O vereador Airton da Silva (Republicanos) discursou nas Explicações Pessoais abordando sobre requerimentos dos vereadores encaminhados à Prefeitura. “Sempre tenho dito que não sou muito de fazer requerimentos. Considero contraproducente. Prefiro dirigir-me pessoalmente às secretarias e conversar ao encaminhar pedidos. É mais prático e rápido que fazer requerimentos. Na primeira sessão deste ano, foram 186 requerimentos. Na segunda, mais de cem. O que acaba sobrecarregando os servidores. Pois, há toda uma tramitação até que o requerimento cumpra seu papel. É muita burocracia. O caminho mais viável é conversar direto com os servidores”, explanou.
Parceria com o Governo do Estado
Sobre os alagamentos, o parlamentar pontuou que muita coisa a ser feita não depende só de Pinhais. Já conversamos com São José e Curitiba. O problema é que são quatro rios no Weissópolis que, no final, fazem um funil, levando a água a voltar. O rio em São José está assoreado. A limpeza dos rios que fazemos aqui é paliativa se Curitiba e São José não fizerem sua parte. Piraquara já obteve benefícios com a limpeza que fazemos. No Jardim Tropical não alagou mais. Precisamos, também, cobrar do Governo do Estado e dos deputados para parcerias entre os municípios. É necessário um trabalho conjunto entre os municípios envolvidos“, avaliou.
Carlinhos do Eliza alerta para descarte correto do lixo, o que colabora para prevenir alagamentos
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) iniciou discurso no Grande Expediente agradecendo a presença dos servidores municipais no plenário. ”Votaremos um projeto muito importante para vocês, hoje. Se o município é referência estadual e nacional em algumas áreas, é pelo grande trabalho que vocês fazem. Agradeço pelo trabalho que vocês fazem para a comunidade. E pelo bom atendimento que vocês nos prestam sempre que levamos pedidos da comunidade“, agradeceu.
O vereador ainda comentou sobre os recentes alagamentos em diversos pontos da cidade. “A Prefeitura tem feito o melhor possível. A Secretaria de Obras tem trabalhado muito no Jardim Cláudia, Atuba, e outros bairros, como pude conferir“, pontuou.
EcoPonto
Nas Explicações Pessoais, voltou a comentar sobre os alagamentos, lembrando que a população também precisa fazer sua parte descartando o lixo corretamente. ”A dragagem em todos os rios tem sido feita, regularmente. E tem sido retirado muito lixo dos rios. A Secretaria de Meio Ambiente tem feito o Mutirão da Limpeza com frequência, há os EcoPontos, também, para o descarte correto de materiais como vidro, e outros. Peço a comunidade que colabore fazendo a sua parte a partir do descarte correto de entulhos, madeiras, vidros, metais, papéis. A AREPI também passa pelos bairros para recolher o lixo reciclável. No meu bairro, é às segundas e sextas-feiras“, lembrou.
Fabrício Sousa defende prioridade de vaga em ensino integral para filhos vítimas de violência doméstica
O vereador Fabrício Sousa (PDT), no Grande Expediente, discorreu na tribuna sobre três Projetos de Indicação de sua autoria. O primeiro, refere-se a priorização de vagas em escolas e creches integrais para filhos de vítimas de violência doméstica ou de mães que estejam sob proteção da Lei Maria da Penha. “É fundamental que essas mães encontrem condições de se recolocarem no mercado de trabalho a fim de poderem manterem-se afastadas do parceiro agressor. Poder contar com escola integral para os filhos auxilia muito neste processo”, justificou.
Outro Projeto de Indicação é referente a criação de um programa de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Essas pessoas precisam do auxílio e apoio do poder público para voltarem ao mercado de trabalho”, colocou.
Clínica Veterinária Pública
O terceiro projeto destacado é para a criação de uma Clínica Veterinária Pública, para atendimento a animais de tutores que ganham até três salários mínimos. “É de grande valia para famílias de baixa renda contar com esse serviço público a fim de que possam bem cuidar de seus pets”, defendeu.
Marcos Ceschin sugere a instalação de “bueiros inteligentes” em todo o município
O vereador Marcos Ceschin (MDB) contou, no Grande Expediente, que sugeriu ao Poder Executivo Municipal a instalação de bueiros inteligentes em todas as vias do município. “Os bueiros inteligentes filtram, retêm, os detritos e entulhos, evitando que caiam nas galerias pluviais, entupindo-as, o que faz a água voltar. O município tem galerias pluviais antigas e com as novas construções, nos últimos anos, tem caído mais lixo, detritos e entulhos. Já conversei com o secretário Mário Stier, da Secretaria de Obras, para a instalação. Há municípios como Florianópolis que já contam com bueiros inteligentes“, sugeriu.