Com 50 anos de idade, José Carlos Pego é ultramaratonista há 16 anos e vem conquistando cada vez mais posições de destaque nas competições. Recentemente, chegou a 208 corridas, que lhe renderam 157 pódios, sendo uma das últimas a ultramaratona de Morretes a Guaraqueçaba, com um total de 105 Km percorridos.
O morador do bairro Jardim Karla conta que sempre gostou de corridas, mas antes também se dedicava a outros esportes. “Além de correr, praticava futebol e voleibol, mas tive uma lesão e por orientação médica decidi ficar somente na corrida”, revela.
José Carlos concilia também o trabalho e para isso faz algo que impressiona leigos ou não no assunto. De segunda a sexta-feira, acorda às 4h30 para correr do local em que reside até o bairro Campo Comprido, em Curitiba, e também alterna, fazendo o trajeto do trabalho até a casa. “Realmente se torna um vício, algo que faz parte da minha rotina e, diferente do que muitos podem achar, isso me dá mais disposição para encarar um dia de trabalho ou alguma atividade em casa”, conta.
Muitos troféus e medalhas foram conquistados ao longo destes 16 anos de dedicação e muitos merecem destaque, como o 3º lugar na ultramaratona de 50 Km no dia 15 de outubro. “Foram 50 quilômetros para comemorar meus 50 anos, fui focado, como sempre, consegui conquistar a terceira colocação geral mesmo sem carro de apoio”, detalha.
O atleta conta que neste ano as maratonas, ou ultramaratonas, preencheram quase todos seus os finais de semana. E a rotina acabou influenciando a família. “Minha esposa começou a correr e as minhas filhas me acompanham em caminhadas e corridas mais leves”, conta.
Ao alcançar mais de 200 participações em sua carreira, Pego conta que nunca desistiu durante uma prova. “Passei por alguns desafios, que me mostraram o quão necessário é estar bem preparado e hidratado, por exemplo. A sensação de bem-estar é ótima, não consigo mais ficar sem correr”, finaliza.