Foto: Everson Bressan/SMCS
A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) está desenvolvendo ferramentas de gestão, através de aplicativos, que ajudarão a identificar a situação do hospital, do paciente e melhorar os serviços.
Os aplicativos e-Feaes e Dashboard Feaes foram demonstrados na terça-feira (9), durante o Encontro para Discussão em Tecnologia da Informação em Hospitais, realizado no Hospital do Idoso Zilda Arns, que contou com a presença de representantes do Hospital do Idoso Zilda Arns, Marcelino Champagnat, Cruz Vermelha, Nações, Sugisawa e Santa Cruz.
Os aplicativos foram criados a partir de uma solicitação da diretoria e totalmente desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Feaes. “O meio digital tem grande impacto na melhoria dos serviços, uma vez que com a unificação do acesso é possível ter todo o histórico do paciente”, explica o diretor geral da Feaes, Gustavo Justo Schulz.
O e-Feaes oferece uma leitura instantânea do atendimento por área, possibilitando a visualização da taxa de ocupação, relação de pacientes internados por setor e mapa cirúrgico. Já o Dashboard Feaes, lançado há menos de dois meses, foi desenvolvido a partir do conceito de um cockpit de avião. “É um painel no qual todas as informações relevantes estão disponíveis em poucos cliques”, descreve Fábio Luis Dias, analista de sistemas da Feaes.
A primeira versão conta com cinco eixos de dados: serviços hospitalares, ambulatoriais, pessoas, atenção farmacêutica e faturamento. Nesta versão piloto, o sistema é abastecido com os dados do Hospital do Idoso e do Serviço de Diagnóstico por Imagens das Unidades de Pronto Atendimento. “Nas próximas atualizações já estão previstas a segregação por unidades da Feaes”, projeta Dias.
O encontro tratou ainda do gerenciamento de processos de negócio, com o diretor de projetos Vinícius Nóbile de Almeida. “Quem vê o valor da organização é o usuário, não podemos criar processos para nós mesmos”, comenta.
O grupo de hospitais deve voltar a se reunir na segunda quinzena do mês de julho, no Hospital das Nações.
Certificação
A base de dados que o e-Feaes e o Dashboard Feaes utiliza é obtida a partir do software de prontuário eletrônico do paciente utilizado pelo Hospital do Idoso, que foi desenvolvido para tornar 100% dos processos da entidade digitais, aumentando o nível de segurança da informação.
O sistema de informação da entidade recebeu a indicação para o nível seis na certificação internacional em modelo de adoção do prontuário eletrônico do paciente, avaliada pela Himss (Healthcare Informationand Management Systems Society), uma organização global e sem fins lucrativos, focada na melhoria dos procedimentos de saúde por meio da tecnologia da informação.
Participando na categoria Hospital Geral com até 500 leitos, foi a primeira instituição pública brasileira a ser avaliada, e obteve nota 6,03 na etapa diagnóstica. Apenas as entidades com nota superior a seis passam por avaliação presencial com auditores da Himss para receberem a certificação e selo internacional.