Os moradores do Uberaba receberam, no dia 9 de março, quarta-feira, a clínica de Odontologia da Unidade de Saúde Lotiguaçu completamente reformada pela Prefeitura de Curitiba. O prefeito Rafael Greca fez a reabertura do espaço remodelado como parte da programação de entregas pelos 329 anos de Curitiba, neste mês de março.
Esta é a 17ª clínica de odontologia em unidade de saúde reformada e entregue pela Prefeitura. As demais também serão reformadas, até que toda a Odontologia das 108 unidades de saúde de Curitiba esteja readequada para o novo modelo adotado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O novo padrão atende exigências de segurança biológica por causa da pandemia de Covid-19.
“Nossa ideia é melhorar todas as unidades de saúde com as clínicas dentárias no padrão pós-pandemia, com divisórias para manter a salubridade do tratamento. É um esforço para que a Cidade Sorriso (como Curitiba é chamada) possa sorrir sem máscara logo”, disse o prefeito.
O novo modelo individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-os com divisórias que asseguram mais segurança contra o risco de contaminção por vírus ou bactérias, além de oferecer mais privacidade aos profissionais e pacientes.
Melhorias
A clínica odontológica da Unidade de Saúde Lotiguaçu teve troca do piso; instalação de ar condicionado; individualização das três cadeiras, em três pontos distintos e separados por biombos; readequação das instalações hidráulicas e de ar comprimido; instalação de pias para cada um dos três pontos de atendimento; reorganização das instalações elétricas, com reposicionamento de tomadas e luminárias; pintura interna. Foram investidos R$ 19.329,05 em recursos do município.
A dentista Samaria Fabia Timm Brun, que atua há 12 anos na unidade, aprovou o resultado. “É mais segurança para todo mundo: para quem atende e para quem está sendo atendido. Estou bem feliz em retomar as atividades de rotina com esse espaço renovado”, disse a dentista.
Todas as 13,6 mil pessoas atendidas pela Unidade de Saúde Lotiguaçu contam com os serviços da Odontologia. A operadora de telemarketing Kamyla Victória Petersen, 19 anos, e o operador de carga e descarga Danilo Rocha da Silva, 19 anos, souberam da benfeitoria ao levarem a filha, Sofia, de 14 dias, para ser vacinada.
“Bom saber que temos acesso ao dentista, porque é um serviço caro e não conseguimos pagar consulta particular caso seja necessário”, disse Kamyla.
Por toda a cidade
Também já foram reformadas e entregues as clínicas odontológicas das unidades de saúde Abaeté, Pompeia, Pilarzinho, Fernando de Noronha, N. S. da Luz, São Paulo, Tingui, Ipiranga, Caiuá, Moradias da Ordem, Santa Efigênia, Vila Feliz, Dom Bosco, Vista Alegre, Parque Industrial, Campo Alegre. Ao todo, a Prefeitura já investiu R$ 268.698,47, em recursos majoritariamente municipais e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Outras cinco unidades têm obras na Odontologia em fase de finalização (Monteiro Lobato, Xapinhal, Waldemar Monastier, Vila Hauer e Capanema) e três estão com as reformas em andamento (Trindade II, Taiz Viviane Machado e Osternack).
Seis unidades têm as melhorias asseguradas, com contrato assinado: Caximba, Vila Sandra, Alvorada, Vila Esperança, Santa Rita e São Domingos.