Unidades de saúde de Curitiba vão funcionar como pronto atendimento

Unidades de saúde de Curitiba vão funcionar como pronto atendimento

O serviço destas unidades transformadas em pronto atendimento será voltado exclusivamente para urgências e emergências

A partir de segunda-feira (31/5), 19 unidades básicas de saúde passarão a atender como unidades de pronto atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Destas unidades, dez – sendo uma por distrito – atenderão também durante os fins de semana e feriados, das 7h às 17h, como pronto atendimento.

O serviço destas unidades transformadas em pronto atendimento será voltado exclusivamente para urgências e emergências. Esta reorganização do sistema de saúde está ligado ao atual recrudescimento da pandemia da Covid-19 na capital paranaense, que levou o município à bandeira vermelha.

Como ficam as UPAs

A taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19 chegou a 106%, mesmo com 14 novos leitos criados, na quinta-feira (27/5). E a taxa de ocupação de leitos de enfermaria SUS exclusivos para Covid-19 chegou a 99%.

Por conta disso, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passarão, até segunda-feira (31/5), a funcionar como unidades para internamentos de Covid-19 – a UPA Pinheirinho e Tatuquara já estão funcionando neste formato.

As UPAs ficarão fechadas para atendimento por procura direta das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 17h, nos fins de semana e feriados. Nestes períodos, os casos graves de urgência e emergência serão atendidos nas unidades que estarão funcionando como pronto-atendimento. Fora desse período, as UPAs atenderão apenas casos graves (de quaisquer doenças).

“Todas essas medidas fazem parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde para atravessarmos esse período crítico da pandemia na capital”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

A Central de Atendimento 3350-9000, além de atender casos de sintomas respiratórios, atenderá também casos leves e moderados de quaisquer doenças, que possam ser acompanhados a distância. Em caso de necessidade, a Central encaminha o paciente para um serviço de saúde.

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