a quadra apenas precisa de pequenos reparos. Acredito que seja uma obra de baixo custo, a calçada dá pra tapar buracos, precisa de uma pintura, também. Caso o Secretário não faça essa reforma, podemos, nós, mesmos, fazer, em uma obra voluntária junto com a população e a devida autorização do Prefeito. É necessário, também, melhorar a iluminação do local”, solicitou.

Demanda por vaga em hospital de especialidades

Nas explicações pessoais, o parlamentar fez um acréscimo aos comentários do Vereador Binga, sobre o trabalho dos vereadores. “É verdade o que o Binga disse, sobre nossa labuta diária. Quando um vereador quer trabalhar, tem bastante trabalho. Designei dois dias, segundas e sextas-feiras, para atender a comunidade em meu gabinete. Temos trabalhado bastante. Também estou sempre visitando secretarias e obras. Ontem, uma moradora veio me solicitar emprego. Só que eu já tinha dois problemas para resolver. Um caso, era de uma senhora de 70 anos, com pedra na vesícula, e que estava esperando cirurgia após consulta na UPA 24 horas. Entrei em contato com o assessor de um deputado estadual para conseguir vaga num hospital de especialidades para ela. Outro caso, era a demanda por ambulância para levar uma pessoa com deficiência. Ela precisa fazer coleta de sangue para exame preparativo a uma cirurgia, que fará na quinta-feira. Aliás, tive uma divergência com a Secretária Municipal de Saúde por conta da necessidade dessa ambulância. No tempo do saudoso Secretário Padilha, ele atendia ao povo. A Secretária Adriana ficou de resolver. Caso a ambulância do município não leve o paciente, eu mesmo vou levar”, relatou.

Demanda por leite materno e ambulância

Outra demanda relatada pelo Vereador, foi relativa a uma moradora do Alto Tarumã, mãe de gêmeos, que solicitou leite materno nos postos de saúde, por não ter condições de comprar. “A Secretaria deu três latas de leite para esta munícipe, mas ela precisa de mais. A Secretaria alega não poder fornecer mais. Orientei essa mãe a denunciar o caso no Ministério Público, para que este notifique a Secretaria. Tenho pedido esses atendimentos na área de saúde para as pessoas, para os munícipes da cidade, não são para mim. Inclusive, quero me inscrever para o encontro em Paranaguá, ao qual esta Casa recebeu convite, enviado pelo Deputado Estadual Paranhos, sobre Direitos da Infância. Quero conhecer melhor quais são os direitos dos bebês”, complementou.

 

“PPS visa eleger de três a quatro vereadores em 2016”, diz Silvio Star

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS) comentou, nas explicações pessoais, sobre o favorável quadro do PPS de Pinhais, para as eleições de 2016. “Temos um time forte, o partido está bem conduzido. Nosso objetivo é fazer de três a quatro vereadores nas eleições municipais de 2016”, ressaltou.

O bom trabalho da Secretaria Municipal de Saúde foi reconhecido pelo parlamentar. “Quero agradecer à Secretária de Saúde, Adriana, pelo bom trabalho que tem feito. Sabemos que a saúde pública apresenta uma demanda grande e crescente. Mas, infelizmente, não temos recursos suficientes para atender toda a demanda”, considerou.

O Dia do Advogado – 11/08 – foi enaltecido pelo Vereador, que parabenizou aos advogados da Casa, Marcelo e Juliana, e também aos Vereadores Airton Ferreira (PSC) e Demétrio Tonon (PP) e aos advogados Dra. Giovanna e Dr. Wendel, de escritório de advocacia situado no município.

Obras de pavimentação

O parlamentar demonstrou satisfação ao saber que as obras de pavimentação e drenagem na Rua Agostinho Santos, no bairro Maria Antonieta, deverão ser iniciadas, após reunião na Prefeitura. “Em reunião com o Prefeito, e os secretários de Governo, Lukala e o de Obras, Mário Stier, foi decidido que essa obra será realizada. É uma reivindicação antiga da comunidade que será atendida, enfim”, comemorou.

Limpeza e desassoreamento dos rios

O trabalho de limpeza e desassoreamento dos rios do município, empreendido pela Secretaria de Obras, foi elogiado pelo Vereador. “Agradeço por esse trabalho da Secretaria. Hoje, vi a limpeza na foz do Rio Palmital com o Iraí. É providencial esse trabalho, visto que os meses de chuvas torrenciais se aproximam”, agradeceu.

Ao finalizar, parabenizou pela nomeação do novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira Júnior. “Parabéns pela nomeação, Genésio. Parabéns ao Prefeito pela escolha apropriada. Tenho certeza que o Genésio fará um excelente trabalho“, congratulou.

Pêsames a familiares da servidora Rosângela

Também enviou pêsames à família da servidora municipal ‘Rosângela’, recentemente falecida. “Meus sentimentos aos familiares da Rosângela. Era servidora municipal, minha vizinha. É triste. Mas Deus sabe de todas as coisas. Tenho certeza que ela fez o melhor”, lamentou.

 

Vereador Tavinho elogia organização do campeonato e desempenho das equipes e torcidas da VII Copa Pinhais de Futebol

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) expressou seu pesar pelo falecimento da servidora Rosângela, enviando seus sentimentos à família da munícipe. “Meus sentimentos aos familiares”, disse.

O parlamentar também parabenizou aos advogados, pelo Dia do Advogado, comemorado nesta terça-feira, 11 de agosto, e desejou sucesso ao novo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira Júnior.

Sobre o novo titular da pasta, o Vereador acrescentou que todos sabemos de sua capacidade e que se trata da pessoa certa no lugar certo.

VII Copa Pinhais

A VII Copa Pinhais de Futebol também foi abordada pelo petista. Tavinho parabenizou as todas as equipes participantes, destacando seus cumprimentos aos vencedores das séries A e B, ‘ Inter’ e ‘Manilha’. “Foi uma belo campeonato, onde destacou-se também o ‘Atlético Pinhais’. Não houve nenhum incidente, nenhum tumulto ou desavença que pudesse manchar o campeonato. Estão todos de parabéns, desde a torcida, as equipes, passando pelos organizadores, com o pessoal da Secretaria de Esportes fazendo um grande trabalho. Esse campeonato provou que futebol se ganha no campo. Os times vencedores venceram porque mereceram”, concluiu.

 

Airton Ferreira destaca obras de pavimentação no município de Pinhais

vereador airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) agradeceu ao Poder Executivo Municipal por abrir espaço para requerimentos dos vereadores. “Temos muitas obras de pavimentação em andamento em decorrência de nossos requerimentos, a exemplo da Rua Joaquim Nabuco, no Vargem Grande, da Rua Euclides Bandeira, e outras ruas de nosso Município já estão recebendo pavimentação definitiva no lugar de antipó. E as obras de drenagem dos rios de nosso município continuam para ajudar a evitar enchentes. Pessoas de outros municípios elogiam Pinhais e a Administração. E temos que enaltecer o trabalho do Legislativo, que colabora, aprovando os projetos do Executivo. Sem a aprovação do Poder Legislativo, nada poderia ser feito, mas devido a boa administração do Prefeito Luizão e as obras que venham a beneficiar nossa comunidade sempre terá o respaldo desta casa de leis”, observou.

Secretário Genésio de Siqueira

Airton também parabenizou ao novo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira. “O Genésio já possui uma longa experiência na Secretaria, é competente e tenho certeza que fará um belo trabalho a frente da nova pasta”, congratulou.

O assessor de gabinete, ‘Ronaldo’, também foi parabenizado pelo vereador, por participar da Ultramaratona de Morretes a Guaraqueçaba, num percurso de 52 km, obtendo a 1ª colocação na sua categoria, ou seja de 40 a 44 anos, um exemplo aos mais jovens. Temos que valorizar o esporte e nossos esportistas.

Reunião do PSC municipal

Outro assunto colocado foi sobre a reunião do PSC municipal, no último dia 5 de agosto na Arena Ceschin. “Efetivamos novas filiações, entre elas a do Dr. Marcos Ceschin (Médico e empresário), a do Colunista Sady Ricardo, proprietário do jornal Agora Paraná e ex-vereador de Curitiba e o Paquito, nomes que só vem engrandecer o nome do partido. Queremos estar preparados para as eleições de 2016, não temos nada ainda definido para candidatura própria para Prefeito, mas temos bons nome na sigla PSC Pinhais e estamos trabalhando com otimismo. Nosso objetivo é fazer de três a quatro vereadores em 2016. Queremos trabalhar com ética, defendendo a continuidade das obras para a população a fim de que Pinhais seja muito mais reconhecida em nosso País e fora dele”, destacou.

 

Gilberto parabeniza pentacampeão da VII Copa Pinhais e a todas as equipes participantes

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), iniciou seu discurso parabenizando ao time pentacampeão da VII Copa Pinhais, que teve sua final no domingo (09/08). “Parabéns ao campeão e ao vice da série prata, Manilha e Atlético, e ao Inter e Fenix, campeão e vice da série ouro. Tivemos uma final muito boa. Foi um campeonato com jogos bem disputados, tanto na série A como na série B. Parabéns a todas as equipes e aos organizadores, em especial a equipe do Manilha e a do Fênix da minha região”, congratulou.

Pelo Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, o Vereador parabenizou aos vereadores Demétrio Tonon (PP) e Airton Ferreira (PSC), além do advogado da Casa, Marcelo.

Violência, racismo e discriminação

Complementando o discurso do Vereador Binga sobre violência no país, o parlamentar revelou sua indignação com a violência praticada contra haitianos, em São Paulo. “Fiquei abismado. Já mataram sete haitianos em São Paulo. Isso é preconceito, discriminação a imigrantes. É grave. Além da questão social, há o racismo contra o negro, que é o que mais acontece no mundo. É preocupante. Somos todos iguais, vamos todos pra o mesmo buraco após a morte”, indignou-se.

As manifestações de violência nas redes sociais também foram comentadas pelo Vereador. “Nas redes sociais, há pessoas que pegam pesado, também. Contra a Presidente Dilma, por exemplo, tenho visto manifestações agressivas. Independentemente de ela estar se saindo bem ou não no Governo, temos de ter respeito. Vejo pessoas a chamando de ‘vaca’, de isso ou aquilo. Como vamos combater a violência se instiga-se contra a nossa própria Presidente da República? Antes de tudo, a Dilma é mulher e mulher é mais sensível. Temos um problema cultural no país, está nas redes sociais, nas ruas, de violência, de discriminação, de preconceito contra negros, nordestinos. Onde vamos parar? Alexandre, O Grande, deixou um célebre provérbio. Antes de morrer, pediu os melhores médicos. E que espalhassem todo seu ouro, suas riquezas pelo chão das ruas, dizendo: ‘Nem o melhor médico do mundo vai me salvar. Vou voltar à terra sem nada nas minhas mãos’”, finalizou.

“Usar influência de deputado é uma forma de corrupção”

Nas explicações pessoais, Gilberto respondeu ao discurso do Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB). Joãozinho contou que usou a influência de um deputado estadual para conseguir vaga em hospital para um munícipe. “Sou contra essa política de ligar para deputado para que consiga vaga em hospital. Já que o vereador disse a outra munícipe que faça denúncia ao Ministério Público por não conseguir leite para seu filho aqui no SUS do município, por que não pediu a esse outro munícipe que denunciasse também ao MP por um leito no hospital do Estado? Infelizmente, essas práticas de usar influência de deputado para furar a fila de vaga em hospital são comuns. Mas terminam por tirar a vaga de outra pessoa que já estava esperando. Uma prática lamentável, enfim, e que acontece em todo o país. Felizmente, a saúde pública de Pinhais melhorou muito. Em mandatos passados, eram absurdas as reclamações. A central de leitos e de especialidades é de responsabilidade do Governo do Estado. Apelar para influência de deputado a fim de conseguir vaga em hospital é um tipo de corrupção, também. Não é assim que vamos melhorar a saúde pública”, criticou.

 

Dia Municipal das Artes e Mobilização pelo Combate à Violência Contra a Mulher são destacados pela Vereadora Márcia

vereadora marcia ferreira

O Dia Municipal de Mobilização Pelo Combate à Violência Contra a Mulher (07/08) é resultado de  lei municipal de autoria da Vereadora Márcia Ferreira (PMDB). A peemedebista lembrou na tribuna que o município conta com diversos órgãos públicos de apoio que trabalham em conjunto, a exemplo do CREAS, do Fórum e da Delegacia. “O projeto tem como objetivo mobilizar toda a sociedade no combate à violência. O Município de Pinhais apresenta um elevado índice de violência contra a mulher e precisamos dar um basta nesta violência que tem tirado a vida e deixado marcas profundas em nossas mulheres. Precisamos denunciar todas as formas de violência contra as mulheres no disque 180, CREAS ou na Delegacia. Basta de violência contra a mulher”, lembrou.

O Dia Municipal das Artes, lei municipal de autoria da Vereadora, foi criado para dar visibilidade aos artistas locais, valorizar e estimular a produção artística em Pinhais. “Nossa cidade é repleta de artistas. Em Curitiba, existe uma grande quantidades de artistas do calçadão da XV e da Feirinha do Largo da Ordem, e muitos lá são de Pinhais. Temos o projeto Cultura Viva, o qual solicitamos a regulamentação ao executivo municipal, para reconhecer    nosso pontos de cultura como a Casa Amitaba, o Projeto Aldeia dentre outras que dão visibilidade e incentivo a nossos artistas. Nossos artistas precisam ser reconhecidos e valorizados, inclusive, sendo remunerados. Precisamos reconhecer a arte como profissão e o valor fundamental do artista em nossa sociedade”, defendeu.

Pesar pelo Falecimento de Rosangela Regly

A Vereadora declarou na tribuna seu profundo pesar pelo falecimento da servidora púbica municipal Rosângela Regly. “Foi muito triste a despedida da minha amiga Rosângela Regly, servidora da Prefeitura Municipal, uma mulher de fibra, grande guerreira que nos últimos tempos enfrentou com muita coragem e fé a luta pela vida. A Rosangela deixará para todos nós uma lição de vida, um exemplo de esposa, mãe, filha dedicada, e uma amiga querida a todos, sempre disposta a ajudar o próximo, um enorme coração. Uma mulher fiel a Deus e a sua palavra, e na palavra dele devemos confiar, pois Jesus Cristo ressuscitou e prometeu vida eterna para seus filhos. O céu ganhou um presente, uma pessoa de bem, que estará em vida eterna ao lado do Pai. Descanse em paz minha querida amiga Rosangela, e que Deus em sua infinita bondade conforte o coração do seu esposo Zaqueu, seu filho Leonardo, de seus familiares e amigos”, afirmou.

Copa Pinhais

Marcia Ferreira, que esteve acompanhando a final da Copa Pinhais, parabenizou os clubes e em especial o campeão Manilha, time do bairro Maria Antonieta “A sétima edição da Copa Pinhais foi um sucesso, foram mais de 30 times inscritos. Parabéns a todos os jogadores, os representes dos times, a Prefeitura Municipal pela organização do campeonato, a todos os clubes que demostraram um grande espírito esportivo e em especial ao Manilha, time do bairro Maria Antonieta pela linda e emocionante a vitória na final da série prata”, parabenizou.

 

Airton Passarinho valoriza Semana de Prevenção à Saúde do Homem e ‘Agosto Azul’

vereador passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSC)  discorreu sobre a campanha ‘Agosto Azul’, lei municipal de sua autoria, para prevenção ao câncer de próstata, dentro da Semana de Prevenção à Saúde do Homem, de 07 a 14 de agosto. “Esse meu projeto vai de encontro à Lei Estadual de 2012, que incentiva a participação da comunidade na busca de melhorias nas condições de saúde do homem”, colocou.

O parlamentar elogiou a Secretária de Saúde, Adriana, pelas ações que tem feito. “A Secretária merece elogios pelo belíssimo trabalho que tem feito na Pasta, honrando suas obrigações. Está sempre conversando, fazendo reuniões, buscando fazer o melhor possível”, elogiou.

Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

Passarinho ainda agradeceu às empresas colaboradoras da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, pelos brindes, cortesias e divulgação oferecidos. “Agradeço, especialmente, aos secretários envolvidos no projeto da Semana, que estão honrando esse projeto, assim como a Câmara-Mirim, as entidades e voluntários que estão colaborando como parceiros. Meu muito obrigado a todos”, agradeceu.

Dois falecimentos no município foram lembrados pelo Vereador, o do munícipe Júlio e o da servidora municipal Rosângela. ”Meus sentimentos às famílias. A Rosângela, esposa do Zaqueu, foi minha vizinha. Lamentável a perda dessa amiga, que era servidora do município e um exemplo de mãe”, lamentou.

Novo Secretário

Nas explicações pessoais, Passarinho parabenizou ao Prefeito pela escolha do novo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira. “Tenho certeza que o Genésio dará uma continuidade ao bom trabalho do Zeitel”, afirmou.

Dia do Advogado

O Dia do Advogado comemorado em 11 de agosto foi lembrado, com o Vereador parabenizando na tribuna os advogados presentes na Casa, em especial. “Parabéns, Vereador Airton, e ao Marcelo e à Juliana, nossos advogados da Casa, e parabéns aos estudantes, também”, congratulou.

VII Copa Pinhais

A VII Copa Pinhais, que teve sua final no domingo (09/08) foi outro destaque. “Foram 36 equipes, um campeonato maravilhoso. No domingo, estive lá pela manhã, com os vereadores Binga e Márcia. Na entrega das premiações, gostaria de ter falado, ter feito um apelo para que a gente tivesse a chance de convidar para a Semana Antidrogas. Enfim, meus parabéns aos clubes, aos participantes, ao Clube Atlético Pinhais, que tem o Binga como presidente de honra, ao Inter, ao Fênix. Os esportes têm uma importância também no combate às drogas, ajudando a retirar os jovens do caminho errado. Parabéns ao Secretário de  Esportes, José Martins, pelo brilhante trabalho. Tivemos uma final merecedora de elogios, sem incidentes”, elogiou.

Notícias de Gabinete

“Estou sempre lutando por melhorias para a cidade”, afirma Jane Carteira

jane

A Vereadora Jane Carteira (PR), no final de semana, participou de uma reunião na Rua Euclides Bandeira, na casa do Sr. Donato, com moradores da região e com a presença do Prefeito Luizão.

Os moradores ficaram felizes pela confirmação do asfalto que será feito e agradeceram a Vereadora pelos requerimentos e ofícios enviados à Prefeitura para a realização do asfalto.

Foi realizada outra reunião na Rua Agostinho dos Santos, no Bairro Maria Antonieta, também com a presença do Prefeito Luizão e os moradores da rua. Na ocasião, foi afirmada que em breve será dado início nas obra de pavimentação. “A população só tem a agradecer e fica satisfeita com o trabalho sendo realizado no Município”, afirmou Jane.

A Vereadora apontou ainda outras ruas que já estão em processo de finalização das obras: Rua Agostinho dos Santos, Joaquim Nabuco, Rua Europa, Av. Jacob Macanhan, Rua Azaleia, Rua Marechal Deodoro, Rua Clovis Bevilaqua e a Rua Flamboyant.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A parlamentar parabenizou o Secretário Genésio por assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais. “O Genésio é uma ótima pessoa. Ele é humilde e está sempre alegre, são de pessoas assim que precisamos em nosso município trabalhando com a população. Ele está preparado para esse desafio e irá levar adiante todos os projetos que Zeitel tinha para a melhoria do nosso Município”, disse Jane.

Feira de Adoção

O Bosque Municipal de Pinhais recebe mais uma Feira de Adoção de Animais, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da secção de defesa e proteção animal.

O evento será realizado no dia 30 de agosto, das 13h30 às 17h30. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para com o problema do abandono de animais nas ruas.

Cadastramento Escolar

Os pais das crianças nascidas nos anos de 2010, 2011 e de 10 de janeiro até 31 de março de 2012, deverão comparecer ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) mais próximo de sua residência para preencher a ficha de cadastro, munidos com xerox dos documentos: certidão de nascimento da criança, RG e CPF da mãe ou responsável legal, e comprovante de residência atual (Copel), em nome dos responsáveis.

SAMU – 192

Jane finalizou lembrando que existe diferenciação entre os serviços prestados pelo SAMU e SIATE.
As ambulâncias do SAMU se deslocam para atender emergências clínicas como, por exemplo:
– Dores no peito que surgem repentinamente, que podem ser sintomas de problemas no coração.
– Intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento.
– Perda de consciência, desmaio e hemorragias.
– Crises de convulsão.

SIATE – 193

As ambulâncias do SIATE atendem traumas e ferimentos como, por exemplo:
– Acidentes de trânsitos com um ou mais feridos.
– Socorro a vítimas de ferimentos de arma de fogo, faca, estilete canivete, dentre outros.
– Quedas com ferimentos e fraturas.
– Ataques de animais, como cães e abelhas.
– Choques elétricos graves.
-Afogamentos em lagos e rios.
– Soterramentos.
– Lesões durantes atividades de lazer, como fraturas de futebol, por exemplo.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress