No dia 21 de setembro, quarta-feira, foi realizada a sessão solene de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
A cerimônia foi realizada em sessão extraordinária, na sala do Tribunal Pleno, e transmitida pelo YouTube.
Os novos desembargadores, selecionados por critérios de merecimento e antiguidade, se somam aos demais, alcançando o número de 130 magistrados, e comporão duas novas câmaras julgadoras.
Em discurso de agradecimento, em nome de todos os empossados, o novo desembargador Antônio Carlos Ribeiro Martins saudou ao presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto: “Agradecemos ao presidente do Egrégio TJPR, pelas relações recíprocas de admiração e respeito, pela diligente condução institucional, pela atuante representação, pela liderança e direção geral da administração do poder judiciário, pela implantação das novas câmaras de julgamento, pelo pronto acolhimento dos novos desembargadores”. Para o empossado, à atribuição do novo cargo é benemérito: “O que nos torna merecedor desse papel é a nossa integridade como representante de altos princípios, de submissão ao honrado dever, e não advém de qualquer outra ideia preconcebida”.
Representando os integrantes da instituição, a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes cumprimentou os empossados. A magistrada fez uma comparação simbólica ao Dia da Árvore, comemorado na mesma data: “É extremamente importante para o Poder Judiciário do Estado do Paraná, ganhando maior relevância na medida em que concretiza um antigo sonho de acréscimo ao número de desembargadores, que hoje se eleva para 130, e talvez, não por acaso, comemora-se também no dia de hoje, o Dia da Árvore, esta que é o símbolo da sabedoria, fortaleza, paciência, serenidade e paz. Sejamos todos colegas, árvores de uma mesma floresta, dispostos a criar raízes, abrigar os que precisam, fortalecendo e purificando nosso mundo e nossa justiça”.
O chefe da Corte paranaense também desejou as boas-vindas aos novos desembargadores: “Vossas excelências estejam certas de que passam a compor esta egrégia corte em perspectiva de ascensão profissional, como consequência das qualidades profissionais, dos méritos de desempenho, produtividade, presteza e aperfeiçoamento técnico reafirmados ao longo de suas trajetórias profissionais, o que seguramente engrandecerá o nosso colegiado”.
Os magistrados promovidos ao cargo de desembargador por critérios de merecimento são: Luciano Carrasco Falavinha Souza; Ruy Alves Henriques Filho; Hamilton Rafael Marins Schwartz; Marcel Guimarães Rotoli de Macedo e Luiz Henrique Miranda. Já os magistrados promovidos pelo critério de antiguidade ao cargo de desembargador foram: Antonio Carlos Ribeiro Martins; Rosaldo Elias Pacagnan; Fábio Marcondes Leite e Alexandre Barbosa Fabiani.
Compuseram a mesa principal da cerimônia, juntamente com o presidente do TJPR, o vice governador do Estado do Paraná, Darci Pianna; o promotor de Justiça Mauro Sérgio Rocha, que representou o Ministério Público do Paraná (MPPR); a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB), doutora Marilena Winter; o subdefensor público-geral do Paraná, doutor Bruno Müller; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), doutor Jederson Suzin e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), desembargador Wellington Emmanuel Coimbra de Moura, além de outras autoridades.