A Tuberculose Pulmonar é uma doença contagiosa e mata mais que qualquer outra doença transmissível no mundo todo
Sabe aquela tosse que não melhora? Pode ser tuberculose. A Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre os cuidados a serem tomados e o que fazer quando os sintomas aparecem. O tratamento é gratuito e é realizado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Pinhais, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.
Além daqueles que têm os sintomas, as pessoas que convivem em contato próximo com o doente também devem ser encaminhadas para a USF para avaliação médica e exames conforme indicação. O resultado dos exames dará o norte para a orientação mais adequada a ser repassada pela equipe de saúde.
O que é a tuberculose?
É uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões. A Tuberculose Pulmonar é uma doença contagiosa e mata mais que qualquer outra doença transmissível no mundo todo. Pode atacar outras partes do corpo onde não são transmissíveis como rins, olhos e ossos, pleura, meninges, glândios, etc.
Como se transmite?
É transmitida de uma pessoa doente por meio de gotas eliminadas no ar pelo escarro para outra sadia, pelo ar que respiramos, pela tosse, espirro, fala.
Quem adoece?
Todos estamos sob risco de adoecer e principalmente os que vivem com doentes de tuberculose pulmonar em lugares fechados, em condições precárias e portadores de doenças como diabetes, AIDS e alcoolismo.
Principais sintomas
Tosse com escarro por três semanas ou mais, às vezes com sangue, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas, febre baixa, geralmente à tarde.
Como prevenir?
A vacina BCG é obrigatória para menores de 1 ano. Só protege as crianças e os adultos jovens contra as formas mais graves da doença;
O sol e a ventilação podem diminuir o risco da transmissão.
Tratamento
O tratamento é disponibilizado em todas as Unidades de Saúde da Família de Pinhais, gratuitamente. Ele dura seis meses e quem não comparece à consulta é considerado faltoso. A interrupção da medicação por mais de 30 dias é considerada abandono de tratamento, o que causa a continuidade de transmissão da doença e resistência do bacilo à medicação.
Vantagens do TDO
O Tratamento Diretamente Observado (TODO) aproxima o profissional de saúde do paciente estimulando o autocuidado; estabelece vínculo entre serviço de saúde e família; diminui os efeitos e estigma da doença; propicia uma educação individual e dialogada; tem maior probabilidade de curar a tuberculose; o paciente vai tomar diariamente o medicamento na presença dos profissionais de saúde.