Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pinhais promove evento sobre raiva e leptospirose

Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pinhais promove evento sobre raiva e leptospirose

pinhais03

 

O objetivo do encontro foi atualizar as informações sobre as doenças no município, assim como estreitar a relação entre veterinários dos setores público e privado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, na quinta-feira (5), uma reunião destinada a médicos veterinários atuantes no município de Pinhais. O objetivo do evento foi atualizar as informações sobre raiva e leptospirose no município, assim como estreitar a relação entre veterinários dos setores público e privado.

A raiva e a leptospirose são exemplos de doenças zoonóticas, isto é, acometem e são transmitidas entre animais e seres humanos. Desta forma, a saúde dos animais no município influencia diretamente na saúde humana, sendo uma informação importante para a Vigilância Ambiental.

“Uma melhor comunicação entre médicos veterinários que atendem os animais de estimação da população e médicos veterinários da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pinhais contribui muito para a saúde pública, além de otimizar o trabalho de ambos e melhorar a qualidade de vida do município como um todo’’, afirma Michele Garcia Medeiros, médica veterinária do Departamento de Vigilância em Saúde.

O evento também contou com a participação dos setores de Epidemiologia e da Vigilância Sanitária, além das apresentações promovidas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Raiva

A raiva é uma grave doença, de alta mortalidade e que pode atingir todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, animais domésticos e silvestres. O ciclo da doença inicia-se por meio do contato com morcegos, portanto, a proximidade com estes animais deve ser evitada.

Embora possam hospedar o vírus da raiva, todos os morcegos são extremamente importantes para o meio ambiente e não podem ser mortos ou maltratados, sendo protegidos pela Lei nº 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.

Caso encontre algum morcego caído no chão, não toque no animal, coloque um balde ou caixa de papelão com um peso em cima, retire os animais de estimação do local e solicite o auxílio dos profissionais da Vigilância Ambiental pelo telefone, para a adequada remoção do animal para diagnóstico.

A Semsa também reforça o alerta para que as pessoas que possuam animais domésticos, principalmente cães e gatos, mantenham a vacinação antirrábica em dia.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida por meio da urina dos ratos. Pode acometer os seres humanos e outras espécies animais, como gatos e cachorros.

Medidas preventivas incluem a vacinação dos animais de estimação e ações que evitem a infestação de roedores, como acondicionamento correto do lixo, colocação de ralos/telas, retirada de entulhos, limpeza de terreno e vedação de frestas.
A doença tem um quadro de evolução rápida e deve ser acompanhada por um médico.

Serviço

A Unidade de Vigilância de Zoonoses fica na Rua Alto Paraná, 1789, bairro Emiliano Perneta. Telefone: (41) 3912-5396 ou e-mail ambiental@pinhais.pr.gov.br.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress