Unidade no Cajuru amplia acolhida de vulneráveis nos dias mais frios

Unidade no Cajuru amplia acolhida de vulneráveis nos dias mais frios

Casa de Passagem Emergencial Iguaçu funciona como local para acolhimento de homens maiores de 18 anos sempre que a temperatura for igual ou inferior a 8 graus centígrados

A Casa de Passagem Emergencial Iguaçu, na Regional Cajuru, foi o destino de 230 pessoas em situação de rua acolhidas pela Prefeitura entre a noite do dia 10 e o dia 13 de junho. A informação é do Núcleo Regional da FAS (Fundação de Ação Social). O órgão é o responsável pela gestão da nova unidade em conjunto com a Diretoria de Proteção Social e da Pessoa em Situação de Rua até o fim da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, em 15 de setembro.

A unidade permanecerá funcionando como local para o acolhimento de homens maiores de 18 anos sempre que a temperatura for igual ou inferior a 8 graus centígrados – fator que determina a intensificação da busca ativa da população exposta ao frio. Os encaminhamentos são feitos pelo Serviço Especializado em Abordagem Social da FAS.

“Esta é a terceira vez que o local coloca sua estrutura à disposição do trabalho intensificado das nossas equipes”, conta a supervisora do órgão na Regional Cajuru, Ariadne Alcântara. Desde o início do trabalho, 787 pessoas foram atendidas no local.

Novo sentido para o barracão

Antiga sede do Cras Iguaçu, a Casa de Passagem dá função a um barracão desocupado do bairro Cajuru. O imóvel foi reformado e mobiliado para integrar a rede de solidariedade da Prefeitura.

A capacidade atual é de até 60 albergados. Quem aceita o convite para passar a noite no local, chega até lá em ônibus a serviço da FAS. A partir das 19h eles podem tomar banho, jantar, vestir roupas limpas, dormir em camas arrumadas com lençóis, travesseiros e cobertores e tomar café da manhã.

Todos podem permanecer na casa até as 9h, a partir de quando as dependências precisam ser limpas e organizadas para o próximo pernoite. Depois desse horário, os acolhidos são levados em ônibus até a Praça Solidariedade, no bairro Rebouças, que concentra serviços da Prefeitura para a população em situação de rua.

Além da Casa de Passagem Emergencial Iguaçu, o Núcleo da FAS na Regional Cajuru conta com duas UAIs (Unidades de Acolhimento Institucional) de funcionamento regular – uma no Capão da Imbuia e outra no Cajuru. Também estão disponíveis cinco Cras (para atendimento primário ao público em situação de vulnerabilidade social) e um Creas (unidade de atendimento especializado).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress