O ano letivo em Pinhais teve início no dia 7/2, momento em que foram acolhidos mais de 14 mil alunos. Para atendê-los, o município conta com 21 Centros Municipais de Educação Infantil e 22 Escolas Municipais. Neste ano, além dos profissionais que já atuam nas unidades, foram contratados mais 70 professores, 10 educadores, 6 pedagogos, 6 cuidadores, além de um pedagogo para Educação Especial que atuará na Escola Municipal Elis de Fátima, totalizando mais de 1.200 profissionais da educação.
Números bastante expressivos e que demandam planejamento e preparação para o suporte necessário. Visto isso, tanto as unidades de ensino passaram por reformas e melhorias, para receber os novos membros, bem como os profissionais se preparam em encontros e oficinas.
Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação reviu o repasse do kit escolar, após identificar a necessidade de mudanças em relação à distribuição de materiais escolares. “Prevíamos uma quantidade que atendia todos os alunos, porém, muitas vezes os pais já adquirem o material de sua preferência, antes do início das aulas. Logo, para evitar o desperdício faremos a entrega conforme a necessidade de cada aluno”, explica a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini.
Com isso, a Secretaria de Educação informa que todas as unidades de ensino disponibilizam o material escolar. Tanto os pais podem solicitar à direção, quanto os professores podem identificar a necessidade desta distribuição.