O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) oficializou a transferência do Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho de Camargo, conhecida como a creche do TJPR, para a rede municipal de ensino. O ato foi celebrado em um evento realizado na Prefeitura de Curitiba, no último dia 24.
A secretária municipal de educação, Maria Silvia Bacila, anunciou que, com essa transferência, serão abertas mais 340 vagas à comunidade para crianças de 0 a 3 anos. “Nós já atenderemos, a partir desse momento, as crianças cadastradas que estão nessa fila de começo de ano. Faremos bom uso desse espaço, com qualidade e com as ações pedagógicas que a rede preza – fazendo com que esses sejam espaços de aprendizagem para as nossas crianças da Educação Infantil”, esclareceu a secretária.
Auxílio-Creche
Em junho de 2022, o TJPR aprovou o auxílio-creche aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras que possuem dependentes em idade pré-escolar. Com isso, o tribunal fez a doação do espaço da sua creche ao Município de Curitiba, mediante a continuidade da prestação de serviços de educação e manutenção da nomenclatura original. A presidente da Associação do Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo, Nizza Fellus Laurindo de Souza Netto, explicou que “com o auxílio-creche, o benefício foi estendido a todos os municípios não ficando restrito à cidade de Curitiba, como era antes. Dessa forma, conseguimos alcançar todo o Paraná”, concluiu a presidente do Centro de Educação Infantil.
Gestão Colaborativa
O presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, evidenciou a importância de uma gestão colaborativa e agradeceu todos os envolvidos no projeto. “Quero agradecer a todos aqueles que contribuíram com a escola, que tiveram um percurso brilhante. A todos aqueles que atuaram na administração e se preocuparam em cumprir sua função. Vejo que teremos um legado. Fico muito feliz que essas vagas sejam destinadas às crianças que mais necessitam, atendendo os critérios da universalidade e da justiça”.
Relevância da Transferência
Rafael Greca declarou que as vagas serão destinadas a 254 crianças, de 0 a 3 anos, e 90 crianças de pré-escola. Na oportunidade, Greca agradeceu, citando a relevância da transferência da instituição para o município: “Avança a sociedade paranaense com a criação de um programa estadual de vale creche no âmbito do Tribunal de Justiça, e com o novo Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo. Com alegria recebemos a doação e agradecemos a senhora Nizza, aos desembargadores José Laurindo de Souza Netto e Luiz Osório Moraes Panza, e a todo o Tribunal pela parceria”, concluiu.
Sobre o Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho de Camargo
Inaugurado em 1981, o Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho de Camargo, mais conhecido como a creche do TJPR, foi criado para atender os filhos dos servidores do Tribunal, durante o expediente.
Com o aumento da demanda, a creche passou a atender cerca de 200 crianças de até 5 anos, mediante mensalidades, e, em 2022, a entidade recebeu capacitação adicional para inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA).
Com o provimento do auxílio-creche aos servidores do TJPR, em 2022, o tribunal fez a doação do espaço à Prefeitura de Curitiba, que passa a administrá-lo a partir deste ano.