A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente e Inclusão (NUDCAI), realizou na manhã do dia 13 de junho, segunda-feira, a solenidade de premiação das atividades vencedoras no Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola.
As atividades foram desenvolvidas pelas turmas dos 4º e 5º anos das escolas municipais, com base no cronograma do MPT. Os estudantes concorreram nas categorias conto, desenho, música e poesia, com temáticas que evidenciaram a erradicação do trabalho infantil.
“Devemos atuar sempre para que as crianças tenham tempo de brincar, de estudar, de estar em família, de se desenvolver. As crianças são o futuro, e para um futuro melhor, precisamos agir no presente, trabalhando sempre para que os direitos das crianças sejam garantidos”, falou a prefeita Nina Singer.
A premiação também destacou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho no de 2002.
“Nossas crianças são a razão do nosso trabalho, por isso as ações do NUDCAI são tão importantes. Vamos sempre atuar de forma direta no combate ao trabalho infantil e na proteção dos nossos estudantes”, explicou Aldrian Matoso, secretário de Educação.
Também estiveram presentes o diretor geral da SEMED, Diego Xina; a diretora do Ensino Fundamental, Cristiani Carmezim; a coordenadora do NUDCAI, Sandy Carneiro Dias, e equipe; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Lúcia Rodrigues; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cleverson Luiz Nogueira; o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Marcio Roberto Calbente; a juíza da Vara da Infância e do Adolescente de São José dos Pinhais, Julia Conceição Araújo Silva; o chefe do Instituto de Identificação de São José dos Pinhais, Gabriel Ferreira; representantes da Comissão Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Eliana Verusca e Mariana Isabela de Barros; entre outros.
Premiados
Na categoria conto, os vencedores são Júlia Emanuelly da Silva do Nascimento, professora orientadora Andréia Schmidt, da Escola Municipal Professora Maria Derocco Persegona.
Na categoria desenho, os vencedores são Yngrid Gabrieli Gomes Fonseca Sodré, professora orientadora Patrícia Xavier de Souza dos Santos, da Escola Rural Municipal Sagrado Coração de Maria.
Na categoria música, os vencedores são Carlos Eduardo Canidia Santiago de Souza, Geovana de Fátima Coelho e Samuel Alves Genu de Almeida, professora orientadora Danielle Cristine Fadel Abade, da Escola Rural Municipal Carlos Gomes.
Na categoria poesia, os vencedores são Geovana de Fátima Coelho, professora orientadora Danielle Cristine Fadel Abade, na Escola Rural Municipal Carlos Gomes.