Viatura da Guarda exclusiva da Patrulha Maria da Penha é entregue à população

Viatura da Guarda exclusiva da Patrulha Maria da Penha é entregue à população

Patrulha Maria da Penha
A entrega da viatura exclusiva da Guarda Municipal representa um importante passo no avanço das políticas públicas para as mulheres no município, atendendo ao previsto no plano de governo da prefeita Rosa Maria

No dia 8 de abril, terça-feira, o município de Pinhais ganhou uma viatura da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal. A cerimônia de entrega da viatura exclusiva para a Patrulha foi realizada na sede da Guarda Municipal de Pinhais e contou com a presença de autoridades do próprio município e de municípios vizinhos.

 

Início das operações

A solenidade ainda marcou o início oficial das operações da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, que passa a contar com efetivo exclusivo e deverá atuar de forma integrada com a Polícia Militar, que já conta com Patrulha Maria da Penha própria.

 

Avanço nas políticas públicas para as mulheres

A iniciativa é resultado de um projeto que teve início há cerca de um ano e foi executada por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset), cujo secretário-interino Alfredo Borges Moreno, também, é procurador-geral do Município.

Criada pela Lei Municipal 3.092, de 13 de março de 2025, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Pinhais consolida um importante avanço no enfrentamento à violência doméstica e nas ações preventivas de proteção às mulheres do município.

A função da Patrulha Maria da Penha, prevista no plano de governo da prefeita Rosa Maria, desempenha um trabalho de acompanhamento, orientação e proteção às mulheres que já receberam medida protetiva do Poder Judiciário, efetuando um atendimento após a primeira denúncia.

Conforme esclareceu o secretário Alfredo Borges Moreno, a Guarda Municipal faz a segurança de todas as mulheres, ”mas essa Patrulha é para a mulher que vem sofrendo ameaças, agressões, e que já estão com medida protetiva deferida pelo Poder Judiciário”, esclareceu.

Moreno enfatizou a alegria pela entrega da viatura, uma vez que a agressão à mulher fere toda a sociedade. “A agressão não fere apenas a mulher, fere a todos nós, fere a família, fere a população, fere o município como Poder Executivo. Então, é com muita alegria, mesmo, que estamos dando início a Patrulha da Guarda, reforçando o trabalho da PM”, enfatizou.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, pontuou em discurso que a viatura da Patrulha Maria da Penha vem se somar aos esforços do município em investir em políticas públicas efetivas para as mulheres, a exemplo da recente criação da Superintendência da Mulher, que deve atuar junto ao Centro de Referência Maria da Penha (CRMP), criado há quatro anos. “Hoje, avançamos mais um passo a partir de mais políticas públicas para as mulheres, que buscam garantir proteção e mais autonomia e liberdade a mulher, a fim de promover o combate efetivo e absoluto desse crime”, pontuou.

O delegado de Polícia Civil de Pinhais, Gustavo Alves, parabenizou o município pela iniciativa lembrando que municípios que contam com a Patrulha Maria da Penha têm apresentado redução nos casos de violência doméstica. “Tenho certeza que em Pinhais haverá redução, também“, disse.

 

Segunda atenção

O efetivo para a Patrulha Maria da Penha é composto por dois guardas municipais: Lelian Rodrigues Previato e Sérgio Luiz Vida Vieira. Membros da primeira turma da GMP, ambos contam com quinze anos de corporação. Os dois prestarão suporte em dupla às demandas da Guarda e do Centro de Referência Maria da Penha (CRMP). A Patrulha deverá trabalhar de forma integrada com a comunidade, o CRMP, a Assistência Social, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Poder Judiciário. “Ao ligar o botão do pânico, no 153, a viatura que estiver mais próxima vai atender. Nós fazemos a segunda atenção, que é ir até essa mulher, ver se ela conseguiu receber a medida protetiva, sem tem dúvidas, se precisa de orientação, se a medida protetiva está sendo eficaz, se está sendo cumprida”, explica a guarda Lelian.

Para implantação da Patrulha Maria da Penha da Guarda, o município baseou-se em experiências positivas de outros municípios. Os guardas fizeram capacitação com outras Guardas de municípios como Curitiba, Colombo, Araucária e São José dos Pinhais. Em breve, nova capacitação está prevista em Curitiba.

 

Canais de Atendimento

APP 153 Cidadão (Android e IOS).

Fones: 153 e 41 3912-5153 (somente dentro do município).

Centro de Atendimento a Mulher: 180.

PM: 190.

Centro de Referência Maria da Penha – CRMP: 41 99226-0692 (Fone e Whatsapp).

Endereço: Rua 21 de Abril, 321. Centro.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress