Escrito em por

pinhais05

 

A abertura foi realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e contou com a apresentação do grupo teatral Aquarela com a peça “Escândalo! Pra quê?”

Na noite da última terça-feira (13), teve início a décima edição do Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais (Fetaepi). Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), o Festival segue até o dia 26 de outubro. A abertura foi realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e contou com a apresentação do grupo teatral Aquarela com a peça “Escândalo! Pra quê?”

O Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, agradeceu a presença da população. “A nossa equipe sempre procura oferecer o melhor para a comunidade. É importante quando temos este retorno por parte do público que sempre prestigia as apresentações, percebe esse esforço e valoriza o trabalho”, comenta.

Durante a solenidade de abertura, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, José Martins, enalteceu os esforços da equipe para promover este festival. “Agradeço a todos pelo comprometimento e carinho com que trabalharam para tornar esta edição um grande sucesso. Na programação, temos espetáculos para todos os gostos, deste modo esperamos alcançar um grande público nestes dias de apresentações”, salienta.

O Diretor do Departamento de Cultura, Laércio Sobral, explanou sobre a importância do teatro, principalmente no contexto escolar. “Sabemos da relevância de incentivarmos atividades teatrais nas escolas. Desta forma, o aluno se desenvolve e tem outra percepção da vida; e isso ajuda em diversas disciplinas e também no comportamento”, afirma.

De acordo com a organização, o evento é reconhecido no cenário do teatro paranaense como grande fomentador na descoberta de novos talentos e incentivador da produção teatral nas escolas, faculdades entre grupos amadores e profissionais. Neste ano foram 44 espetáculos inscritos; destes 34 foram selecionados e divididos nas categorias estudantil, amador, mostra paralela e convidados.

Serão 14 dias de atividades deste evento, que reunirá 550 artistas que apresentarão peças dos gêneros drama, tragédia, comédia, infantil, poesia, suspense, cultural folclórico, tragicomédia, teatro histórico-político, musical infantil, jogos teatrais e esquetes. Estarão representados no décimo Fetaepi as cidades de Pinhais, Curitiba, Araucária, Ibiporã, Castro, Fazenda Rio Grande, e Balneário Camboriú.

Também estiveram presentes no evento, os atores Emílio Pitta, Márcia Kaplun, a escritora Kazuco Ferraz. Representando o Legislativo Municipal, a Vereadora Márcia Ferreira.

Espetáculo de Abertura

O Grupo Teatral Aquarela volta aos palcos do Festival com a mesma peça que marcou o a abertura do primeiro Fetaepi. Com nova roupagem, mas mantendo o texto original, a trama envolve o público com a história bem humorada de três drag queens. Elenco: Laércio Sobral, Heder Teixeira, Edu Mehl, Diego Zotti, Tatsuya Sousa e Hugo Bottega. Direção: Arnaldo Silveira.

“A Imagem do Teatro”

Também presente no evento, o Diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) Fernando Severo fez a abertura oficial da exposição “A Imagem do Teatro”. A mostra reúne fotografias feitas por Chico Nogueira, Gilson Camargo e Milla Jung. Nelas são retratados momentos de grandes atores como Lala Schneider, Guilherme Weber e Mário Schoemberger, em suas atuações nos palcos paranaenses. As imagens poderão ser visitadas, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallamnn, até o dia 29 de novembro.

Serviço

As apresentações da 10ª edição do Teatro Amador Estudantil (Fetaepi) seguem até o dia 26 de outubro, em dois locais:
- Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, localizado na Rua 22 de Abril, 305, localizado no bairro Centro. Telefone: (41) 3912-5241.
- Centro de Artes e Esportes Unificados de Pinhais, localizado na Rua Rio Trombetas, esquina com a Rua Rio Tocantins, s/n, no bairro Weissópolis. Telefone: (41) 3912-5487.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)