Na tarde de segunda-feira, 22 de agosto, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte realizaram o terceiro encontro para a implantação do Projeto Jovem no Controle na rede estadual de ensino. A parceria entre os dois órgãos deverá levar conceitos de cidadania e controle social do gasto público a aproximadamente 1 milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio, por meio da capacitação de 7.850 professores.
Na reunião de segunda, realizada em uma das salas de capacitação da Escola de Gestão Pública do TCE-PR, o ouvidor da Corte, Patrick Machado, apresentou o tema Transparência a coordenadores da Seed-PR. O próximo encontro será em 13 de setembro, às 11 horas, quando Machado apresentará, em videoconferência, o Projeto Jovem no Controle aos professores da rede estadual de ensino.
Os conteúdos criados pelo Tribunal de Contas para estimular o controle social entre os jovens – como noções de orçamento público, formulação de políticas públicas e sua fiscalização pela sociedade – serão utilizados em disciplinas da grade curricular dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, a exemplo de Educação Financeira, Sociologia e Cidadania e Civismo.
Após a capacitação oferecida pelo TCE-PR, os coordenadores das disciplinas vão elaborar aulas que serão ofertadas aos professores, como suporte pedagógico ao ensino. Esses conteúdos – compostos por videoaulas, slides e exercícios para os estudantes, entre outros – ficarão disponíveis aos professores no sistema Registro de Classe Online (RCO+Aulas), mantido pela Seed-PR. Sua utilização em sala de aula deverá ocorrer a partir do ano letivo de 2023.