A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e se estenderá até o dia 20 de maio
Na segunda-feira, 25, teve início em Pinhais a Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e se estenderá até o dia 20 de maio. A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde Família do município, para os grupos prioritários.
No sábado, 30 de abril, das 8h às 17h, acontecerá o Dia “D” de Mobilização Nacional, com atendimento nas Unidades de Saúde da Família do município. Na oportunidade estarão disponíveis três postos volantes. Um estará instalado no Supermercado Carrefour, outro no Supermercado Condor da Avenida Iraí e outro no Supermercado Condor da Avenida Jacob Macanhan. Nestes locais, o horário de atendimento acontece das 8h30 às 16h30. As crianças não receberão a vacina nos postos volantes; portanto os pais ou responsáveis deverão levá-las a Unidade de Saúde da Família mais próxima.
As doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde protegem contra os três subtipos do vírus influenza, recomendados pela Organização Mundial da Saúde para este ano: H1N1; H3N2 e B. De acordo com o protocolo do Ministério, os grupos prioritários que deverão ser vacinados em 2016 são:
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Para a vacinação das crianças se faz necessária a apresentação da carteirinha de vacina.
– Gestantes: em qualquer idade gestacional;
– Puérperas: mulheres no período de até 45 dias após o parto; deverão apresentar qualquer documento que comprove a data do parto, (certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros);
– Trabalhador da saúde: qualquer trabalhador de saúde dos serviços públicos ou privados; os mesmos deverão apresentar documento que comprove sua função como trabalhador da saúde;
– Povos indígenas;
– Pessoas com mais de 60 anos;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade submetidos a medidas socioeducativas
– Pessoas de 5 anos a 59 anos 11 meses e 29 dias, portadoras de doenças crônicas de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.
Para esse grupo é necessária a apresentação da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Importante ressaltar que para pacientes cadastrados nos programas das unidades de saúde, como o programa de diabetes, não é preciso apresentar a prescrição médica da vacina ou receita. A orientação é que o paciente procure a USF onde está cadastrado.