Uma palestra realizada pelo titular da Delegacia de Estelionatos de Curitiba, Emmanoel Aschidamini David, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), alertou jurisdicionados e servidores sobre os riscos dos golpes aplicados usando as redes sociais. O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal, conselheiro Fabio Camargo, que alertou sobre a importância da prevenção no uso das redes e lembrou que, semana passada, conseguiu recuperar suas contas na rede Facebook usando de meios judiciais.
A palestra “Principais Golpes Aplicados na Pandemia e Blindagem Digital”, foi promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE, na tarde de segunda-feira, 5 de setembro. O evento gratuito, realizado no auditório do TCE-PR, teve a mediação do auditor de controle externo Gihad Menezes, da EGP.
Na abertura do encontro, o presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, em nome de todos os membros e servidores do Tribunal, agradeceu a David pela presença e citou a importância do aprendizado sobre como prevenir golpes e outras situações semelhantes. “A prevenção é importante pois ela nos permite ter um ganho lá na frente”, afirmou.
Na ocasião, o delegado forneceu diversas informações sobre o assunto, dando exemplos dos golpes virtuais que mais comumente vêm sendo aplicados no Brasil e explicando quais medidas as pessoas, empresas e instituições públicas devem adotar para precaver-se desse tipo de situação.
“Com a pandemia, os estelionatos dispararam no Estado do Paraná. O registro desse tipo de crime aumentou em 16% de 2019 para 2020, quando houve um salto de 17.975 para 20.954 casos. Só em 2022, já tivemos um novo aumento anual superior a 20%. E a maior parte desses golpes são feitos virtualmente, pois, dessa forma, as quadrilhas são capazes de obter vantagens financeiras bastante significativas”, detalhou ele.