As máscaras são de tecido de algodão e produzidas seguindo as orientações do Ministério da Saúde
Graças a uma ação voluntária, está sendo produzido em Pinhais máscaras para prevenção contra o coronavírus. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social com adesão do Clube de Mães, do Núcleo Norte, e de membros da Associação de Mulheres e Meio Ambiente (AMMA).
As participantes estão contribuindo voluntariamente na confecção das máscaras de proteção, que tem como matéria-prima o tecido de algodão e elástico. A máscara pode ser reutilizada e segue as orientações do Ministério da Saúde. A produção acontece na casa de cada uma das voluntárias.
As máscaras produzidas foram entregues aos profissionais da Secretaria de Assistência Social, e também, aos servidores que trabalham neste momento durante a pandemia e às instituições de longa permanência, aquelas que acolhem idosos. Graças a essa medida, as máscaras adquiridas pelo município poderão ser destinadas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia e tem maior necessidade de utilizar o EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Doação
Quem quiser pode contribuir com a ação por meio da doação de tecido ou elástico. Basta entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelos telefones (41) 3912-5216 e 3912-5226.
Utilização de máscaras
O Ministério da Saúde passou a orientar a produção de modelos simples de máscaras, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença. A utilização do objeto impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física. Mas, é importante lembrar que o uso das máscaras caseiras é uma intervenção a ser utilizada juntamente com as demais medidas amplamente recomendadas, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos.