sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 08/11/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 08/11/2016

por Vanessa Martins de Souza

Vereadora Rosa Maria discursa sobre importantes eventos realizados no município nas áreas de educação e saúde

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) falou da importância da III Feira Municipal do Empreendedorismo, dentro do projeto ‘Criança Empreendedora’, evento realizado com as escolas de educação integral da rede municipal de ensino. “Foram cerca de 1 mil e 100 crianças que participaram, apresentando projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Um evento de grande importância que demostrou o que as crianças aprenderam sobre educação financeira, cooperação, inovação, sustentabilidade, ética e cidadania, espírito de equipe e cooperação, produção de projetos, organização. Este ano, os temas desenvolvidos estiveram relacionados à produção de bens de consumo direcionados à sustentabilidade, como a produção artigos com materiais recicláveis, a exemplo de cheirinho verde, perfumes e alimentação. Uma visão diferenciada, saindo do consumismo e incentivando uma ótica mais sustentável ambientalmente. Parabéns aos educadores e alunos por este projeto”, elogiou.

‘Atleta Bom de Nota’ participa da campanha ‘Novembro Azul’

A parlamentar parabenizou a ação, no domingo (06/11), do ‘Projeto Socioeducativo Atleta Bom de Nota’ que engajou-se na campanha ‘Novembro Azul’, de prevenção ao câncer de próstata. “Parabéns pela ação, realizada na Unidade de Saúde Tebas com o enfermeiro Marcelo, uma importante ação de conscientização da prevenção ao câncer de próstata dentro da campanha ‘Novembro Azul’ ”, acrescentou.

10ª. Feira do Livro

Outro evento ressaltado, foi a 10ª. Feira do Livro, cuja abertura aconteceu na terça-feira (08/11), no município, como uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. O evento foi instituído oficialmente no calendário permanente do município em razão de Lei Municipal de autoria da Vereadora Rosa Maria. ‘Hoje, tivemos a abertura da Feira. Aliás, a Feira tornou-se um evento garantido anualmente por Lei Municipal de minha autoria. Meus parabéns à Secretaria, ao Diretor de Departamento de Cultura, Laércio Sobral, às escolas e instituições participantes. Um evento imprescindível para a formação de leitores, incentivando a leitura. Sabemos que é a partir da leitura que se aprende todo o restante dos conteúdos propostos durante o processo educacional. A expectativa é que continue se fortalecendo o incentivo à leitura, bem como o hábito da leitura entre os estudantes. Como disse o escritor Monteiro Lobato, ‘um país se faz com homens e livros’. Citando ainda o poeta Mário Quintana sobre a importância da leitura: ‘Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas” , citou.

 

Tavinho comenta prisão temporária de um Delegado da Polícia Civil, em Curitiba

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) comentou em seu discurso nas Explicações Pessoais sobre a prisão temporária de um Delegado da Polícia Civil, em Curitiba. “É lamentável que tenhamos um Delegado da Polícia Civil envolvido em corrupção, justamente quem deveria estar combatendo o crime. Esse delegado está sendo acusado de extorquir comerciantes de fogos de artifício a fim de evitar apreensões da carga. Foi esse mesmo aquele delegado que mandou indiciar o Comandante Geral da Polícia Militar, no ano passado, alegando que este estaria agindo de má- fé em relação aos coletes a prova-de-bala comprados para a PM. Na verdade, o Delegado queria fazer um acerto com quem reformava os coletes . É lamentável, enfim, um delegado acusado de corrupção “, lamentou.

Táxis x Uber

A disputa entre taxistas e o Uber, informou o vereador, ganhou mais um capítulo, quando os taxistas reuniram-se na terça-feira (08/11), em Brasília, a fim de debater medidas para inibir a atuação do aplicativo Uber. “Hoje, os taxistas foram à Brasília pedir apoio do governo federal. Porém, acredito que não conseguirão uma decisão favorável. Afinal, o aplicativo Uber atua mundialmente, não há meios de inibir sua atuação num livre mercado. Defendo que haja uma regulamentação do Uber. Mas não há como impedir de atuarem, nem de o cliente optar pelo aplicativo. A lei da oferta e procura não pode ser evitada. Esse é um desafio a ser solucionado pelos próximos prefeitos, a partir de 2017. O Uber oferece serviços em torno de 40% mais baratos que o táxi, pois não pagam licença, não pagam impostos, evidentemente. Creio que a solução seja estabelecer uma regulamentação, a fim de equiparar as condições de atuação no mercado às dos taxistas”, defendeu.

 

Vereador Demétrio enaltece projeto de valorização das empregadas domésticas

vereador demetrio

O Vereador Professor Demétrio Tonon (PP) abriu seu discurso, nas Explicações Pessoais, parabenizando o Vereador Leonildo Sandri (PRB) por seu projeto de valorização das empregadas domésticas, aprovado por unanimidade pela Casa, na sessão da terça (08/11), . “Parabéns ao Vereador Leonildo por essa iniciativa. Já temos a PEC 2013, do Governo Federal, que estabelece nova legislação de contratação das empregadas domésticas, de forma a equipará-la à contratação dos demais funcionários de empresas privadas. Mas, é preciso mais valorização a essa importante categoria profissional, que merece tratamento digno como qualquer outro profissional”, elogiou.

Cursos de Capacitação

Em seu discurso, Demétrio lamentou que alguns vereadores tenham faltado à sessão, na terça-feira, dia 8, para a participar de um curso de capacitação oferecido pelo Poder Legislativo Municipal. “Não concordo com isso. Vejo de forma estarrecedora o fato de alguns vereadores participarem de cursos de capacitação fora do nosso município, justamente em dia de sessão. Também já fiz curso oferecido por esta Casa com o objetivo de adquirir mais conhecimentos. Só não concordo que o curso tenha iniciado no dia da sessão”, criticou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress