quinta-feira, 25 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 09/02/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 09/02/2016

 

Jane Carteira parabeniza atendimento rápido realizado pela Defesa Civil de Pinhais

jane

A vereadora Jane Careira parabenizou a Defesa Civil do município pelo rápido atendimento, realizado nos últimos dias, aos munícipes que sofreram com as fortes chuvas que atingiram os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Em Pinhais, diversos bairros registraram casos de quedas de árvores, destelhamentos e pontos de alagamento. Neste sentido, a Prefeitura de Pinhais está mobilizada para atender as ocorrências.

Vale ressaltar que a Defesa Civil do município está à disposição e monitora todas as situações que demandem atendimentos. Além disso, as Secretarias de Obras Públicas e de Meio Ambiente também atuam na execução de serviços emergenciais.

Serviços constantes

A Prefeitura de Pinhais tem realizado serviços constantes com o intuito de combater as enchentes no município. Obras de limpeza, dragagem e construção de barreiras de contenção nos rios, além de melhorias no sistema de drenagem são efetuadas com frequência.

Serviço

Em caso de emergência ligue para Defesa Civil de Pinhais, pelo telefone (41) 3912-5799.

Educação de Jovens e Adultos

A parlamentar destacou ainda que as inscrições para o EJA Pinhais (Educação de Jovens e Adultos) já estão abertas. Esta modalidade de ensino é destinada a pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o 1º ao 5º ano (antiga 4ª série), ou que ainda não são alfabetizadas. As inscrições devem ser feitas em uma das seis escolas onde são ministradas as aulas.

Na modalidade de ensino EJA são atendidas pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram os anos iniciais, possibilitando assim, o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Além disso, oferece as condições para adquirir habilidades e conhecimentos necessários ao exercício da cidadania. Nas unidades escolares de Pinhais são atendidos em torno de 200 alunos por ano, que têm acesso aos laboratórios de informática e atividades culturais que complementam as ações pedagógicas.

No ato da matrícula é necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento; CPF; Comprovante de residência (de preferência conta de luz); RG e CPF dos Pais ou responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos.

De acordo com a coordenadora da EJA de Pinhais, Solange Penna, o ensino se dá em três etapas, a primeira com 600 horas de atividades, a segunda e a terceira com 300 horas cada. “As matrículas são realizadas diretamente na escola, durante o dia e também à noite, e o aluno poderá ingressar a qualquer período do ano letivo”, explica.

 

Márcia Ferreira enaltece o Programa Justiça no Bairro

10409775_807802599312488_2708724951797538102_n

A Vereadora Márcia lembrou que, durante as comemorações do aniversário de 24 anos de Pinhais, também irá ocorrer a 11ª edição do Programa Justiça no Bairro. “É importante informar à comunidade que nosso município receberá o Programa Justiça nos Bairros, que este ano será no bairro Vargem Grande, realizado na Escola Municipal Guilherme Ceolin, entre às 9h e às 17h, do dia 12 de março. Neste dia, os munícipes poderão ter acesso a diversos serviços da Prefeitura e também resolver problemas de ordem jurídica, como a definição de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, oficialização de união estável, alteração de regime de casamento, reconhecimento de paternidade, dentre outras demandas da área familiar, de forma gratuita. Também serão ofertadas à população, como a confecção de documentos, atividades voltadas para as crianças, informações sobre os serviços e programas disponibilizados no município. O Justiça nos Bairros ainda conta com um encerramento muito especial, o Casamento Comunitário, uma ação em que muitos casais podem realizar o sonho do casamento. Este é um importante programa para nossa população. Como todos os anos, tenho certeza que será um sucesso, podendo ajudar os munícipes que não têm acesso a esses serviços no seu dia a dia”, apontou

Apresentações dos Músicos de Pinhais

É de autoria da Vereadora Márcia Ferreira a Lei 1527/2014, que ficou conhecida popularmente como “Lei dos Artistas” e que estabelece obrigatoriedade de reservar espaço para apresentações de músicos locais, em shows promovidos ou patrocinados pela Prefeitura Municipal de Pinhais. A Lei entrou em vigor em 2014 e em 2015 seis bandas do município tiveram a oportunidade de se apresentar durante o show de aniversário de 23 anos da cidade.

Segundo a vereadora, a lei tem como objetivo valorizar a classe artística do Município de Pinhais e estimular a produção cultural na Cidade. Márcia ainda ressaltou que cabe ao executivo municipal elaborar os critérios para a seleção dos músicos e das bandas que irão se apresentar no aniversário de 24 anos da cidade e que o edital de convocação deverá ser publicado nas próximas semanas. “Essa lei entrou em vigor em 2014, mas foi consolidada em 2015, durante o aniversário de 23 anos de Pinhais, sendo um grande sucesso. Tivemos belíssimas apresentações dos artistas da nossa cidade: bandas Amitaba, Rasterriv, Matilda, Samba 4, a cantora Marah Souza e a dupla Paula e Pâmela. Acompanhei todas as apresentações e fiquei muito emocionada e orgulhosa com a qualidade musical dos nossos artistas.

Essa foi uma lei pensada para dar oportunidade e valorizar a classe artística de nossa cidade, com remuneração e com um espaço onde nossos músicos possam se projetar no cenário estadual e nacional. Queremos que essa lei sirva de incentivo e estimule a produção cultural em nossa cidade. Cabe a Prefeitura Municipal elaborar os critérios de seleção e o edital de convocação deverá ser publicado nas próximas semanas para que os artistas de nossa cidade que tiverem interesse em se apresentar durante as comemorações dos 24 anos da nossa cidade possam fazer suas inscrições. Pinhais é uma cidade muito rica em talento artístico e precisamos apoiar e incentivar a cultura de nossa cidade”, finalizou a vereadora.

 

Silvio Star participa do lançamento da segunda etapa do programa de revitalização e recuperação dos rios urbanos de Curitiba

DSCF4124

O vereador Silvio Star esteve presente no lançamento da segunda etapa do programa de revitalização e recuperação dos rios urbanos de Curitiba, sendo que a primeira parte do trabalho será desenvolvida na bacia do Rio Atuba, que é um dos somadores do ponto zero do Iguaçu, que se une com o Rio Palmital em Pinhais que passa a se chamar Rio Iguaçu. Como se trata de um rio divisa de municípios, os trabalhadores foram orientados a não se esquecerem dos vizinhos: Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais.

Desta forma, o encontro dos dois rios, Iraí e Atuba, para formar o rio Iguaçu, passou a ser algumas centenas de metros adiante do local original, mas ainda no Bairro Cajuru, junto a ponte da BR-277, rodovia Curitiba – Paranaguá, na divisa dos municípios de Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais, após a estação de captação de água da Sanepar.

O rio Iraí, um dos formadores do rio Iguaçu, nasce com o nome de rio Irazinho, na borda ocidental da serra do Mar, no município de Piraquara, também na Região Metropolitana de Curitiba. Ao receber as águas do rio Palmital, no município de Pinhais, o Rio Irazinho passa a denominar-se rio Iraí. No município de Curitiba, o rio Iraí recebe as águas do rio Atuba, passando esta confluência a ser conhecida como o marco zero do Rio Iguaçu. O rio Iraí atravessa áreas bastante povoadas nos municípios paranaenses de Piraquara e Pinhais, onde recebe uma razoável carga de esgotos domésticos da Região Metropolitana de Curitiba.

O rio Atuba é outro formador do rio Iguaçu, possui grande parte de suas nascentes localizadas no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A entrada deste rio no município de Curitiba ocorre na região norte, no bairro Santa Cândida, onde ele recebe as águas do arroio Cachoeira. A extensão do rio Atuba em Curitiba é de aproximadamente 23 km, sendo que grandes partes de suas margens são habitadas e por este motivo recebe também uma grande carga de poluição proveniente de esgotos domésticos.

Trabalho nas escolas

A ideia para essa segunda etapa é trabalhar com as escolas, com alunos de 10 anos de idade, tornando-os em “repórteres por um dia”. Depois de orientados, eles irão receber o material e serão instruídos de como fazer uma entrevista para levar essas informações à família, levando o assunto SANEPAR DEFESA DO MEIO AMBIENTE para dentro de sua casa. “Pra nós de Pinhais, essa ação da Sanepar é de suma importância. É um projeto de conscientização para os jovens munícipe. Moro em Pinhais há mais de 40 anos e venho de um tempo em que se era possível nadar e brincar em nossos rios. Se tivéssemos consciência ecológica já naquela época, provavelmente isso ainda seria possível hoje. Água é vida!”, declarou Silvio Star.

 

Vereador Passarinho recebe ofício do Secretário de Segurança Pública do Paraná

Em resposta a reunião realizada com o Excelentíssimo Senhor Wagner Mesquita, Secretário de Segurança Pública do Paraná, foi encaminhado ao gabinete do vereador Passarinho um ofício explicando as diretrizes para a contratação de novos policiais militares para o Paraná. “Na ocasião, fomos atendidos pelo secretário e pudemos reivindicar melhorias na Segurança Pública da nossa cidade, como o aumento do efetivo policial militar, mais viaturas e Delegado”, destacou Passarinho.

Segundo o vereador, o encontro foi realizado com o objetivo de que fosse conseguida uma atenção especial nas situações que envolvem os assaltos, roubos e crimes em Pinhais. “Observamos que nossa luta não para por aqui. Novas agendas estão sendo marcadas para que consigamos atingir o atendimento necessário para nosso município”, finalizou o parlamentar.

Abaixo, ofício encaminhado ao gabinete do vereador Passarinho:

oficio

 

 

A corrupção está nas “boas pessoas”

vereador demetrio

Corrupção não é uma doença a ser combatida sazonalmente e sim uma epidemia a ser combatida no dia-a-dia.

Ao acreditarmos que a corrupção se encontra longe de nós, estamos sendo ingênuos ou omissos?

A corrupção não se encontra apenas em Brasília ou na Petrobras, na televisão ou nas rádios, e sim muito mais próxima de nós do que imaginamos.

Não se trata apenas de onde a mesma se encontra, mas quem são os corruptos, pois sem um o outro não sobrevive, falta alimento para que a mesma sobreviva e seja disseminada.

Raciocinemos: Os políticos corruptos são em maior número ou em menor?

Se a sua resposta é que estes são a maioria, não se engane que apenas esta resposta simplista justifique a existência de corrupção.
É necessário que nós respondamos outra pergunta.

Os brasileiros tem sua maioria formada de boas ou más pessoas?

Partamos do pressuposto que a sua resposta tenha sido otimista, ou seja, a maioria das pessoas é boa.

Assim sendo, como esta maioria pôde escolher tantos homens ruins para comandá-la?

Pior, como pôde permitir que estes permanecessem no poder?

Na opinião do Vereador Professor Demetrio, a resposta desta é simples. Está no desinteresse de muitos, em participar da política. Aqui não significando estar filiado a um partido ou ser candidato, mas sim de procurar saber o que de fato está acontecendo, procurando saber quem são as pessoas as quais é confiado seu voto, demonstrando seu repúdio, seu descontentamento, via manifestações públicas, ou simplesmente na internet.

Vejamos se você faz parte dessa massa?

1. Você já compareceu às urnas sem saber em quem votar?

2. Você já votou, tendo sua escolha sido feita através de um “santinho” pego na rua próxima ao local de votação?

3. Alguma vez, quando um candidato pediu seu voto, você respondeu: Oque eu ganharei em troca? Ou fez uso da pergunta clássica: Quanto você tá pagando?

4. Você é daqueles que é contratado para trabalhar de “Boca de Urna”? E ainda acha que não vendeu seu voto?

5. Você é um daqueles que diz não gostar de política, por isso não se interessa, porém esquece que tudo que envolve o seu dia-a-dia tem política, a exemplo: no arroz que você compra tem imposto e é votado por político, no leite tem imposto e é votado por político, na gasolina tem imposto e é votado por político, na roupa que você veste tem imposto e é votado por político, ou seja, mesmo que você não goste de política, ela esta está presente no seu dia-a-dia.

Se você não se enquadrou em nenhuma das situações apontadas, parabéns, realmente você não tem culpa do CAOS que tomou conta de nosso país.

Você é uma vítima, porém acredito que seja um solitário.

Parafraseando: “O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress