A cerimônia foi realizada na sede da Celepar, em Curitiba, e teve a participação do secretário de Saúde, Giovani de Souza
Mais duas Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais, sendo elas a UBS Martinópolis e a UBS Quississana, receberam do Governo do Estado na quarta-feira, dia 28 de março, o Selo Bronze de Certificação de Tutoria na Atenção Primária à Saúde. A cerimônia foi realizada na sede da Celepar, em Curitiba, e teve a participação do secretário de Saúde, Giovani de Souza, de servidores da Secretaria de Saúde do Município e dos coordenadores das UBS premiadas.
Essa certificação foi implantada no Estado do Paraná com o objetivo de apoiar as equipes de Atenção Primária em Saúde através de uma padronização e de protocolos, que servem para organizar o trabalho e, assim, garantir a segurança dos usuários de saúde pública, o gerenciamento do processo e também a melhoria na qualidade do atendimento prestado a população.
Também presentes na solenidade a diretora do gabinete da Secretaria de Saúde, Débora Chemin, a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Cintia Mazur, a chefe de Políticas Públicas de Saúde e Planejamento do DAS Adriane Dugonski, e os coordenadores das UBS premiadas Luis Marcelo Cordeiro e Nayla Gural. Além das UBSs Martinópolis e Quissisana, já são certificadas com selos de qualidade as unidades Borda do Campo, Ipê e Moradias Trevisan.
Certificação
Foram avaliadas 57 Unidades de Saúde dos municípios de Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Piraquara, Quitandinha, Rio Negro e São José dos Pinhais, que totalizaram 25 Selos Bronze e dois Selos Prata.
Com o apoio de técnicos das Regionais de Saúde, as equipes das Unidades são convidadas a alterar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde. Concluída cada fase do processo, a unidade passa por rigorosa avaliação, que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho.
Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação. No total, 914 unidades de 336 municípios do Paraná já aderiram ao processo.