sábado, 27 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 05/04/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 05/04/2016

 

Gilberto destaca sucesso do Funrebom e lembra que projetos de lei têm de dar retorno à população

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT) salientou, no Grande Expediente, a importância da parceria entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, tomando como exemplo, a criação do Funrebom, que possibilitou a compra da ambulância do SIATE para o Corpo de Bombeiros. “Como disse na entrega do SIATE, quando aprovamos projeto para cobrança de taxas do munícipe, sempre ficamos preocupados. Afinal, cobrar mais ainda do contribuinte sempre requer muita cautela. Mas quando vimos que, depois de aprovada, o retorno veio rapidamente, verificamos que esta é a forma de valorizar uma lei, demonstrando que ela funciona e traz retorno à comunidade. O Funrebom é um fundo criado para o município, especialmente para reequipar o Corpo de Bombeiros. A ambulância do SIATE é um equipamento diferenciado, muito moderno e inovador, baseado nas próprias demandas dos socorristas, essas pessoas que considero heróis militares, os bombeiros, para qualificar o atendimento. Então, é muito gratificante ver que o s recursos do fundo estão sendo bem aplicados. E outra grande notícia para o município é que logo teremos também as ambulâncias do SAMU em funcionamento, conforme confirmou-me a Secretária Andréa Franceschini, da Saúde”, pontuou.

Indignação seletiva da população

O parlamentar também falou sobre o cenário nacional da política. Mencionou que a população brasileira passa por um momento de grande indignação com tudo que vem acontecendo. “Acompanhamos tudo com grande indignação em relação ao que acontece na política nacional. Mas é preciso considerar algumas situações contraditórias. Por exemplo, quando o noticiário fala de off shores, de várias contas na Suíça em nome de políticos e empresários, parece que não há indignação, afinal alega-se que estas contas podem estar regulares, tendo sido declaradas. Quando se fala que não apoiar o impeachment é defender corruptos, também são o mesmos que indignam-se somente contra os petistas que estão na lista da Odebrecht. Quando artistas defendem a democracia são tachados de petralhas. Quando uma mãe diz à médica que atende seu filho que é petista, esta se recusa a atender a criança. Quando um professor se declara petista, apanha dos alunos. Que tipo de indignação é essa do povo brasileiro? Uma indignação que instiga até a morte de petistas nas redes sociais?”, questiona.

Condenados pela opinião pública

O parlamentar acrescentou que gostaria de expor sua indignação com tanta incoerência e parcialidade de parte da população brasileira. “Não estou aqui para defender nenhum político corrupto, nem mesmo de meu partidos. Jamais farei isso. Mas a população e a imprensa já estão condenando os acusados de corrupção sem mesmo terem sido processados e julgados. Estão tirando o direito de defesa a que todo cidadão nesse país tem direito. Lula, Dilma, sequer foram julgados e condenados, mas estão tirando o direito de defesa deles, com a condenação prévia pela opinião pública. Se eles forem culpados, que sejam punidos. Mas que primeiramente sejam julgados pela Justiça”, avaliou.

Possível foco de dengue

Nas explicações pessoais, Gilberto comentou sobre a denúncia feita pelo Vereador Leonildo Sandri (PRB) na tribuna, de que haveria focos de dengue no local onde está armazenada a estrutura do Velódromo. “Essa denúncia, e realmente procede, é séria. É preciso averiguar e tomar providências. Parabéns pela denúncia, vereador. É a saúde da nossa população que corre risco”, comentou.

Zelo por ideologia partidária

Quanto à janela partidária, aprovada na reforma política pelo Congresso Nacional, posicionou-se contra a infidelidade partidária. “Se há candidatos que estão trocando de partido é porque a legislação permite. Mas a situação piorou com essa janela de seis meses, estimulando essa prostituição partidária, com o perdão da palavra. Há candidatos recebendo ofertas. Há uma banalização da questão eleitoral. A opção por um partido tem de ser levada mais a sério, pensando-se na ideologia política, nas bandeiras que cada sigla carrega. Se os candidatos assim considerassem, verificassem os estatuto dos partidos, talvez, nossa política estivesse melhor. Não critico ninguém que tenha mudado de partido, mas analiso a situação geral da política”, pontuou.

 

Câmara de Vereadores de Curitiba não é exemplo para nós, afirma Tavinho

vereador tavinho

O vereador Tavinho (PT), contrariando o que um vereador disse sobre a Câmara de Vereadores de Curitiba, afirmou que o Poder Legislativo da capital não é exemplo para a Câmara de Pinhais. “A Câmara de lá não é exemplo para nós, até mesmo porque eles aprovaram o reajuste de 10,36%, para só depois congelarem o salário para a próxima gestão. Também aprovaram o décimo terceiro salário e estão sob judice, ou seja, não são um exemplo que devemos seguir, como citado por um vereador desta Casa”, completou.

Tavinho destacou ainda que, na Câmara de Curitiba, ocorreu um péssimo exemplo para o Poder Legislativo, quando um vereador votou por uma colega que não estava presente na sessão em plenário.

Esporte

A Copa Pinhais de Futebol Adulto, promovida pela Prefeitura também foi lembrada pelo vereador. O evento tem o objetivo de promover o futebol como modalidade esportiva pertencente ao calendário anual do município; difundir a prática desportiva da modalidade em Pinhais, entendendo o esporte como um meio de saúde e bem estar da comunidade. “Espero que a Copa Pinhais seja um exemplo de prática esportiva, tanto dentro do campo quanto fora dele, através dos torcedores dos times. No esporte, vence quem é o melhor e isso não pode refletir fora do campo, com brigas de torcidas, como vemos sendo noticiadas em todo o Brasil”, finalizou.

 

Rosa Maria reassume cadeira e faz discurso de agradecimentos

vereadora rosa

Na sessão em plenário da terça-feira (05/04), a Vereadora Rosa Maria (PROS) reassumiu a cadeira no parlamento, depois de um período de licença de um ano e dois meses. Até então, quem vinha ocupando sua cadeira era Carlinhos do Eliza (PT), segundo suplente do PT. Em seu primeiro discurso, no Grande Expediente, Rosa centrou-se em agradecimentos a todos que contribuíram para o encerramento de mais uma etapa de sua vida pública, como Secretária de Administração do município. “Quero agradecera a presença de todos, aqui, entre vereadores, secretários, munícipes, assessores e servidores. Em especial, agradeço ao Carlinhos do Eliza, por ter cuidado do mandato com muito carinho, vontade e motivação durante quatro meses. Em meu retorno, tenho ouvido muitas boas-vindas. Tive a oportunidade, em um ano e dois meses, de estar Secretária de Administração, uma experiência das mais importantes. Agradeço ao Prefeito Luizão e à Vice Marli Paulino por me darem essa oportunidade de conhecer de perto a estrutura da Secretaria de Administração e de todas as demais secretarias da Prefeitura. Sou muito grata a todos os secretários municipais, especialmente, ao José Martins, da pasta de Cultura, Esportes e Lazer, e ao Lukala, da Secretaria de Governo. E também aos meus diretores e diretoras de departamento da Secretaria de Administração, que me auxiliaram muito. Consegui realizar o que de melhor podia, obtivemos avanços importantes. Como secretária, pude perceber e entender os dois lados da gestão, o do Executivo também, junto com o Legislativo. Esta Casa é muito importante porque culmina na aprovação ou não de todos os projetos encaminhados pela Prefeitura, além do atendimento direto à população. O que vai de encontro ao objetivo desta gestão que é atender da melhor forma possível aos cidadãos por meio dos serviços públicos”, colocou.

Parceria entre Prefeitura e Câmara

A Vereadora acrescentou que um exemplo da maravilhosa parceria estabelecida entre o Poder Legislativo e o Executivo, foi a aprovação do projeto do Funrebom-Fundo de Reestruturação dos Bombeiros. “Foi a partir da aprovação por esta casa do Funrebom que foi possível gerar fundos para reequipar o Corpo de Bombeiros do município, a exemplo da compra da ambulância do SIATE, que é referência nacional em termos de inovação. Enfim, este é um momento que é motivo de agradecimentos pela oportunidade de ter estado na Prefeitura e agora poder retornar à Câmara. Estou aqui para somar e ajudar com meu trabalho para fazer desta cidade um lugar ainda melhor”, agradeceu.

Pluralidade de ideias

Nas Explicações Pessoais, Rosa salientou que a Câmara Municipal de Pinhais é um espaço de pluralidade de ideias, para o democrático debate. “O parlamento tem essa finalidade de abrir-se para a pluralidade de ideias, dentro da democracia. Mas ficaria chocada se ouvisse de um político que é a favor da corrupção. É claro que, como políticos, não somos coniventes com a corrupção. É óbvio que somos a favor da democracia, afinal, foi ela que nos colocou aqui através do voto do eleitor. Acabo de passar por uma mudança partidária. Gostaria de agradecer a meus eleitores e lembrar que independentemente de qual partido esteja, sempre manterei minha essência. Acredito na democracia. Acredito que a política foi feita para transformar para melhor a vida das pessoas. Como o que tem acontecido em Pinhais. Tem sido uma honra participar desse projeto de desenvolvimento da cidade. Pinhais tem se transformado num celeiro de referências para o estado e o país. Agradeço aos servidores, aos munícipes, a cada secretários municipal por participarem desse projeto. Gostaria de enaltecer a todos desse grupo comprometido em fazer um trabalho belíssimo na cidade. A Prefeitura de Pinhais conta com o melhor quadro técnico do estado e do Brasil. Voltei a esta Casa para contribuir e continuarei tendo respeito por todos vocês. Esta cidade acolhe cada um que queira trabalhar por ela. E é assim que me sinto: bem acolhida por este município”, concluiu.

 

Binga diz sentir orgulho de compor dupla de sucesso político junto com o irmão, ex-vereador Tiéco

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) teceu alguns comentários sobre as eleições municipais, destacando sua trajetória política e a de seu irmão, o ex-vereador Tiéco (PTB). “Há quem critique nossos discursos. Mas dois irmãos serem políticos no município há tanto tempo não é todo mundo que consegue. Fácil é criticar o discurso, mas deter soberania entre a preferência do e leitorado é bem mais difícil. Graças a Deus, na minha família obtivemos esse êxito. O Tiéco fez mais votos que dois ou três vereadores suplentes. Defendo que quem o povo quer, tem de ser eleito. Ou seja, eleições majoritárias para o Legislativo. Mas, infelizmente, não é assim no Brasil. Obter o aval do povo, nas urnas, não é pra qualquer um. Essa Casa é soberana, essa Casa é muito forte”, colocou.

Auxílio-funeral

Nas explicações pessoais, Binga enalteceu a responsabilidade e compromisso dos vereadores em representar as pessoas, os interesses da comunidade. Citou o exemplo da conquista do auxílio-funeral, que começou no ano de 2004, resultado de uma luta de alguns vereadores junto à Secretaria de Ação Social do município. “Eu, a esposa do então vereador Vinicius da Cruz, o Luizão, mais o Zezinho e os então vereadores Tiéco e Ailton fizemos um grande barulho em torno dessa reivindicação. O auxílio, finalmente, foi obtido junto à grande Secretária Rosângela Batista. Enfim, os vereadores têm de representar as pessoas. Esta Casa sempre estará ao lado das pessoas. Essa é a importância da representatividade do vereador”, disse.

Funrebom

A taxa para o Funrebom foi outro exemplo citado. “Sabemos que o povo não aguenta mais pagar impostos e taxas. Mas como o Corpo de Bombeiros conta com 90% de aprovação popular, pensei e repensei a proposta. Os Bombeiros contam com grande credibilidade perante a população, então, achamos por bem aprová-la. E logo já vimos os resultados, o retorno para a comunidade”, enfatizou.

Janela partidária

Sobre a janela de seis meses para mudança partidária, aprovada na reforma política feita pelo Congresso Nacional, o vereador, mais uma vez, lamentou a aprovação. “É triste vermos deputados federais aprovando a mudança para seis meses. Essa alteração favorece totalmente a infidelidade partidária. É um estímulo à infidelidade. Vi nessa cidade, em um ano, candidato mudar quatro vezes de partido. Político tem de ter bandeira partidária. Essa é minha opinião, mas sempre respeitando aos que trocaram de partido”, defendeu.

Liberdade de voto em plenário

Ao final, o parlamentar debateu sobre o fato de alguns vereadores terem assinado projetos nas comissões e depois votarem contra o mesmo projeto em plenário. “Ninguém aqui é obrigado a votar a favor ou contra nada. Isso é conversa fiada. A decisão de cada um aqui no plenário é livre. Com todo respeito ao voto de cada um, todos somos livres para votar do jeito que quisermos no plenário”, enfatizou.

 

Vereador Silvio Star destaca serviço oferecido pela Secretaria de Assistência Social

vereador silvio star

O vereador Silvio Star (PPS), no grande expediente da Casa, parabenizou a Secretaria de Assistência Social, que está sob o comando da secretária Rosangela Batista, pelos ótimos serviços prestados a população. “Essa Secretaria exerce um ótimo trabalho na cidade, principalmente para as famílias que solicitam o auxílio funeral. Estas famílias não têm condições de custearem o funeral e o sepultamento dos seus entes queridos, e recorrem à Administração Pública, que presta um importante serviço. Na semana passada, duas famílias do Maria Antonieta precisaram deste serviço e foram bem atendidas”, comentou.

A entrega da unidade móvel do SIATE, no último dia 31, também foi lembrada pelo vereador. “Adquirida através do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros – Funrebom, a nova unidade móvel se soma aos demais equipamentos recém entregues por meio desta mesma fonte. Parabenizo a administração pública, na pessoa do prefeito Luizão, e esta Casa Legislativa, que aprovou o projeto que criou o Funrebom, pela entrega dessa unidade móvel. Esta viatura, totalmente equipada, fica à disposição do município para atender casos de emergência. A população recebe de volta o que investiu na taxa de bombeiros”, apontou.

Placas de ruas

Silvio parabenizou ainda a Secretaria de Obras pela colocação e manutenção das placas de identificação das ruas de Pinhais. “Esse é um sistema eficiente, inclusive utilizado em Curitiba. As placas ficam localizadas nas esquinas e facilitam a visualização dos munícipes e visitantes. Parabéns ao Departamento de Sinalização”, congratulou.

Country Festival 2016

O parlamentar falou ainda sobre a realização de mais um Country Festival, em Pinhais. “Quero parabenizar toda a organização do evento. Muitos munícipes podem ter reclamado do barulho, mas é importante salientarmos a arrecadação de impostos e o ganho extra para diversos munícipes, que venderam produtos, cuidaram de carros e etc”, disse.

Autódromo

Antes de finalizar, Silvio lamentou o possível encerramento das atividades do Autódromo de Pinhais e reiterou que a cidade perderá visibilidade e arrecadação de impostos.

 

Vereadora Márcia Ferreira parabeniza IFPR por um ano de atividades em Pinhais

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) parabenizou, no Grande Expediente, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) pelo aniversário de um ano do Campus Pinhais, comemorado no dia 19 de março. “Parabéns, ao IFPR, que já há um ano mantém atividades na Cidade, possibilitando oportunidades de acesso a uma educação gratuita e de extrema qualidade. Esta Instituição é uma referência em educação profissional, tecnológica e científica e que tem o compromisso com a democratização do conhecimento e com a transformação social. Hoje, nossos jovens têm acesso, desde o ensino médio e técnico, a professores com grande experiência, em sua grande parte mestres e doutores. Futuramente, o Campus Pinhais contará também com cursos presenciais e a distância nas modalidades de licenciatura, pós-graduação e até mestrado e doutorado. Parabéns ao Diretor Geral do Campus Pinhais, Marcelo Pedra, ao Professor Sandro de Araújo e demais professores, alunos e colaboradores, que estão construindo uma grande história, fazendo da educação a grande alavanca para o desenvolvimento da sociedade”, parabenizou.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia de conscientização sobre o Autismo foi destacado pela vereadora. “No dia 2 de abril, tivemos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno autismo atinge quase dois milhões de brasileiros, em sua maioria crianças. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo. É preciso informar, orientar e lutar a respeito do autismo em Pinhais. Há muitos casos de autismo no município e é preciso efetuar um trabalho de conscientização na cidade. Parabéns a Larissa Gritten, a Fabiana Pujol e tantos outros pais que se dedicam diariamente no enfrentamento desta síndrome e atuam nesse trabalho de conscientização, que é muito importante para esclarecer as pessoas a respeito dos sintomas, do tratamento e para dar visibilidade as pessoas com autismo. Parabéns também a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que conta com excelentes professores e professoras que atuam com muito profissionalismo, carinho e atenção especial às crianças autistas para promover a inclusão e realizar o melhor processo de ensino e aprendizagem”, destacou Márcia Ferreira.

Diretório da Juventude do PMDB de Pinhais

A Juventude do PMDB de Pinhais foi exaltada pela Vereadora pela convenção realizada. “No dia 2 de abril, foi realizada a convenção para eleição do Diretório e da Executiva da Juventude do PMDB de Pinhais. Tive muito orgulho de estar presente neste momento tão especial para nossa juventude, que tem construído uma grande história em Pinhais e se fortalece a cada dia, com novas lideranças e atuação exemplar, tanto nas discussões políticas, quanto nas ações e campanhas que realizam junto a comunidade. Parabéns ao Presidente Leonardo Allan Souza, aos membros da Executiva, do Diretório e a toda esta juventude aguerrida que tem feito história em nossa cidade. Tenho o maior orgulho de vocês! Continuem com essa garra defendendo seus ideais, pois a participação do jovem é fundamental para mudarmos a política”, finalizou.

 

Vereadora Jane Carteira alerta população sobre o câncer de mama

vereadora jane

A vereadora Jane Carteira (PR) enalteceu as diversas atividades alusivas à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, realizadas pela Secretaria de Saúde. As Unidades de Saúde da Família de Pinhais realizarão a divulgação de informações sobre o câncer de mama e solicitação de mamografia para as mulheres com idade acima dos 40 anos. “Também, na lista de programações, haverá contação de história, com a temática “Sua vaca já foi para o brejo?”; confecção de chaveiros e a palestra como doutor Augusto Andre Marcomini, médico da Unidade de Saúde Weissópolis. Materiais informativos também serão disponibilizados, com o intuito de orientar a população”, informou Jane.

O objetivo da ação é conscientizar e incentivar a prevenção da doença que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Só fica atrás do de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Mutirão de Limpeza em Pinhais

A parlamentar destacou ainda o início, última quinta-feira (7), de mais um Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Desta vez, os bairros contemplados foram o Jardim Amélia e Maria Antonieta e na lista de atividades estavam: coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção de árvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resíduos verdes e de madeiras; recolhimento de entulhos em geral (exceto resíduos oriundos do processo industrial); orientação e distribuição de informativos. “O intuito desta ação, que já contemplou diversos bairros do município, é promover o zelo pelos bens naturais e o embelezamento da região, despertando no cidadão a sensibilização da conservação ambiental, proporcionando um ambiente agradável ao convívio e a qualidade de vida”, destacou.

No sábado (9), das 9h às 12h, foi realizado o encerramento do mutirão, com a realização de diversas atividades: distribuição de pipoca e algodão doce, brincadeiras, distribuição de mudas de árvores nativas, orientação e coleta de óleo de cozinha usado e divulgação de diversos serviços da Prefeitura.

CEART

A vereadora parabenizou o Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart), que abriu inscrições para os cursos de patchwork, confecção de bonecas de pano, doces finos e bijuteria. As capacitações são gratuitas e as vagas são limitadas. “Desde sua criação, em outubro de 2014, o Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart), já promoveu mais de 27 cursos, nas áreas de artesanato, gastronomia e empreendedorismo, resultando no aperfeiçoamento de quase 600 pessoas”, apontou.

Serviço

As inscrições para os cursos devem ser realizadas no Ceart, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, no bairro Estância Pinhais, de segunda à sexta- feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3901-5826.

 

Passarinho comunica troca de partido político e garante que o bom trabalho continuará

vereador passarinho

O vereador Passarinho (PSDC) iniciou seu discurso destacando os preparativos para mais uma Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. “No último dia 04, fizemos a segunda reunião para tratar dos preparativos para mais uma Semana de Prevenção. Acreditamos que esse ano ganharemos ainda mais corpo na realização da mesma. Agradeço a Secretaria de Educação pela contribuição”, disse.

A Copa Pinhais de Futebol Adulto promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Esporte e Lazer da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, também foi lembrada pelo vereador. “Parabenizo a Secretaria de Esportes pelo início de mais uma Copa Pinhais de Futebol de Campo. É sempre um belo campeonato”, congratulou.

Mudança de Partido

O parlamentar aproveitou seu espaço na tribuna para comunicar a sua mudança de partido. Passarinho deixou o PSC e, agora, passa a integrar o PSDC. “Agradeço ao PSC, onde por três anos e três meses conduzimos o nosso trabalho com brilhantismo, com decência e respeito. Agradeço ao vereador Airton pela vossa conduta e companheirismo nesta Casa e dentro do partido. Tenho a consciência tranquila da minha colaboração para com o partido. Essa foi a minha escolha e, agora no PSDC, iremos trabalhar muito e iniciar uma nova caminha, sempre respeitando os demais partidos e pessoas”, pontuou.

Política no estado e na cidade

Passarinho lamentou algumas situações ocorridas na Câmara de Vereadores de Curitiba e também na de Pinhais. “Em Curitiba, um vereador votou por ele e pela colega vereadora, isso é lamentável. Nesta Casa, vemos situações que também nos entristecem. Vemos pessoas assinando o projeto de reposição salarial, para tramitar nas comissões, e depois votando contra. Vemos ainda vereadores votando a favor em uma sessão e na outra, contra. Falar o que o povo quer ouvir é fácil, mas acredito ser mais convincente realmente agir, e agir não é fazer buia com o que vai se beneficiar. Por exemplo, por que os vereadores contrários não fizeram o que tem que ser feito, como por exemplo propor a retirada do projeto ou até mesmo criar uma emenda de congelamento dos salários? Se fizessem isso, talvez não recebessem a reposição”, apontou.

Instituto Federal do Paraná

Localizado na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 1615, no bairro Jardim Amélia, a unidade administrativa do IFPR – Campus Pinhais – completou um ano de atividades em março deste ano. O aniversário foi lembrado pelo vereador Passarinho. “Após um ano de sucesso e bom atendimento ao público de Pinhais e Região, o Instituto Federal do Paraná, merece todos os elogios. Registro meus parabéns pelo primeiro aniversário e minha satisfação em poder ter contribuído com o projeto da unidade do Campus Pinhais. Faço um convite à comunidade, em especial aos estudantes de Pinhais, para que visite essa unidade e usufrua dos projetos que o campus oferece”, parabenizou.

SIATE

No último dia 31, ainda dentro das comemorações de aniversário de Pinhais, foi procedida a entrega de uma Unidade Móvel do Siate para o Corpo de Bombeiros de Pinhais. “Esta viatura totalmente equipada foi adquirida com recursos do Funrebom, fundo que é arrecadado através da taxa de bombeiros cobrada juntamente com o IPTU. Ou seja, a população está recebendo o retorno através de mais um importante investimento. Além de inúmeros equipamentos já entregues”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress