Unidades de Saúde de Pinhais disponibilizam tratamento contra a tuberculose

Unidades de Saúde de Pinhais disponibilizam tratamento contra a tuberculose

pinhais04

 

No dia Mundial de Combate à Tuberculose, Secretaria de Saúde de Pinhais alerta sobre a prevenção e cuidados caso seja infectado

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, umas das doenças infecciosas que mais mata no mundo, mas que tem cura. Esta patologia é transmissível e afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Em Pinhais, todas as Unidades de Saúde da Família oferecem, gratuitamente, o tratamento contra a doença.

A Secretaria de Saúde de Pinhais realiza o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, e dentre as ações está o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na prática do profissional de saúde, devidamente treinado, acompanhar o paciente, oferecer o remédio e vê-lo engolir. Dentre as vantagens da iniciativa, elenca-se a aproximação do profissional de saúde e paciente, o que estimula o autocuidado; o estabelecimento de vínculos entre serviço de saúde, doente e família; diminuição dos efeitos do estigma da doença; além da maior probabilidade de cura da tuberculose.

Sintomas
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples, que são ignorados durante alguns meses. Segundo Karolyne Gaio, chefe de Seção de Monitoramento e Informação em Epidemiologia, do Departamento de Vigilância em Saúde, a tosse seca e contínua por mais de três semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento, são os principais sinais da doença.

Dentre as pessoas que tem maior probabilidade de adquirir a patologia estão os portadores de HIV, desnutridos, usuários de drogas, e os que por determinado motivo estão com a imunidade baixa. Vale destacar que grande parte da população pode estar infectada, mas não desenvolver a doença em nenhum período da vida, para tanto a prevenção se faz necessária.

Prevenção
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, quanto aos cuidados para prevenir o contágio da doença, é necessário imunizar as crianças de até quatro anos, obrigatoriamente os menores de um ano de idade, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina.

A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. No caso das pessoas que convivem com o doente e os que têm sintomas respiratórios devem ser encaminhados às Unidades de Saúde do município. Vale destacar que a tuberculose não se transmite por fômites e pelo uso de objetos compartilhados.

Doença
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre por via aérea em praticamente todos os casos, já a infecção a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. O tratamento tem duração de seis meses ininterruptos e está disponível em todas as unidades de saúde de Pinhais. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress