Junto com os prefeitos Luizão Goulart (Pinhais) e Marcus Tesserolli (Piraquara), além do secretário de Estado de Infraestrutura, José Richa Filho, o Governador Beto Richa liberou na última segunda-feira, dia 3, o trânsito na trincheira da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) com as Avenidas Jacob Macanhan e Camilo Di Lelis.
Importante etapa concluída nas obras de duplicação e modernização de 14 quilômetros da Rodovia, na qual cerca de 25 mil veículos passam diariamente, a trincheira vai facilitar a vida dos mostoristas que precisam passar por alí. Principalmente nos horários de pico.
Pequenos ajustes
O tráfego que já passava sobre a trincheira, desde julho, foi liberado totalmente. Agora, as equipes de trabalho contratadas pelo DER-PR precisam apenas encerrar alguns pequenos ajustes no local. Como, por exemplo, concluir as barreiras de proteção nos dois lados da trincheira, finalizar a pavimentação das vias exclusivas para pedestres e ciclistas, a sinalização horizontal e vertical em todo o trecho e fazer o encaixe do pavimento novo com o antigo, além da limpeza da área. Além da Rodovia, os quatro acessos laterais que ligam a PR-415 ao centro e aos bairros de Pinhais também serão liberados para o trânsito.
Para quem trabalha em estabelecimentos próximos ao local das obras, a expectativa é de um trânsito mais seguro. Por isso, a conclusão da trincheira é muito importante, porque vai melhorar bastante para quem precisa atravessar a rodovia
Planos do Governo
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, José Richa Filho, a conclusão de mais uma etapa representa um avanço nos planos do Governo em melhorar as condições de diversas rodovias da Região Metropolitana de Curitiba. “Além da João Leopoldo Jacomel, que faz essa importante ligação entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, também estamos concentrando nossos esforços na restauração da Estrada do Cerne, em Campo Magro”, afirmou
Maior obra viária da RMC
Além do trecho da PR 415 liberado hoje, Beto Richa, Luizão e Marquinhos também visitaram as obras do viaduto que está sendo construído em frente ao Carrefour. Na oportunidade, o Governador destacou a importância do empreendimento para a região. “Essa é a maior obra viária realizada na Região Metropolitana de Curitiba, aguardada há muitos anos pelos moradores e comerciantes de Pinhais e Piraquara. Para esta importante obra foram liberados R$ 162 milhões do caixa próprio do Estado. Só nesta trincheira, foram investidos R$ 14 milhões”, ressaltou Richa.
Melhorias e valorização
Mais importante obra executada em Pinhais, a duplicação da Leopoldo Jacomel é o maior investimento do Governo do Estado no município. Segundo Luizão, esta rodovia era onde aconteciam mais acidentes na cidade. “Toda esta grande intervenção estrutural viária que está sendo feita em Pinhais vai possibilitar a diminuição dos conflitos de trânsito e contribuir para a valorização de toda a região”, destacou Luizão.
Aceleração do desenvolvimento
Para o Prefeito de Piraquara, Marquinhos, além de trazer mais segurança, a obra também dará mais agilidade aos motoristas que se deslocam em direção a Curitiba. “Há muito tempo esperamos por esta obra, que além de facilitar o trânsito vai possibilitar a acelaração do desenvolvimento de Piraquara. Nos horários de pico, por exemplo, não conseguíamos chegar em Curitiba em um tempo hábil. Com a obra, o trabalhador que reside em Piraquara e trabalha em Curitiba ou Pinhais vai ter sua vida facilitada”, afirmou.
Viaduto do Carrefour
Outra importante obra na região é a fundação do viaduto próximo ao supermercado Carrefour, também em Pinhais. Só nessa etapa, 8.800 metros cúbicos de concreto e 1.400 toneladas de aço estão sendo utilizadas. A estrutura terá 200 metros de extensão e 26,60 metros de largura e irá isolar a linha férrea que passa pela PR-415, melhorando o fluxo de veículos e aumentando a segurança dos motoristas que passam pelo local. A previsão é que as obras do viaduto sejam concluídas em 2017.
Modernização
O projeto de duplicação da PR-415 prevê uma série de obras feitas por etapas. Além da construção da trincheira e do viaduto, estão previstos dois bolsões de retorno, oito passarelas, seis muros de contenção, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias e iluminação central em todo o trecho. Quando toda a duplicação for concluída, a PR-415 terá o número de pistas ampliado de duas para seis faixas, três em cada sentido da rodovia.