Neste sábado (25), o grupo de proteção animal Tomba Latas, um dos mais antigos e respeitados de Curitiba, vai promover o Tombazar. O evento acontece a partir das 10h, no restaurante Ópera de Bambu, com entrada gratuita.
O Tombazar é organizado pelas protetoras que fazem parte do grupo para arrecadar fundos que são usados para bancar as despesas que elas têm para acolher os animais que são resgatados (ração, hotel, veterinário, cirurgias, castração, e vacinas). “A ajuda dos amigos e simpatizantes da causa animal é fundamental! Sem ela, nós não temos como continuar a salvar vidas nessa missão tão bonita e difícil”, diz a protetora Carla Moraes.
Nos 14 anos de vida do Tomba Latas, as voluntárias já resgataram e encaminharam para adoção, aproximadamente, 2.500 animais. Porém, mesmo realizando esse trabalho tão importante para a sociedade, as dificuldades para manter as atividades são enormes.
Por isso, os bazares são eventos extremamente importantes para manter essa chama acesa porque são eles que fornecem a maior parte dos recursos que o grupo utiliza.
Tradicionalmente, o Tombazar é realizado no restaurante Ópera de Bambu, o que demonstra a preocupação do estabelecimento com a causa animal. “Esse evento é um farol de esperança para os animais de rua em nossa cidade. Além de todo o dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos, que ajuda a custear as despesas do grupo, o Tomba Latas ainda dá o exemplo de cuidado, amor e uma segunda chance de vida aos pets. Juntos, podemos fazer a diferença e criar um mundo onde todos os seres vivos são valorizados e respeitados”, diz o sócio proprietário do restaurante Ópera de Bambu, Otavio Tosin.
Durante a semana, as integrantes do Tomba Latas estarão de prontidão para receber doações de produtos para o bazar (eletrônicos, perfumes, roupas em bom estado, bolsas, e calçados). As pessoas que quiserem contribuir podem entrar em contato com as protetoras por meio do Instagram @tombalatas.
O Tombazar acontece das 10h às 16h, no restaurante Ópera de Bambu, que fica na Rua Nestor Victor, 434, na Água Verde.
Tomba Latas
O Tomba Latas foi criado em 2010 pela socióloga Carla Moraes e por outras protetoras, com o objetivo de resgatar animais em situação de risco. Atualmente, o grupo conta com dez integrantes efetivas, além de outras que se juntam a elas em algumas situações pontuais.
Porém, essa missão não é nada fácil, pois as protetoras bancam todas as despesas por meio da renda pessoal de cada uma delas e, também, com o que é arrecadado nos eventos independentes que elas realizam.
Todos os animais que são resgatados passam por consulta em uma veterinária para receber os cuidados que forem necessários, além de tomarem vacinas e serem castrados. Posteriormente, eles são encaminhados para um lar temporário ou hotel até que sejam adotados.
Entretanto, mesmo com todo o esforço das protetoras, muitos desses bichinhos acabam passando a vida toda em hotéis, sem receberem a chance de serem acolhidos por uma família. “Os Tombinhas recebem muito carinho, estão seguros, com potinhos e barriguinhas cheias. Nós somos a família deles até que eles sejam adotados”, afirma Carla Moraes.
Isso só enfatiza a necessidade de ter consciência na hora de adotar um animal, entendendo que ele deve, efetivamente, fazer parte daquela família e receber todo o carinho e a atenção possíveis.
Serviço:
O que: Tombazar.
Quando: sábado (25), das 10h às 16h.
Onde: restaurante Ópera de Bambu (Rua Nestor Victor, 434, na Água Verde).
Valores: entrada gratuita.