sábado, 27 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 06/10/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 06/10/2015

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Silvio Star parabeniza organização e participantes do Passeio Ciclístico da Primavera

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS), no grande expediente da Casa, parabenizou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela realização de mais uma edição do Passeio Ciclístico da Primavera, no domingo (04). “Mais uma vez estive presente, e acompanhei de perto o Passeio, também pedalando. Contamos com a presença do Prefeito Luizão e o Vereador de Curitiba, Cristiano Santos. Durante o evento, tivemos o sorteio de brindes e premiações em diversas categorias. Agradeço aos patrocinadores do evento e a todos que se dispuseram a participar do belo Passeio. A organização foi impecável”, comemorou.

Eleições Conselho Tutelar

Ao comentar as eleições para o Conselho Tutelar de Pinhais, realizadas no domingo (04), Silvio agradeceu a todos os munícipes que foram exercer a sua cidadania, mesmo não sendo obrigatório o voto. “Foi uma eleição tranquila, bem organizada e sem nenhum incidente. Agradeço a todos que votaram. Parabenizo todos os candidatos que disputaram as eleições. Desejo todo o sucesso aos eleitos e que continuem exercendo um ótimo mandato, já que foram reeleitos”, disse.

Segurança

Quando falou sobre a redução do efetivo da Polícia Militar de Pinhais, Silvio disse ter a certeza que é possível reivindicar ao Governo do Estado mais policiais para a cidade. “É certo que a nossa Guarda Municipal realiza um grande trabalho, mas em certas situações ela não tem a prerrogativa de agir. Então, precisamos de um efetivo à altura de Pinhais para que a PM possa agir”, disse.

Ainda falando sobre segurança pública, o parlamentar falou sobre a nova mudança no comando da Delegacia de Pinhais. “Não podemos permitir que, de temos em tempos, seja trocado o Delegado da cidade. Isso inviabiliza uma investigação mais aprofundada dos casos que realmente merecem uma maior atenção por parte da segurança pública”, afirmou.

Agentes Comunitários de Saúde

Silvio parabenizou os agentes comunitários de saúde de Pinhais e lembrou a importância deles para a cidade. “Parabenizo-os e desejo a eles todo o sucesso. Eles realizam um trabalho de suma importância em nossa cidade”, lembrou.

Pequenos e microempresários de Pinhais

O Vereador enalteceu os pequenos e microempresários de Pinhais. “Sabemos da importância dos pequenos empresários e é preciso sempre elogiá-los. Manter essas pequenas empresas funcionando, realmente não é fácil”, finalizou.

 

Vereadora Márcia Ferreira parabeniza os Conselheiros Tutelares eleitos e suplentes

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) discorreu sobre as eleições para o Conselho Tutelar do Município de Pinhais, realizadas no domingo, 4 de outubro. Enfatizou a importância deste pleito que foi realizado de forma unificada em todos os municípios do país. “A eleição para o Conselho Tutelar é de fundamental importância para nossa cidade, pois os conselheiros tutelares atuam na garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Parabéns à minha irmã, Ângela, reeleita conselheira para o quarto mandato, sempre trabalhando com muito amor e dedicação. Parabéns, também, à Adriana, ao Daniel, ao Márcio e à Rose Maria e também aos suplentes a Jorgina e o Aloísio. Parabenizo, ainda, à Promotora Pública do município, Dra. Fábia, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Prefeitura Municipal e a população de nossa Cidade que exerceram sua cidadania votando nessa importante eleição. Que Deus proteja e abençoe o trabalho dos Conselheiros Tutelares de Pinhais”, congratulou.

Campanha ‘Outubro Rosa’

O ‘Outubro Rosa’, campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de mama, foi destacado, também. “O laço rosa é um símbolo da luta contra o câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais frequente nas mulheres brasileiras. O Brasil tem um alto índice de câncer de mama, 22% de novos casos a cada ano. E vale lembrar que 1% desse percentual é de homens, que também podem desenvolver câncer de mama. Estamos também nesta luta, que deve ser feita todos os dias do ano. É preciso lembrar da importância do diagnóstico precoce, evitando mortes. O autoexame é muito importante, mas fazer a mamografia regularmente é fundamental para diagnosticar a doença no estágio inicial. O problema é que há uma demora muito grande no SUS para obter esse exame e precisamos de maneira urgente que o Poder Público diminua essa espera. Temos, também, a Lei Federal, de 2013, que garante o direito à todas as mulheres de realização, pelo SUS, da cirurgia de reconstrução da mama. Temos que cobrar e garantir que está lei seja cumprida. Vamos entrar de peito aberto nesta luta”, conclamou.

Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde

Nas explicações pessoais, parabenizou aos Agentes Comunitários de Saúde, pelo Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde. “São profissionais que trabalham pela saúde, na prevenção de doenças e cuidando das pessoas, sobretudo dos que se encontram acamadas. Meus parabéns a esses profissionais”.

Qualidade no transporte público: bandeira urgente

Sobre as alterações nas linhas do transporte coletivo, a Vereadora disse que as mudanças que penalizam a população têm acontecido há meses e algo precisa ser feito em defesa do povo. “Tivemos aumento das tarifas, o fim da integração e agora trocas de linhas de ônibus. Precisamos dar qualidade para o transporte público e tornar cada vez mais acessível e o que vem acontecendo é o contrário, essas medidas do governo estão prejudicando os trabalhadores, não podemos aceitar. O transporte público acessível e de qualidade, é uma bandeira que precisamos defender. Contem comigo”, pontuou.

Feliz Dias das Crianças

Márcia desejou um feliz Dias das Crianças, no dia 12 próximo. “Que possamos não só dar presentes, mas também nos fazer mais presentes na vida de nossas crianças, garantindo um futuro e um presente melhor para elas. Que a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe e proteja nossas crianças”, finalizou.

 

Vereador Airton parabeniza os conselheiros tutelares reeleitos e aponta falha do Governo Federal na divulgação das eleições

vereador airton

O Vereador Airton (PSC) abriu seu discurso parabenizando aos conselheiros tutelares reeleitos no município, no último domingo dia 4 de outubro. “Parabéns a Adriana, Daniel, Ângela, Márcio Staes e Rose Maria e também à Pastora Jorgina e ao Aluísio, que ficaram como suplentes e obtiveram uma boa votação”, congratulou.

Sobre o pleito do Conselho Tutelar, o parlamentar apontou falha na divulgação pelo Governo Federal. “Como as eleições foram unificadas em todo o país, a responsabilidade por fazer a divulgação é do Governo Federal. Porém, este divulgou as eleições apenas no sábado em rede nacional. Infelizmente, não foi feita com antecedência na mídia, o que garantiria uma participação maior da população. O município fez a sua parte com a divulgação com carro de som, mas o ideal seria que houvesse a veiculação na mídia televisiva pelo Governo Federal, o que teria uma abrangência maior”, analisou.

Poucos PMs e trocas de delegado

Airton também mencionou a diminuição no efetivo de policiais militares em Pinhais e enfatizou que se trata de uma pauta a ser cobrada do Governo do Estado. “Nosso efetivo está menor que dois anos atrás. O Capitão Mendes e seus policiais fazem um belo trabalho, se desdobrando para executar seu trabalho com pouco efetivo. A Guarda ajuda muito na segurança de nosso município. Mas precisamos cobrar do Governo do estado a volta dos PMS que foram retirados de Pinhais, quando estivemos conversando com o Secretário de Segurança em 2013, na época nos enviaram dez policiais militares, mas até o momento nos retiraram quinze policiais, além de não ganharmos ainda perdemos mais cinco policiais militares”, destacou.

Airton disse ainda que outro problema na área de segurança pública do município está na delegacia, onde novamente houve a troca de delegado. “Damos as boas-vindas ao novo Delegado da Polícia Civil de Pinhais, o Doutor Vitor Dutra. Não podemos dizer que conhecemos o delegado do município, a cada dois ou três meses, trocam de delegado. Temos também que cobrar do Governo do Estado a delegacia cidadã e dar condições aos nossos policiais civis”, lamentou.

Alteração linha de ônibus

As reclamações da população pelas alterações das linhas de ônibus também foram colocadas na tribuna. “Temos de cobrar da COMEC que está subordinada ao Governo do Estado, mas o problema também é da URBS. Alteram o itinerário e o povo é penalizado, outros municípios da região metropolitana também estão com esse problema. Estão mudando o itinerário sem consultar a parte interessada, que são os usuários do sistema”, afirmou.

Transparência do poder público, em Pinhais

Nas explicações pessoais, Airton ressaltou a importância dos portais de transparência onde estão todas as ações da Casa Legislativa e da Prefeitura. “Não temos nada a esconder. Sempre elogio Pinhais por estar na vanguarda, zelando pela transparência do poder público. Quem quiser verificar, pode acessar o Portal da Transparência. Tudo está detalhado no Portal e à disposição da população, na Câmara de Vereadores ainda o temos Diário das sessões que estão fixados no quadro de editais na entrada desta Casa, bem como a população pode nos procurar nos gabinetes solicitando informações. Aqui, não fazemos, não decidimos, não votamos nada por debaixo dos panos, sempre pontuamos pela transparência”, pontuou.

O projeto de Justiça comunitária

Na segunda feira dia 5 de outubro, lembrou Airton, foi lançado no município, um Sistema de Justiça Comunitária. “É um serviço muito importante para descentralizar os serviços da Justiça com o objetivo de contribuir para a democratização para áreas carentes, ajudando na área de direito e mediação de conflitos. Serviço de grande importância para Justiça na comunidade e a solução de conflitos, ainda mais com a ajuda novos agentes comunitários que fazem parte deste projeto”, concluiu.

 

Binga elogia juiz Sérgio Moro e diz que generalizações sobre corrupção nos partidos devem ser evitadas

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) disse na tribuna que não considera sensata a crítica a partidos, em si mesmos, no que se refere à corrupção, à ética. “Posso falar do PPS, que é um partido decente. Dizer que este ou aquele partido, ou todas as siglas não prestam, não faz sentido, não corresponde à verdade. Quem comete falhas, corrupção, são as pessoas. Não dá para generalizar dizendo que todos os partidos são corruptos ou que este ou aquele partido é corrupto. Trata-se de uma crítica vazia. Sobre o juiz Sérgio Moro, acredito que ele merece só reverências, elogios, por sua decência e coragem na operação Lava Jato. Discordo do que disse o Vereador Dr. Philip. Penso que, neste país, daqui a cem anos, não veremos homem com tanta força e coragem, determinação. Ele enxerga que o país pode melhorar. É quase um só que encontramos assim, com essa atitude”, avaliou.

Eleições do Conselho Tutelar

Binga falou, também, das eleições para conselheiros tutelares no município, ocorridas no domingo, 4 de outubro. “Parabenizo a todos os envolvidos, a exemplo da promotora pública do município, Dra. Fábia, que conduziu com pureza e decência o processo. Foi um pleito de extrema importância. Parabéns a todos os que se candidataram e foram eleitos conselheiros ou suplentes. Através do tempo, depois de cinco mandatos, aprendi bastante. Num pleito, nunca estive a menos de 200, 300 metros longe de um colégio eleitoral. É preciso ter essa ética. Enfim, parabenizo a todos aqueles que disputam uma eleição. É um processo muito difícil. As pessoas ainda não sabem o que é um conselheiro tutelar, em sua maioria. Em Pinhais, foram 4 mil eleitores. Agradecemos quem foi votar. Quanto aos candidatos que se propuseram buscar votos, também merecem reconhecimento. Não é fácil. Em especial, destaco a conselheira reeleita Adriana, a mais votada. Ela é filha de ex-vereador da cidade. Herdou esse sangue do pai. Por fim, saliento mais uma vez que é preciso melhorar os salários dos conselheiros tutelares para além dos R$ 2 mil e 100 mensais”, colocou.

Duplicação da Jacomel contribui para atração de empresas

Ao final, Binga elogiou a obra de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel, do Governo do Estado. “Há muito tempo que Pinhais e Piraquara não recebiam uma obra desse porte, dessa importância. Deverá trazer mais desenvolvimento, atraindo novas empresas, pela logística, pela mobilidade urbana que oferecerá aos dois municípios”, enfatizou.

 

Joãozinho Ribeiro sugere à Prefeitura construção de pipódromos

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) apresentou mais um Projeto de Indicação ao Poder Executivo, durante a sessão em plenário da terça-feira (06/10). “Acredito que seja isso que a população espera dos vereadores, o atendimento às demandas do povo. Em minhas andanças por toda a cidade, ouço pedidos e a maioria de meus projetos são um retorno do que me pede o povo. A exemplo desse meu último projeto, de criação de um Pipódromo na cidade. Ou seja, um local específico, adequado para empinar pipas, raias, destinado a crianças e jovens. O objetivo é evitar uma série de acidentes com as crianças e adolescentes que empinam pipa. Há muitas crianças soltando pipa em qualquer lugar, próximas a fios de alta tensão. No ano passado, um menino faleceu, no Jardim Cláudia, por soltar pipa na laje da casa. Empolgou-se caminhando de costas, caiu e bateu a cabeça. Tem se tornado uma brincadeira perigosa, por falta de local adequado”, revelou.

O Vereador acrescentou que outro problema é o uso de cerol para as pipas, feito de cola escolar e cacos moídos. “Precisamos proibir o uso de cerol em Pinhais. Pode cortar o pescoço de um trabalhador, pode levar à morte. Temos de orientar para que as crianças soltem pipas de maneira adequada, sem riscos”, defendeu.

Joãozinho lembrou que o município conta com diversos espaços que poderão abrigar pipódromos, a exemplo dos campos do Jardim Cláudia, do Weissópolis, do Arizona. “A ideia é fazê-los funcionar pela Secretaria de Esportes, com horário de funcionamento das 8 horas da manhã às 17 horas”, explicou.

Novo delegado e falta de Delegacia Cidadã

Nas explicações pessoais, o parlamentar abordou a nova troca do Delegado de Polícia Civil de Pinhais, feita nesta semana. “Foi uma troca prematura, saindo o Dr. Haroldo, depois de poucos meses, e chegando outro, hoje. Curioso é que o Dr. Haroldo foi transferido depois de cerca de um mês após conceder entrevista ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais. Nesta entrevista, ele destacou que a Delegacia Cidadã tinha um prazo para ter a obra iniciada, em fevereiro de 2014, e terminada, em dezembro de 2014. Essas trocas de delegado não resolverão a situação da delegacia. O que solucionará é a construção da Delegacia Cidadã. Obra que ainda nem começou, de responsabilidade do Governo do Estado. Chamo a atenção mais uma vez do Governador Beto Richa, por essa desatenção para com o município”, lamentou.

 

Tavinho lamenta a falta de respeito demonstrada no velório de José Dutra, ex-presidente do PT

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT) iniciou seu discurso na tribuna parabenizando os Conselheiros Tutelares reeleitos em Pinhais. “Se foram reeleitos, é porque estão realizando um grande trabalho na cidade, todos os cincos”, enfatizou.

Outro assunto comentado pelo parlamentar foi a chegada de um novo Delegado no município. “Amanhã chega um novo Delegado à Pinhais, transferido de Rio Branco do Sul. Desejo todo sucesso a ele nesta nova função”, disse.

Ofensas ao José Eduardo Dutra

Com relação aos panfletos com o escrito “petista bom é petista morto”, que circularam durante o velório do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, na segunda-feira (5), em Belo Horizonte, Tavinho disse ter ficado indignado. “Foi uma falta de respeito com os familiares do José Eduardo Dutra. O ódio está imperando em todas as partes. Política passa, as eleições passam, mas o respeito deve sempre prevalecer e continuar”, lamentou.

“Compre do Pequeno Negócio”

O Vereador destacou o Movimento Compre do Pequeno Negócio e lembrou a importância do município e o estado valorizarem os pequenos empresários. “Quando um pequeno empreendedor vai abrir um negócio, encontra muitas dificuldades. É necessário se repensar essas questões. Os pequenos empresários geram inúmeros empregos, mas têm que lidar com barreiras burocráticas enormes. Os órgãos responsáveis têm que ajudar nesta abertura, orientando, e não dificultando a vida deles”, apontou.

Afastamento

O pedido de afastamento do ministro Augusto Nardes da relatoria e do julgamento do processo que analisa, no Tribunal de Contas da União (TCU), as contas do ano passado da presidente Dilma Rousseff, solicitado pelos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e José Eduardo Cardozo (Justiça), foi elogiado por Tavinho. “Ele antecipou o seu voto mesmo antes de votar, indo à imprensa. Ele deve ser imparcial em qualquer situação. O julgamento deve ser técnico e não político. Estão corretos ao pedir essa substituição”, concluiu.

Transporte público

Com relação às questões evolvendo a troca de itinerários de algumas linhas de ônibus na cidade, Tavinho explicou a situação. “Antes o ônibus saía do Bairro Alto, em Curitiba, e vinha até a Joaquina. Agora, estão mudando e fazendo Bairro Alto – Terminal de Pinhais. O usuário terá que pegar um alimentador para chegar ao Terminal de Pinhais e lá pegar a linha Bairro Alto. Liguei para a Expresso Azul e me informei. Eles falaram que haveria um ônibus circular, mas não é nada disso. Falei com o Nicolau e ele me explicou a situação. Por não haver passageiros suficientes, e as empresas pagam por quilômetro rodado, terão que retirar essa linha. Ou remanejar de outra forma. Temos uma reunião agendada e tentaremos resolver essa situação da melhor forma para os munícipes”, informou.

Greve dos bancários

O vereador lamentou mais uma greve dos bancários e disse que quem mais sofre com isso é a população. “Toda categoria tem o direito de lutar pelos seus direitos, mas quem sempre perde é a população. Muitas pessoas não sabem fazer o uso de computadores e não conseguirão resolver o que precisam. Essa greve veio de encontro ainda com o recebimento dos aposentados e pensionistas, que recebem sempre próximo ao dia 05. Como eles farão se ficarmos sem dinheiro nos caixas eletrônicos?”, questionou.

 

Presidente da Casa valoriza campanha ‘Outubro Rosa’ feita com a Câmara-Mirim

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), valorizou em seu discurso inicial a campanha ‘Outubro Rosa’, de combate ao câncer de mama. Contou que, pela manhã da terça-feira (06/10), durante a sessão da Câmara-Mirim, a campanha foi abordada, tendo a participação de sua esposa, Soraia, que deu um depoimento pessoal sobre sua luta bem-sucedida contra o câncer de mama a alunos e professores do Colégio Estadual Paulo Freire. “Parabéns à coordenação da Câmara-Mirim, que convidou minha companheira para dar seu depoimento na sessão, contando como enfrentou o câncer de mama e obteve a cura. A descoberta da doença foi há dois anos e dois meses. É preciso enfatizar que fazer o exame uma vez ao ano pode não garantir nada. Minha mulher fez e seis meses depois, encontrou um nódulo. Fez a cirurgia e ainda precisa ficar em acompanhamento médico por cinco anos. A primeira coisa que vem à cabeça com um diagnóstico como esse é a morte e a perda da mama, dos cabelos. Mas como enfatizou a Soraia, o importante é garantir a vida”, contou.

O Vereador complementou falando sobre o projeto “Pense Rosa”, de duas moradoras do município Camila Justi e Natalia Marques, apresentado durante a sessão da Câmara-Mirim. “Uma delas, a Camila, descobriu um tumor na mama aos 14 anos. Felizmente, era benigno. Elas contaram sobre o projeto durante a sessão de hoje. Trouxemos isso para nossos jovens da Câmara-Mirim. É importante essa conscientização desde cedo”, destacou.

O petista parabenizou aos conselheiros tutelares reeleitos no município e aos suplentes, durante o pleito do domingo (04/10). “Parabéns aos conselheiros reeleitos. Foram sete candidatos, cinco reeleitos e dois que ficaram como suplentes: a Jorgina e o Aloísio”, parabenizou.

Sérgio Moro e Eduardo Cunha

Ao comentar o discurso do Vereador Binga, fez algumas objeções sobre o juiz Sérgio Moro. “O Binga quase endeusou o Sérgio Moro. Mas por que o Moro não mandou prender a esposa do Deputado Eduardo Cunha? Ela não tem foro privilegiado, poderia ser presa. Mas a cunhada do Vaccari, petista, ele mandou prender logo. Enfim, não vemos nem revistas, nem jornais destacando a corrupção do Cunha. Ele desviou milhões. Quero ver quem vai defender o Cunha agora. O povo nas ruas, até agora, não fez boneco do Cunha”, comparou.

Alterações nas linhas de ônibus

Nas explicações pessoais, o Vereador disse que tem sido procurado pela população, que reclama das alterações nas linhas do transporte coletivo. “Vou convocar uma reunião para esta quinta-feira, pela manhã, para debater essa demanda. Precisamos reivindicar uma solução para esse problema, por causa das alterações impostas pela Urbs”, informou.

Diminuição do efetivo de policias militares

Outra questão preocupante no município é a diminuição do efetivo de policiais militares. “Houve uma diminuição no número de PMs no nosso município. Recebemos dez policiais, mas perdemos quinze. Estamos com menos PMs que há dois anos. A Guarda faz um grande trabalho, mas, desse jeito, não dá conta de suprir a falta de PMs. Vejamos que há interesse do Governador em relação a alguns municípios, onde tem retirado policiais militares. Isso aumenta o número de roubos, assaltos e até homicídios, como tem acontecido em Pinhais. É bom que temos aqui colegas vereadores que apoiam o Beto Richa, fizeram campanha para ele. Eles podem ajudar a comunidade com o Governo do Estado. Este assunto, junto com as linhas de ônibus alteradas, são de extrema importância e tenho recebido pedidos de solução por parte do povo. Vamos fazer reunião para tratar desses dois assuntos”, disse.

 

Passarinho parabeniza Conselheiros Tutelares eleitos e reafirma importância de uma maior valorização dos mesmos

vereador passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSC) afirmou, quando fez o uso da palavra, a importância das eleições para o Conselho Tutelar de Pinhais e a necessidade de um melhor reconhecimento desses profissionais. “Parabenizo os conselheiros eleitos. Porém, há, infelizmente, uma falta de reconhecimento do trabalho de vocês. Também vejo, em relação a remuneração, que essa Casa possa fazer uma comissão e brigar por uma melhora. Acho muito pouco o que recebem, visto à representatividade que os conselheiros tutelares exercem na cidade”, afirmou.

Outubro Rosa

Passarinho teceu ainda alguns comentários sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. “Todos temos que ter esta preocupação. Todos os dias temos que conscientizar nossas companheiras, filhas e mães sobre a importância da prevenção, da realização da mamografia. Esta deve ser uma luta constante”, lembrou.

Linhas de ônibus

Sobre a alteração de algumas linhas de ônibus da cidade de Pinhais, o Vereador disse que pretende montar uma comissão para debater essa questão junto à COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e URBS. “Eu, o vereador Marcinho e o Presidente Gilberto conversamos agora pouco e gostaríamos de montar uma comissão para debater a questão das linhas de ônibus, diretamente com a COMEC ou a URBS. Infelizmente, essa mexida que teremos nos itinerários irá complicar a vida dos usuários. Creio que podemos interceder pelos munícipes”, comentou.

Dia das Crianças

O parlamentar concluiu seu discurso desejando um ótimo Dia das Crianças a todos os pequenos. “As crianças são o nosso futuro. Temos sempre que pensar em políticas públicas para elas. Feliz Dia das Crianças”.

 

Demetrio diz que erro do relator do T.C.U. não invalida análise das contas de Dilma

vereador demetrio

Durante as explicações pessoais, o vereador Demetrio Tonon(PP) expressou sua opinião sobre a polêmica envolvendo o relator do Tribunal de Contas da União (T.C.U.), Augusto Nardes, no julgamento das contas do Governo Dilma, de 2014. “É fato que o relator fez uma bobagem ao antecipar seu voto. Por isso, é justa uma sanção. Porém, é preciso deixar claro que tratou-se de um erro ético, e não quanto ao mérito da análise. Até por que, quando o fato aconteceu, a fase instrutória já havia sido feita”, explicou o vereador.

Nada justifica

No entender de Demetrio, o relator cometeu o mesmo erro ético que um Delegado de Polícia cometeria se antecipasse seu relatório antes de enviá-lo à Promotoria. “Se um criminoso cometeu um homicidio, matou alguém, não é porque o Delegado se manifestou antecipadamente que o crime deixou de acontecer. E no caso da prestação de contas da Presidente Dilma, a fase instrutória já havia terminado. Agora, o Governo Federal querer usar essa bobagem do relator para justificar erros do mandato passado(pedalada fiscal), não faz sentido”, argumentou.

Fase instrutória

O parlamentar disse ainda que o fato de Augusto Nardes ter faltado com a ética, com o decoro, não tornarão legítimas, por si só, as ações do Governo. “O relator apenas antecipou uma informação, só isso. Não houve erro na fase instrutória, não invalidando, assim, a análise das contas feitas pelo Tribunal. Se crime houve, não é o fato de Nardes ter antecipado seu voto que faz com o crime cometido pela Presidente Dilma tenha deixado de ocorrer”, afirmou o vereador Professor Demetrio Tonon.

 

Notícias de Gabinete

Outubro Rosa: conscientização e prevenção do câncer de mama

jane

A Vereadora Jane parabenizou as unidades de saúde da família de Pinhais que estão mobilizadas no sentido de orientar, atender e examinar mulheres com idade a partir dos 40 anos. A ação tem como o objetivo conscientizar e incentivar a prevenção da doença, que segundo o INCA, é relativamente rara antes dos 35 anos. Porém, toda mulher com 40 anos ou mais deve manter seu acompanhamento médico em dia.

Também durante a semana de prevenção, as unidades de saúde farão o encaminhamento para a realização de exames de mamografia para as mulheres. Além disso, estes espaços e a sede da Secretaria de Saúde estarão decorados com o intuito de alertar a população para a doença e chamar a atenção de todos sobre a importância de prevenção e diagnostico precoce, os atendimentos serão realizados no período das 08 às 17 hrs.

Aleitamento materno

A parlamentar destacou também a ação realizada no Centro de Controle de Agravos (CCA) e no Hospital Nossa Senhora da Luz de Pinhais, promovida pela rede de apoio ao aleitamento materno.

Durante os encontros, que ocorreram na segunda-feira (05) e na terça-feira (06), no CCA, foram abordados temas como: mitos e vantagens de aleitamento materno, tendo como palestrantes profissionais da Secretaria da Saúde de Pinhais; incentivo ao aleitamento materno x lactente com necessidades especiais; banco de leite (massagem, retirada e armazenamento). “Fico satisfeita em ver que estão mostrando como se deve fazer a amamentação correta, visando uma ótima saúde para as crianças”, comemorou.

Agentes comunitários de saúde

A Vereadora Jane elogiou o Núcleo de Justiça Comunitária, que realizou a acolhida dos agentes comunitários, na segunda-feira (5). “Os agentes comunitários são pessoas que atuam na área de abrangência de sua residência, na resolução de conflitos individuais e comunitários, que serão divididos nos territórios atendidos pelo centros de referencia e assistência social (CRAS) do município: Cras sul, Cras leste, Cras norte e Cras oeste”, lembrou Jane.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress