Unidade sentinela para síndromes gripais e respiratórias agudas é implantada em Pinhais

Unidade sentinela para síndromes gripais e respiratórias agudas é implantada em Pinhais

pinhais05

 

Neste mês de abril, a Secretaria Estadual de Saúde implantou novas unidades sentinelas para síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas em Pinhais e algumas cidades paranaenses.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município foi escolhida para receber uma das novas unidades que fazem o monitoramento das síndromes avaliando a circulação do vírus por meio de amostragem.

A unidade é responsável pela coleta de material para análise laboratorial em pessoas que buscam atendimento de saúde com sintomas respiratórios, e também, em pacientes internados com quadros mais graves de doenças respiratórias.

O trabalho da unidade é coletar cinco amostras semanais para o demonstrativo e mapeamento da circulação viral. As unidades de vigilância de síndrome respiratórias agudas graves monitoram os pacientes internados em UTIs e coletam amostras de mais de 80% dos casos de pacientes internados. A amostragem indica o perfil epidemiológico do estado do Paraná apresentando o tipo de vírus circulante e o perfil da população atingida, contribuindo para o setor da saúde tomar as medidas de contenção e prevenção.

As amostras de secreção coletadas são enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) para análises e monitoramento e os resultados são encaminhados posteriormente para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP/Ministério da Saúde).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress