Unidade de Saúde Tarumã promove evento com o grupo Hiperdia

Unidade de Saúde Tarumã promove evento com o grupo Hiperdia

pinhais02

O grupo, de hipertensos e diabéticos, é acompanhado pelos agentes de saúde e periodicamente participam das atividades propostas

 

Os profissionais da Unidade de Saúde do Tarumã promoveram mais uma edição do Hiperdia com os usuários da unidade, e nem mesmo a baixa temperatura foi um empecilho, e a atividade teve a participação de cerca de 50 pessoas. O encontro foi comemorado com uma festa junina, com direito a decoração festiva, cardápio típico, bolos sem adição de açúcar, e vários alimentos naturais.

As reuniões do Grupo Hiperdia acontecem desde 2009, com atividades programadas a cada dois meses, que contemplam rodas de conversas, palestras educativas e festas comemorativas, que visam a integração dos usuários, a promoção da saúde e a prevenção de agravos. “Os profissionais sempre organizam com carinho os eventos, com todo cuidado em relação à dieta para pessoas hipertensas e ou Diabéticas, onde o maior objetivo é a reeducação alimentar focando na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis”, explica Glair Portela Sadoski, responsável pelo Hiperdia.

De acordo com Glair, para que estas reuniões sejam realizadas, com a participação ativa da população, é fundamental o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde. “Eles protagonizam e coordenam uma ponte sólida entre a comunidade e a unidade de saúde da família, por meio de visitas domiciliares, onde cadastram e acompanham os integrantes das famílias, divulgam os serviços ofertados na USF”, destaca. Ainda segundo Glair, a unidade de saúde toda se envolve na organização das atividades do grupo. “Isso é essencial para a qualificação do trabalho multiprofissional que acontece na unidade e aproximação com a comunidade”, completa.

Sobre o Hiperdia

Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família desenvolvem o Hiperdia, um programa do Governo Federal que visa cadastrar e acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. A iniciativa prevê que todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuem com a comunidade, no sentido de garantir o recebimento dos medicamentos prescritos e desenvolver campanhas educativas, o que contribui para que se possa definir o perfil epidemiológico da população. A partir dessas informações é possível desencadear estratégias de saúde pública que venham a alterar o quadro de cada cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo o custo social nos municípios.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress