No dia 20 de outubro, terça-feira, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) assinou um termo de cooperação com a ONG Cini Skate Social, com o objetivo de dar apoio institucional a projetos que tenham o skate como ferramenta de inclusão. A ação está totalmente integrada aos pilares da gestão do TJ que, além de estar totalmente comprometido com ações sociais, também tem a valorização do ser humano como um dos princípios norteadores.
A iniciativa do TJPR visa promover transformação social, através do aprendizado e disciplina proporcionados pela prática esportiva, com a criação e o apoio a projetos de profissionalização, acessibilidade, inclusão e transmissão de valores sociais a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir do convênio, serão elaboradas ações sociais e firmadas novas parcerias para auxiliarem nas atividades.
“Ter a preocupação com os jovens significa ter uma sociedade menos conflituosa no futuro. O esporte traz senso de pertencimento, inclusão, valores e responsabilidade social”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto.
Parceria TJPR e Cini Skate Social
O projeto Cini Skate Social foi criado pelo atleta da Seleção Brasileira de Skate, Luigi Cini, como uma iniciativa voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. No final de 2021, o Ônibus Justiça Itinerante do TJPR levou crianças de uma casa abrigo de Curitiba para um dia de recreação na ONG. Cerca de 20 crianças foram recebidas na pista de skate e tiveram aulas com atletas renomados, para aprenderem o passo a passo do esporte.
Em agosto de 2022, o evento Mata Atlântica Ecofestival reuniu crianças da casa abrigo e crianças de outros projetos de Curitiba, com a participação da ONG, em um momento rico de aprendizado e troca de experiência. “É muito importante apresentar outro estilo de vida às crianças em um espaço que oferece lazer e aprendizado em segurança. A prática do skate está atrelada a uma competição saudável. Há desenvolvimento de novas habilidades motoras, com um forte incentivo aos laços de amizade e respeito entre crianças, adolescentes e adultos”, afirmou Orlando Cini, coordenador da Cini Skate Social.
Orlando explica que as crianças e adolescentes que demonstram mais habilidades com o skate, recebem também o incentivo para treinos e participação em campeonatos. Com a assinatura do convênio, o projeto promoverá mais atividades com a participação das crianças e adolescentes de casas de acolhimento vinculadas ao TJPR.
Parceria serve como modelo para outros tribunais
Coordenadores de projetos sociais que atuam no Paraná visitaram, em maio, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), em Teresina, com o objetivo de apresentar o modelo de parceria realizada com o TJPR. O coordenador do Cini Skate Social, Orlando Cini, e Fernando Johson, da Associação PRa Skate, se reuniram com representantes da Federação Piauiense de Skate (Fepisk), vinculada à Confederação Brasileira de Skate (CBSK).
A reunião em Teresina contou com representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Presidência do TJPI, para planejar uma parceria que estimule e apoie os projetos sociais de skate no estado nordestino, aos moldes do trabalho realizado com o Judiciário paranaense.