Na segunda-feira, dia 16, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reabriu para a comunidade as Unidades de Saúde da Família Maria Antonieta e Emiliano Perneta, que estavam fechadas nos últimos meses para receber serviços de melhorias e de reforma.
Nas unidades foram realizadas a readequação estrutural para atender as atuais solicitações da população, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e das Pessoas com Deficiência. Além disso, as USFs receberam impermeabilização contra infiltração, pintura nova em todo o prédio, instalação de novas placas indicativas, conserto do telhado, troca da fiação elétrica, implantação de banheiro PcD, entre outras melhorias. Os serviços iniciaram no mês de agosto e foram realizados por meio do Fundo Estadual de Saúde.
Para verificar o resultado das reformas, na manhã de segunda-feira a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, acompanhada da vice-prefeita Rosa Maria, da secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, e dos diretores do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Viviane Maysa Tomazoni, e de Comunicação, Márcio Mainardes, visitou as Unidades.
A prefeita Marli lembrou que somente neste ano quatro unidades passaram por reformas similares. Além do Maria Antonieta e Emiliano Perneta, no primeiro semestre foram entregues as obras de reforma nas USFs Tebas e Esplanada.
“Além disso, para amenizar a perda de 13 médicos do programa ‘Mais Médicos’ que deixaram de atuar junto a nossa comunidade, na última semana realizamos a contratação de cinco médicos, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma técnica em saúde bucal. Trabalhamos constantemente para melhorar o atendimento às pessoas de Pinhais, bem como na qualificação dos nossos servidores para a realização de um atendimento mais eficaz”, finalizou a prefeita.