sábado, 27 de abril de 2024
Câmara de Campina Grande do Sul – 25/05/2015

Câmara de Campina Grande do Sul – 25/05/2015

por Angelo Stroparo

Vereadores de Campina Grande do Sul discutem transporte público e meio ambiente

Na sessão da última segunda-feira (25) destacaram-se os assuntos relacionados a transporte público e meio ambiente. Também esteve presente na Casa o atleta Roberto de Souza Farias, o “Pequeno”, que representará o município na disputa pelo título mundial de capoeira em outubro, no Rio de Janeiro. Ao final, houve espaço para informações sobre o recadastramento por biometria iniciado neste mês pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

 

Poluição no Rio do Cerne

vereador cleverson dalprá

Foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Cleverson Dalprá (DEM) que solicita providências no tocante à fiscalização das indústrias próximas ao Rio do Cerne. O documento prevê intervenção do MP (Ministério Público), se necessário for, e a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente no local. Algumas empresas estariam poluindo as águas com descargas de esgoto e resíduos químicos.

Odores fortes e dores de cabeça

Moradores reclamam do forte odor que, segundo depoimentos, em dias de chuva torna-se “insuportável”, podendo ser percebido a vários metros de distância. Após o início do problema relatos de pessoas que passaram a sofrer fortes dores de cabeça têm sido frequentes, além da grande mortandade de peixes. O fluxo desagua no reservatório da Represa do Capivari, lugar bastante frequentado por turistas, tanto para pescarias, quanto para outras modalidades de lazer. Há a informação de que ligações clandestinas de esgoto também estão, há muito tempo, lançando dejetos no rio.

 

Revitalização total da Praça Central

Também foi aprovado o requerimento de autoria dos vereadores Geraldo de Souza (PTB) e Sergio Cavagni (PT) que solicita a revitalização total da Praça Central do município. As obras incluem a construção de banheiros públicos, playground e academia ao ar livre. O vereador Geraldo chamou a atenção dos presentes para a importância do projeto, tanto para as melhorias no tocante ao lazer, quanto à necessidade básica de sanitários que atendam os munícipes frequentadores da praça.

 

Falta de dinheiro em agência do Banco do Brasil

vereador sergio cavagni

Um requerimento de autoria do Presidente da Câmara, vereador Sergio Cavagni (PT), que solicita do Poder Executivo informações sobre movimentações financeiras no Banco do Brasil, agência Jardim Paulista, também foi exposto e aprovado. Comerciantes tem reclamado da falta de dinheiro para atender a mínima demanda dos saques, o que tem acarretado muitos inconvenientes.

Dinheiro só em municípios vizinhos

Algumas pessoas tem ido, por exemplo, a municípios vizinhos a fim de resolver o problema que já afeta o comércio da região. “O Banco do Brasil é um prestador de serviços como outro qualquer, assim, clientes tem todo direito de serem bem atendidos, sejam quais forem as necessidades”, argumentou Cavagni. Esse requerimento já foi protocolado pelo vereador, que também encaminhou ofício à superintendecia do Banco do Brasil, a título de informar a instituição sobre o problema.

 

Campina Grande do Sul na Rede Integrada de Transporte

vereador sidnei camargo

O vereador Sidnei Camargo (PP) é o autor do requerimento que solicita a retomada das negociações junto à COMEC (Coordenação da Região Metropolitana) e URBS (Urbanização de Curitiba), a fim de incluir Campina Grande do Sul na Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba (RIT). Participar da integração é uma solicitação antiga da população campinense do sul, porém, nas últimas tentativas de discussão entre os órgãos competentes não houve sucesso.

Promessa vencida

Segundo o vereador, havia a promessa por parte da COMEC que, tão logo obras de ampliação no Terminal do Santa Cândida, em Curitiba, estivessem concluídas, Campina Grande do Sul seria incluída na rede. “Não é aceitável que um trabalhador desta cidade, ao descer do ônibus em Curitiba, pague nova passagem e acabe gastando 10% do salário apenas com transporte”, explica Sidnei Camargo.

 

Biometria recadastrará mais de 40 mil eleitores

O vereador e Vice-presidente da Câmara Bruno de Andrade (PTB) lembrou que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) iniciou na sexta-feira (22) o processo de recadastramento biométrico dos eleitores de Campina Grande do Sul e Quatro Barras. O encerramento está marcado para 28 de agosto. O agendamento pode ser feito no site www.tre-pr.jus.br onde todas as informações, tais quais documentação e horários estão disponíveis.

 

Transtornos de última hora

O Presidente da Câmara, vereador Sergio Cavagni (PT), lembrou que os atendimentos ocorrem num intervalo de tempo nunca inferior aos 10 minutos. Ou seja, quem deixar para fazer o processo próximo ao final do prazo poderá enfrentar longas esperas. “São mais de 40 mil eleitores na região e cada um precisará de 10 minutos para ser atendido, numa conta rápida já podemos avaliar o tamanho das filas se muitos deixarem para última hora”, observou Cavagni. Os vereadores enfatizaram o apelo aos eleitores para que agendem os atendimentos o quanto antes e, deste modo, ajudem a evitar congestionamentos no sistema e os consequentes aborrecimentos.

 

Informação

A pedido dos vereadores Sergio Cavagni (PT), Renato Machado (PMDB) e Cleverson Dalprá (DEM), informamos que o projeto de lei complementar que prevê a alteração das tarefas típicas do agente da Guarda Municipal é de autoria do Poder Executivo, e não do Preidente da Câmara, Sergio Cavagni, como consta na edição anterior.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress