Viajar com as crianças requer muita organização dos pais e responsáveis para proporcionar momentos de diversão e alegria em família. De acordo com a plataforma MaxMilhas, cerca de 20% das reservas em hotéis, pousadas e resorts contam com crianças no orçamento. Há vários pontos a considerar para que os pequenos possam aproveitar bastante o passeio, assim como os adultos. Portanto, é preciso ter cuidado desde a escolha do meio de transporte até o tipo de hospedagem.
TRANSPORTE E HOSPEDAGEM
Uma das primeiras preocupações é o horário do voo, para quem opta pelo transporte aéreo, ou da partida de carro ou ônibus. Para facilitar o deslocamento, é importante priorizar viagens durante à noite caso sejam longas, assim, as crianças vão passar a maior parte do tempo dormindo, o que evita a agitação excessiva e, consequentemente, o cansaço delas e dos pais.
O destino também é muito importante. A maioria das hospedagens com crianças são feitas em praias e fora de grandes metrópoles, considerando viagens mais curtas. As cidades com maior número de reservas para esse perfil são Armação dos Búzios (RJ), em primeiro lugar, Aquiraz, no Ceará, onde está o Beach Park — resort e parque de diversão considerado point de muitas famílias que buscam por esse tipo de passeio. Em seguida, aparecem Aracaju (SE), Angra dos Reis (RJ) e Araraquara (SP). Esses destinos são boas opções para os pais que ainda não sabem para onde ir com os filhos.
Além disso, o sucesso da viagem depende do tipo de hospedagem. Os resorts costumam ter boas opções de lazer e entretenimento em seu interior, bem como recreação, o que permite interação das crianças com atividades oferecidas pelo próprio estabelecimento, além de momentos de descanso para os pais. Os hotéis fazenda também costumam ser ótimas alternativas, uma vez que contam ainda com lazer específico voltado à vida no campo, sendo, geralmente, um ambiente tranquilo, que proporciona o contato das crianças com a natureza e com os bichos. No geral, é aconselhável buscar estabelecimentos que tenham uma estrutura para crianças, como piscinas infantis, playgrounds e até cozinha para preparar papinhas e mamadeiras. A seguir, outras dicas importantes para que a viagem seja muito especial:
PASSEIOS – O roteiro da viagem também deve ser previamente planejado. Lembre-se de evitar passeios que incluam caminhadas muito complexas ou atividades radicais as quais as crianças não possam participar. Outra sugestão é alugar um carro para que a família possa se locomover dentro da cidade de destino sem muitos problemas, garantindo, assim, a segurança e o bem-estar das crianças, para que não precisem enfrentar longas esperas para pedir um carro de aplicativo ou o transporte público.
DOCUMENTOS – Assim como para os adultos, ter em mãos os documentos de identidade — RG, Certidão de Nascimento ou passaporte infantil — é indispensável. Para algumas viagens internacionais ou em regiões específicas do Brasil, como a Amazônia, também é recomendado que o cartão de vacina esteja atualizado.
SAÚDE – Vale ainda montar um kit de primeiros socorros com itens e remédios que a criança possa precisar, como antissépticos, medicamentos para dor e febre, antinauesantes e antialérgicos. A alimentação também é um ponto de atenção para evitar problemas gastrointestinais durante a viagem e até proporcionar mais energia para a criançada realizar as atividades do passeio.