Tribunal de Justiça do Paraná realiza II Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção

Tribunal de Justiça do Paraná realiza II Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção

Evento, em formato híbrido, reuniu autoridades especialistas da área para discutir ações de enfrentamento à corrupção

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, no dia 7 de dezembro, quarta-feira, o II Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção. O evento, realizado pelo Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC), com o apoio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, em formato híbrido.

O encontro celebrou o dia internacional Contra a Corrupção, data instituída pela ONU, comemorada no dia 9 de dezembro, e teve o objetivo de dialogar sobre o combate à corrupção e as ações que as instituições públicas podem adotar para se fortalecerem na prevenção, detecção e responsabilização daqueles que praticam atos lesivos ao interesse público.

O 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osorio Moraes Panza, abriu o evento ressaltando a importância do diálogo sobre o tema: “Já dizia Martin Luther King, o que me preocupa não é o grito dos corruptos. O que me preocupa é o silêncio dos bons. É por isso que nós devemos ouvir e ser ouvidos, pois, somente assim, a voz da corrupção não poderá ser mais alta do que a voz da honestidade”, explicou o desembargador.

Novo presidente

O presidente eleito para o próximo biênio, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, também destacou a importância do evento: “Esse tema da área de Governança, Riscos e Compliance, e da auditoria interna, tem aqui no TJPR um espaço de ação muito importante. Nós temos o compromisso firme de dar total apoio a essas áreas dentro do nosso Tribunal”, afirmou o desembargador.

Em sua segunda edição, o encontro envolveu diversos atores do Sistema de Justiça e da Administração Pública dos Poderes do Estado do Paraná para dialogar e apresentar ações adotadas para a prevenção e o combate à corrupção nas instituições. No período da manhã, a programação contou com a palestra magna do professor Homero Reis, mestre em Educação, que ministrou o tema “Inteligência Relacional na Gestão Pública: a questão da ética e da integridade”. “O combate à corrupção é um processo que precisa ser trabalhado diariamente. É uma aprendizagem contínua e que presume a capacidade de gerir o conhecimento e as práticas que a gente tem promovido”, afirmou o professor.

No período da tarde, a programação contou com quatro painéis, com a presença de autoridades e palestrantes renomados na área. “A corrupção é um tema que deve ser trazido continuamente à pauta dos debates, pois, numa sociedade com tantos desafios, não há outro caminho senão a convergência de esforços para erradicar esse flagelo”, afirmou o diretor do Departamento de Auditoria Interna do TJPR, Maurício Cardoso Segundo.

Lançamento da Carta Anual de Governança

Durante o evento, foi realizado o lançamento da Carta Anual de Governança do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A carta é uma ação pioneira do TJPR e reúne todas as ações do Poder Judiciário, tornando-se um instrumento de transparência e prestação de contas para a sociedade. “O documento traz os atos do Tribunal de forma prática e didática, para que todos tenham acesso, mas também é importante porque materializa cada ação de cada servidor e de cada unidade”, explicou a secretária do TJPR, Dra. Mariana da Costa Turra Brandão.

Ação pioneira

A apresentação foi feita pelo servidor Thiago Martini Ribeiro Pinto, coordenador do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC). “Essa é uma ação pioneira na medida em que trazemos, para dentro da administração pública, a apresentação de um documento que reúne, de forma clara e simples, todas as ações do Poder Judiciário para a entrega de resultados. Ela mostra quais são as atividades desenvolvidas na instituição, a estrutura de controle, os fatores de risco relevantes, dados financeiros, políticas e práticas de governança, e comentários dos gestores sobre o desempenho organizacional”, explicou o coordenador.

A mesa de abertura do evento também foi composta pelo diretor da EJUD-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, e pelo procurador da Justiça, Dr. Maurício Kalache.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress