por Jean Ceccon
O curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obrigatório para quem trabalha na área, pode ser feito gratuitamente pelos trabalhadores de Campina Grande do Sul, no Espaço Cidadão Telecentro.
Por meio de uma parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Saúde e Turismo e Cultura, os computadores do Telecentro estão à disposição de quem quiser fazer o curso às sextas-feiras de manhã e à tarde. No período da noite, o local atende mediante agendamento. O curso, online, está disponível no site da Anvisa e pode ser acessado de qualquer máquina com acesso à internet.
“Queremos garantir que todos façam o treinamento, inclusive aqueles que não dispõem de computador com acesso à internet”, explica Maria Consília de Lara, coordenadora da Vigilância Sanitária no município.
Com oito módulos, a carga horária do curso é de 12 horas. O objetivo é capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na categorização dos alimentos, reduzindo assim as doenças associadas ao consumo.
Os inscritos terão a oportunidade de conhecer as formas seguras de preparar os alimentos e as principais regras da Vigilância Sanitária. Ao final do curso, os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação receberão um certificado e estarão aptos a realizar tarefas com mais qualidade e segurança. Este certificado deve ser apresentado à Vigilância Sanitária do município como requisito para obter documentos como alvará e licença sanitária.
O curso deve ser realizado pelos funcionários de restaurantes, cantinas, padarias, confeitarias, serviços ambulantes de alimentação e lanchonetes ou por responsáveis desses estabelecimentos para capacitação dos funcionários. Donas de casa, empregados domésticos e cuidadores também podem melhorar suas práticas de preparo e armazenamento de alimentos realizando esse treinamento.
Serviço:
O Espaço Cidadão Telecentro fica anexo à Biblioteca Cidadã Jocob José Maschio, na Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, 920, Jardim Paulista, em frente ao Teatro Municipal. Telefone: 3679-9183.