Na noite da quinta-feira (25), tomaram posse os vereadores-mirins eleitos para a terceira legislatura da Câmara Mirim de Pinhais.
Com a Câmara lotada por familiares, professores e colegas dos vereadores mirins eleitos, uma linda e emocionante sessão foi realizada, com belos discursos dos eleitos.
Matheus da Silva, primeiro vereador-mirim reeleito da história, após um ano fora da Câmara, retornou com três propostas de leis para esta gestão e agradeceu ao Presidente Gilberto por ter proposto o projeto que institui a Câmara Mirim.
Natalia Mocelin, após cumprimentar a todos, agradeceu nominalmente suas amigas que ajudaram a confeccionar os cartazes e comprar materiais para a realização de sua campanha. Ela agradeceu ainda aos eleitores e sua família que estava presente.
Com um belíssimo discurso, Washington de Araujo Lucas afirmou ser um dia especial para todos, pois esta é a oportunidade de aproveitar e participar efetivamente das mudanças.
Projeto que cresce a cada ano
Representando o Executivo Municipal, a Secretária de Administração, Rosa Maria, afirmou estar muito feliz pelo andamento do projeto Câmara Mirim. “É possível notar um crescimento a cada ano. Esta é a oportunidade de se formar cidadãos melhores e com maior qualificação. Também é oportuno para o exercício da cidadania e democracia na prática, ainda que o objetivo não seja torná-los políticos, mas sim pessoas melhores. Toda vez que temos um jovem participando da vida política da cidade, se qualificando e buscando mudanças, com certeza temos uma cidade melhor. E como é bom ver também essa expressiva participação das meninas”, comentou.
Confiança no processo democrático
Gilberto Hartkopf, Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, quando fez o uso da palavra, ressaltou a importância dos alunos, professores e diretores das escolas acreditarem no projeto e no processo democrático. “Obrigado a todas as famílias por terem dado oportunidade para estas crianças e adolescentes fazerem parte deste momento. Eles irão conviver com os vereadores e poderão propor melhorias para o município. Também agradeço aos professores e diretores das escolas por apoiarem o processo democrático e elegerem os seus representantes. Lembro a todos que nossos gabinetes estão abertos para aqueles que queiram saber mais e acompanhar o trabalho da Câmara. Meu agradecimento especial a cada um dos vereadores-mirins eleitos que acreditaram e confiaram no processo, tornando possível a continuidade deste projeto”, concluiu.
No final da sessão Jeferson, o coordenador da Câmara-Mirim, pelo segundo ano, afirmou estar muito confiante para o exercício desta terceira legislatura, pois os desafios já estão postos e são grandes. “É preciso que apareça o trabalho destas crianças e adolescentes, para que possamos convencer o próximo presidente da Casa a manter este projeto. Acredito no trabalho dos vereadores-mirins. Nossa intenção é seguir o exemplo de Blumenau, que já está em sua 16ª Legislatura”, finalizou.