Vereadores que integram a frente parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) visitaram, no dia 20 de outubro, quinta-feira, o Centro de Comando e Controle da Muralha Digital, o cerco de segurança implantado pela Prefeitura de Curitiba.
Em tempo real, os parlamentares acompanharam as funcionalidades do sistema integrado que conta com 1,4 mil câmeras de monitoramento instaladas nos principais pontos da cidade.
A visita foi acompanhada pelo secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; pelo superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Antônio Carlos Pires Rebello; e pelo presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Amorim.
“É um grande aparato tecnológico que está a serviço da população 24 horas por dia. Com a Muralha nós antecipamos situações e controlamos os principais pontos da capital para levar segurança e tranquilidade aos curitibanos”, explicou o secretário Péricles de Matos.
O superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Antônio Carlos Pires Rebello, demonstrou as tecnologias em uso e falou de outras etapas que virão. “São diferentes etapas que apresentam soluções inteligentes para Curitiba”, disse Rebello.
Após a apresentação, os parlamentares tiraram dúvidas e fizeram suas considerações em uma reunião na sede do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).
Estiveram presentes os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente da frente parlamentar; Nori Seto (PP); Sidnei Toaldo (Patriota) e o vereador Mauro Bobato (PODE).
Muralha Digital
A Muralha Digital é composta por um sistema de câmeras de vigilância que cobrem vários locais da capital com grande circulação de pessoas, como praças e cemitérios municipais. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.
O videomonitoramento realizado pela Muralha se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão presentes, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com estatísticas da Prefeitura.