Tribunal de Justiça do Paraná recebe autoridades femininas em homenagem ao Dia da Mulher

Tribunal de Justiça do Paraná recebe autoridades femininas em homenagem ao Dia da Mulher

Na ocasião foi lançado o Repositório de Juristas Mulheres do Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizou, no dia 8 de março, terça-feira, um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A celebração, que foi no Palácio da Justiça, em Curitiba, contou com a participação de magistradas, advogadas e outras autoridades femininas do estado.

Durante a homenagem, a primeira-dama da Corte paranaense, Nizza Fellus de Souza Netto, enalteceu a relevância da solenidade: “Espero que sempre possamos usar esses momentos para nos fortalecer e para intensificar a nossa voz na sociedade e para sempre conquistarmos mais direitos, força e coragem”.

Em sua fala, o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, destacou a importância do papel feminino para o desenvolvimento das organizações: “A mulher é sinônimo de perseverança, força, coragem, determinação. Isso faz com que tenhamos aqui um elemento de grande valor, o elemento feminino, dentro da construção das instituições”.

Participaram do evento, a primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Paraná, Marilena Winter; a procuradora-geral do Município de Curitiba, Vanessa Volpi; deputadas estaduais; representantes do Ministério Público do Paraná; desembargadoras, juízas e servidoras do Tribunal paranaense.

Estiveram presentes, ainda, o governador do estado, Carlos Roberto Massa; o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; e o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Pelo TJPR, participaram, também, o 1º vice-presidente, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o corregedor da Justiça, desembargador Espedito Reis do Amaral; entre outros magistrados; servidores e convidados.

Repositório de Juristas Mulheres no Estado do Paraná

Na ocasião, foi lançado o Repositório de Juristas Mulheres no Estado do Paraná. Com o objetivo de reunir nomes de mulheres especializadas nas diversas áreas do Direito, a iniciativa irá contribuir para o aprimoramento do trabalho do Poder Judiciário. Por meio da ferramenta, será possível encontrar mulheres especialistas para a elaboração de documentos jurídicos, participação em palestras e em eventos da área jurídica, bem como para integrar comissões organizadoras e bancas examinadoras em concursos para a magistratura.

Ao facilitar o acesso a essas juristas, o repositório ajudará a promover o equilíbrio de gênero em citações, fundamentações técnicas e teóricas e em participações em eventos. Além disso, para a profissional cadastrada, será mais um espaço e oportunidade para divulgar o seu trabalho e compartilhar o seu conhecimento.

“Cabe às instituições comprometidas com o atingimento da meta 50% por 50%, preconizada pela ONU para o ano de 2030, tomar medidas efetivas no sentido de reduzir a desigualdade de gênero, inclusive no plano da produção e aplicação do conhecimento”, pontuou a presidente da Comissão de Igualdade e Gênero do TJPR, desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima.

Como parte da Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário, a iniciativa foi instituída pela Resolução nº 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O foco da normativa é a adoção, pelos tribunais, de medidas voltadas a assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional.

No âmbito do TJPR, o repositório, que será gerenciado pela Comissão de Igualdade e Gênero, está alinhado, também, aos princípios norteadores da atual gestão. “Seguimos no propósito firme de sempre defender a igualdade de gênero, porque essa é uma das diretrizes da nossa gestão, que tem como finalidade atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Igualdade de gênero faz parte desses Objetivos”, afirmou o presidente do Tribunal.

Durante o evento, a presidente da Comissão de Igualdade e Gênero e o chefe da Corte paranaense fizeram o descerramento simbólico de uma placa para marcar o lançamento do repositório.

As juristas que quiserem participar do repositório devem preencher um formulário com seus dados, formação acadêmica, produção bibliográfica e áreas de atuação. Para preencher o formulário do repositório, acesse: https://portal.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=5634

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress